O que é endométrio, onde fica e quais são suas principais alterações
O que é endométrio, onde fica e quais são suas principais alterações
O endométrio muda de tamanho de acordo com as fases do ciclo menstrual
O funcionamento do endométrio acompanha o fluxo menstrual. Toda mulher em idade reprodutiva, ou seja, depois da menarca e antes da menopausa, passa por essas alterações todo mês. Na primeira fase do ciclo, a proliferativa, o endométrio acabou de passar pela descamação e está prontinho para aumentar de tamanho novamente. Nesse período, o estrogênio entra em ação e libera células que aumentam sua espessura.
No período fértil, também conhecido como fase secretora do ciclo, o estrogênio e a progesterona vão preparar o endométrio para se tornar o ambiente perfeito para receber o embrião.
Por fim, chegamos à fase menstrual do ciclo, onde seu endométrio perde um pouco o formato. Quando ele estava preparado para tomar conta do embrião e não houve a fecundação, ele vai perdendo a espessura devido à baixa hormonal e a irrigação sanguínea também diminui. Sendo assim, ele começa a se soltar aos poucos da parede uterina dando origem ao fluxo menstrual. E aí começa o ciclo novamente. :)
Principais doenças que podem afetar o endométrio
A principal doença é o câncer de endométrio, que pode ser facilmente percebido pelo sangramento fora da menstruação. O pólipo endometrial também também tem como sintoma o sangramento dentro e fora do período menstrual, além da mulher apresentar dificuldades para engravidar. Já a adenomiose acontece quando o tecido se encontra dentro das paredes uterinas, causando sangramentos abundantes e cólicas intensas.



