Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

O que é menstruação? Tire suas dúvidas sobre o período menstrual

O que é menstruação? Tire suas dúvidas sobre o período menstrual

A menstruação é um fenômeno natural do corpo feminino que ocorre com as mulheres em idade reprodutiva. Este processo acontece quando há a descamação do endométrio (paredes internas do útero). Todos os meses, o organismo feminino se prepara para uma possível gravidez. Para isso, um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado por um espermatozóide, enquanto o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, fica mais grosso e vascularizado para receber o embrião. Quando a fecundação não ocorre, o óvulo se desintegra e o endométrio se rompe, dando origem ao sangramento que conhecemos como fluxo menstrual.

 

A menstruação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que começa ainda na adolescência e se mantém até a menopausa, por volta dos 50 anos. Saiba mais sobre o que é menstruação e qual seu significado biológico.

 

Veja também: Aplicativo de menstruação: 5 versões gratuitas para controlar o ciclo menstrual

 

1. O que é menstruação e porque ela acontece? 

 

A menstruação é a primeira fase do ciclo menstrual e dura entre 3 a 7 sete dias. Durante todo o ciclo, os níveis hormonais no corpo da mulher passam por uma série de alterações. Os principais são o estrogênio e progesterona, cada um com uma função específica. Juntos, eles estimulam o amadurecimento e a liberação do óvulo, assim como o crescimento e descamação do endométrio. 

 

No período menstrual, os níveis de estrogênio e progesterona estão muito baixos justamente para estimular a descamação do endométrio. Com o fim da menstruação, o estrogênio volta a subir, até alcançar o pico com a liberação do óvulo. Esse é o momento de maior fertilidade da mulher, em que as chances de engravidar são muito altas. 

 

Após a ovulação, o estrogênio cai e a progesterona começa a subir. Enquanto isso, o endométrio começa a ficar mais espesso para abrigar o embrião até à formação da placenta. Com a ausência de fecundação, a progesterona cai e o corpo entende que é preciso liberar o endométrio por meio do sangramento da menstruação. 

 

2. De quanto em quanto tempo ocorre a menstruação?  

 

O ciclo menstrual regular dura cerca de 28 dias, com variações entre 21 e 30 dias. Isso significa que o ideal é que a menstruação ocorra todos os meses. A irregularidade menstrual está à alterações hormonais provocados por problemas como estresse, ansiedade, Síndrome do Ovário Policístico,  distúrbios da glândula tireóide ou a presença de pólipos endometriais e miomas uterinos. 

 

Para saber a regularidade da sua menstruação, uma dica é anotar o intervalo entre um sangramento e outro. Essa atitude ajuda a mulher a ter noção de quantos dias dura o seu ciclo menstrual e fazer a previsão de quando começará o próximo período menstrual. Além disso, é uma ótima forma de conhecer melhor o seu próprio corpo e identificar se há algo fora do padrão. 

 

Em caso de atraso menstrual, não deixe de procurar um ginecologista para avaliar seu quadro e iniciar o tratamento adequado. 

 

 3. Qual é a cor normal da menstruação? Fluxo menstrual pode sofrer alterações 

 

O fluxo menstrual é composto por sangue e células endometriais. Durante o período menstrual ele pode variar de cor e intensidade. Nos primeiros dias, ele costuma ser mais intenso e num tom de vermelho mais vivo. Depois, o fluxo vai diminuindo e surge em  um tom de vermelho mais escuro até chegar a uma cor mais amarronzada, semelhante a borra de café. A menstruação marrom indica que o período menstrual está prestes a acabar e que restam apenas resquícios do endométrio a serem eliminados.

 

Quando a quantidade de menstruação, não existe uma medida certa que mede o quanto uma mulher deve menstruar a cada mês. Normalmente, há uma perda de 30 a 50 ml de sangue durante o período menstrual, com um limite de até 80mL. A intensidade do fluxo varia entre leve, moderado e intenso. Para saber o tipo de fluxo, basta observar o intervalo entre as trocas de absorventes. Se você consegue ficar com um absorvente externo até 4 horas, seu fluxo deve ser de leve a moderado. Agora, se você sente necessidade de trocar de absorvente a cada 2 horas, seu fluxo provavelmente é intenso. 

 

4. O que é TPM? Conheça os "sintomas da menstruação" 

 

Se você tem dúvidas sobre quando menstruação vai descer, basta ficar atenta à possíveis alterações físicas e emocionais que surgem cerca de 10 dias antes da chegada do fluxo. Essas mudanças fazem parte da Tensão Pré-Menstrual e ocorrem devido às oscilações hormonais na fase lútea do ciclo menstrual. Os principais sintomas da menstruação a caminho são:

- Alterações de humor

- Irritabilidade

- Estresse

- Dor de cabeça

- Retenção de líquido

- Inchaço

- Aumento da oleosidade da pele

- Acne

- Sensibilidade nas mamas

- Dor de cabeça

- Sensação de peso nas pernas

- Irregularidades no sono

 

A TPM pode ser classificada em diferentes tipos de acordo com os sintomas. Embora seja comum entre as mulheres, algumas costumam não sentir ne nhum dos seus efeitos. Com a chegada da menstruação, os sintomas da TPM tendem a desaparecer logo em seguida. 

 

Veja também: Tipos de TPM: conheça as diferentes classificações da tensão pré-menstrual

 

5. Quais cuidados preciso ter durante a menstruação?

 

É importante reforçar os cuidados com a higiene íntima, fazendo trocas regulares de absorvente para manter a saúde vaginal. Usá-los por muito tempo pode provocar assaduras, alergias e até infecções vaginais. 

