O que é fecundação? Entenda essa fase do seu ciclo reprodutivo
O que é fecundação? Entenda essa fase do seu ciclo reprodutivo
O óvulo é formado durante a fase folicular, primeira etapa do ciclo menstrual
O ciclo menstrual é dividido em três etapas principais: fase folicular, ovulação e fase lútea. O desenvolvimento do óvulo acontece durante a fase folicular, que é iniciada com a chegada da menstruação (mas não termina junto com a mesma).
Durante o período menstrual, os hormônios estrogênio e progesterona estão em baixa e os ovários estão em repouso. Aproximadamente 7 dias mais tarde, com o fim da menstruação, a glândula hipófise passa a enviar alertas de que é preciso aumentar a produção do hormônio folículo estimulante (FHS). Esse hormônio é responsável por estimular o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos até que um deles se torne dominante, indicando que será ele o responsável por liberar o óvulo maduro durante a ovulação.
Na ovulação, o óvulo é liberado e se torna disponível para o encontro com o espermatozoide
A ovulação acontece, em média, no 14º dia do ciclo menstrual (podendo variar entre os 10º e 16º dias). Neste momento, aquele mesmo folículo que foi desenvolvido durante a fase folicular é rompido e, finalmente, libera o óvulo (gameta feminino) em diração às tubas uterinas, onde deve ficar durante todo o período fértil para possibilitar a fecundação.
Vale ressaltar que o período fértil tem duração de 6 dias - ou seja, superior à ovulação. Esse número é calculado com base no tempo de sobrevivência do óvulo e do espermatozoide. Enquanto o óvulo permanece viável por apenas 1 dia, o espermatozoide pode sobreviver no sistema reprodutivo feminino por até 5 dias. Tendo isso em vista, o período fértil se inicia 5 dias antes da ovulação e se encerra 1 dia após a mesma. Os principais sintomas desse momento são um aumento da libido e da secreção vaginal (que se torna mais elástica e transparente), elevanação da temperatura corporal basal e, às vezes, uma certa dor na região abdominal.
Veja também: Período fértil feminino: como calcular o ciclo, montar a tabela e identificar os sintomas
A fecundação acontece quando o espermatozoide encontra o óvulo na tuba uterina
A ejaculação do homem é lançada dentro do canal vaginal durante a relação sexual sem preservativo ou outro método contraceptivo de barreira, como o diafragma. Já o óvulo da mulher (que, no caso, não faz uso de métodos contraceptivos hormonais capazes de inibir a ovulação) libera naturalmente substâncias químicas com a função de atrair os espermatozoides. Quando o encontro do gameta masculino (espermatozoide) e do feminino (óvulo) finalmente acontece, ocorre a fecundação. O resultado disso é a formação do zigoto que, em seguida, se encaminha para o útero, onde irá se desenvolver até o final da gravidez.
Depois da fecundação, a produção hormonal é alterada
Quando o embrião formado chega ao útero, o HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico) começa a ser produzido. Ele estimula o ovário a produzir estrogênio e progesterona e sinaliza para a hipófise que a produção de FSH e o LH pode ser pausada. Esses dois outros hormônios regulam as atividades do ovários e, quando há a gravidez, evitam que uma ovulação seguinte aconteça. O primeiro trimestre é marcado pelos altos níveis do HCG, sendo o maior indicativo de que a mulher está grávida.
Matéria atualizada em: 01 de dezembro de 2020
PRODUTOS Relacionados



