O que é menstruação? Ginecologista explica como funciona esse processo natural do corpo feminino
O que é menstruação? Ginecologista explica como funciona esse processo natural do corpo feminino
Por que a menstruação acontece todo mês?
De acordo com a ginecologista, a menstruação ocorre porque o endométrio, camada que reveste as paredes do útero, sofre um ciclo de proliferação pelo estrogênio no início ciclo menstrual. Após a queda brusca dos hormônios ao final do ciclo, não há manutenção desta camada proliferada, que então é descamada ao final de todo ciclo em forma de fluxo menstrual.
As principais características e os sintomas da menstruação
A principal característica da menstruação é a liberação do sangramento ao descamar a camada de endométrio, e para isto, há contração uterina, podendo ocasionar cólicas abdominais, muitas vezes irradiadas para a coluna lombar e membros inferiores. “Além do sangramento, na menstruação também há liberação de prostaglandinas, fatores de inflamação que podem levam a alguns sintomas como leve alteração do hábito intestinal”, acrescenta a médica.
Entenda como funciona o ciclo menstrual regular de uma mulher
Ciclo menstrual é o termo que usamos para falar de todos acontecimentos hormonais do corpo feminino a cada mês. O ciclo tem, em média, 28 dias e é contado a partir do primeiro dia da menstruação. De acordo com a ginecologista, podemos considerar o ciclo menstrual regular quando tem intervalo normal de 24 a 35 dias. Após os 35 dias já é considerado um ciclo irregular, o que pode ter causas hormonais e necessitar de acompanhamento de um ginecologista.
É durante o ciclo menstrual que acontecem 3 fases: a proliferativa (que prepara os ovários para a liberação do óvulo), a ovulatória (liberação do óvulo dominante) e a secretora (que prepara o útero para receber possível gestação, se tiver fecundação). “Se não houver fecundação neste ciclo, haverá queda dos hormônios estrogênio e progesterona e o endométrio descansará para o início do próximo ciclo, acontecendo assim a menstruação”, esclarece Fernanda.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernanda Torras - Médica Ginecologista, Obstetra e Mastologista referência em saúde feminina
CRM: 130.332
https://drafernandatorras.com.br/