 

Já a limpeza não difere dos demais dias do ciclo menstrual. Ela pode ser feita apenas com uso de água e sabonete íntimo líquido com pH neutro, pelo menos duas vezes ao dia. A higiene deve se concentrar apenas na região externa, ou seja, na vulva, nunca na parte interna. O uso de objetos como chuveirinho e duchas vaginais não são recomendáveis, pois alteram o ambiente natural da vagina e levam ao desequilíbrio da flora vaginal. 

 

6. É normal sentir cólicas fortes durante o período menstrual?

 

A cólica é o sintoma mais conhecido de menstruação. Ela ocorre devido às contrações do útero para eliminar o sangue. Mesmo sendo muito comum, sentir cólica não é uma regra do período menstrual. Aliás, algumas mulheres não sentem absolutamente nada. As cólicas podem começar antes da descida do fluxo e continuar até o segundo dia do período menstrual. Se persistir por todo o período menstrual, precisa ser investigada. 

 

Embora a cólica seja considerada um sintoma normal da menstruação, dependendo da intensidade, ela pode indicar alguma patologia. Por isso, se o incômodo for forte a ponto de prejudicar a qualidade de vida, procure um ginecologista. As causas mais comuns para cólicas intensas são miomas e a endometriose. 

 

7. Menstruação atrasada: o que pode ser?

 

O atraso menstrual ocorre quando o fluxo demora cerca de 15 dias para descer a partir da data esperada. Embora a gravidez seja a principal suspeita, a menstruação atrasar devido outros fatores que provoquem irregularidade no ciclo menstrual. Entre eles, está a Síndrome do Ovário Policístico, um desequilíbrio hormonal que leva ao crescimento de cistos nos ovários. A SOP é uma das causas mais comuns de menstruação atrasada e pode causar até ausência de período menstrual. 

 

Outras possíveis causas para menstruação atrasada são  disfunções hormonais, problemas na glândula tireóide, excesso de estresse, má alimentação, dietas muito restritivas e perdas e ganho de peso em pouco tempo. 

 

O primeiro passo para resolver quadros de menstruação atrasada realizar o teste de gravidez. Se o resultado for negativo ou não existir possibilidade de gravidez, o ideal é marcar uma consulta com um ginecologista e investigar as possíveis causas. Procurar na internet receitas caseiras sobre o que é bom para descer a menstruação não é o mais indicado, pois o atraso costuma ter origem hormonal e, por esse motivo, precisa de tratamento adequado. 

SL_Arroba_turbante_Semprejunta

Symantic Display

  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Sangramento de ovulação dura quantos dias? Tire suas dúvidas sobre o período ovulatório
    Sangramento de ovulação dura quantos dias? Tire suas dúvidas sobre o período ovulatório
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Um guia completo sobre pílula anticoncepcional. Tire todas as suas dúvidas
    Um guia completo sobre pílula anticoncepcional. Tire todas as suas dúvidas
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Período fértil da mulher: 5 dúvidas sobre a fase do ciclo menstrual
    Período fértil da mulher: 5 dúvidas sobre a fase do ciclo menstrual
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Colocar DIU dói? Tire todas as suas dúvidas sobre o método contraceptivo!
    Colocar DIU dói? Tire todas as suas dúvidas sobre o método contraceptivo!
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Primeira menstruação: as principais dúvidas que toda menina tem sobre o ciclo menstrual
    Primeira menstruação: as principais dúvidas que toda menina tem sobre o ciclo menstrual
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Saúde da mulher
    Saúde da mulher
    Ginecologista responde 3 dúvidas frequentes sobre escape menstrual
    Ginecologista responde 3 dúvidas frequentes sobre escape menstrual
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Período fértil: tudo o que você precisa saber sobre essa fase do ciclo menstrual
    Período fértil: tudo o que você precisa saber sobre essa fase do ciclo menstrual
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Ovulação: esclarecemos 10 dúvidas frequentes sobre o período ovulatório
    Ovulação: esclarecemos 10 dúvidas frequentes sobre o período ovulatório
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    5 mitos sobre o período menstrual desmistificados
    5 mitos sobre o período menstrual desmistificados
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Higiene íntima na menstruação: saiba quais cuidados que você deve ter no período menstrual
    Higiene íntima na menstruação: saiba quais cuidados que você deve ter no período menstrual
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Como calcular próxima menstruação após tomar a pílula do dia seguinte?
    Você já deve ter ouvido falar que a pílula do dia seguinte desregula a menstruação. Isso...
    Como calcular próxima menstruação após tomar a pílula do dia seguinte?
  • SE CUIDA!
    Cólica menstrual forte ou endometriose? Saiba quando procurar um médico
    A endometriose é uma doença inflamatória causada pelo crescimento do endométrio (tecido...
    Cólica menstrual forte ou endometriose? Saiba quando procurar um médico
  • Menstruação
    Menstruação atrasada? Saiba o dia ideal para fazer o teste de gravidez!
    Menstruação atrasada é o principal motivo para as mulheres buscarem o teste de gravidez....
    Menstruação atrasada? Saiba o dia ideal para fazer o teste de gravidez!
  • SE CUIDA!
    Gonorreia: o que é, quais são os sintomas e como tratar a IST
    A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível provocada por uma bactéria, que pode...
    Gonorreia: o que é, quais são os sintomas e como tratar a IST
  • VER TODAS >