O que é progesterona e qual é sua função no ciclo menstrual?
O que é progesterona e qual é sua função no ciclo menstrual?
Conheça a progesterona e sua função
O hormônio da progesterona é produzido pelo corpo lúteo, aproximadamente, 15 dias depois do início da menstruação. Dessa maneira, ele é liberado durante a segunda fase do ciclo menstrual. Isto aponta sua principal função: “Promover a preparação do endométrio para a gravidez”, diz o médico. A progesterona atua nos momentos de menstruação, fecundação, transporte e implantação do óvulo que foi fertilizado, durante a gravidez e fase de produção de leite materno.
A progesterona na Minipílula
Além das atuações citadas acima, esse hormônio contribui para controlar alguns sintomas da TPM, como dores de cabeça e irritabilidade. Pensando nisso, é importante ressaltar sobre a minipílula, que é um método anticoncepcional constituído apenas de progesterona. Esta é bem diferente da pílula contraceptiva combinada, de progesterona e estrogênio, e por isso, possui efeitos secundários mais fracos. A minipílula também aumenta o nível do hormônio no corpo, fazendo com que a ovulação não aconteça. É importante lembrar que ela deve ser tomada na mesma hora, sem pausas, e seu uso deve ser indicado por um médico.
Os diferente níveis de progesterona no corpo
Durante a segunda fase do ciclo menstrual, é possível observar o aumento benéfico da progesterona, que ajuda na preparação do endométrio. “Os níveis de progesterona são variáveis a depender da fase do ciclo e, portanto, eles só podem ser avaliados de acordo com a fase do ciclo em que a mulher está”, explica o ginecologista. No entanto, se essa alta permanecer pode ser um indicativo de cisto ovariano. Por outro lado, a baixa do hormônio durante essa segunda etapa pode resultar em infertilidade da mulher. Isso acontece porque a progesterona não é produzida na quantidade suficiente para vascularizar o endométrio da maneira correta.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Jorge de Aguiar Valente Filho - Ginecologista e diretor médico do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), em Salvador - BA
CRM 13476



