Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

O que é endométrio e qual sua função? Entenda o sistema reprodutor feminino

O que é endométrio e qual sua função? Entenda o sistema reprodutor feminino

Você sabe dizer o que é endométrio? O Só Delas te explica agora! O endométrio é o tecido que reveste o interior do útero. É nele que o embrião fertilizado vai se implantar para dar início à gravidez. Nos outros meses, quando não há fecundação, o endométrio se descama e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual.

 

A seguir, conheça mais detalhes sobre o endométrio: função, alterações ao longo do ciclo menstrual e relação com os órgãos do sistema reprodutor feminino. 

 

Qual é a função do endométrio?

 

Endométrio e gravidez têm uma relação importante. A principal função do endométrio é alojar o embrião fertilizado na parede do útero e nutrí-lo no início da gestação, até que a placenta seja formada para garantir o transporte de nutrientes, oxigênio, anticorpos e outros elementos essenciais. 

 

Quando a gravidez não acontece, o endométrio passa por um processo de descamação e é expelido pela vagina junto com o óvulo não fecundado em forma de menstruação

 

Endométrio: espessura muda ao longo do ciclo menstrual

 

O endométrio é um tecido sensível a estímulos hormonais. Por isso, em mulheres que estão em idade reprodutiva, a sua espessura varia ao longo de todo o ciclo menstrual. Entenda:

 

  1. Fase folicular: também é conhecida como fase proliferativa. Tem a primeira parte marcada pela menstruação. Nesse momento, a queda brusca nos níveis dos hormônios sexuais faz com que o endométrio não consiga mais se sustentar e passe a se soltar aos poucos da parede uterina (é daí que vem o sangue menstrual). 

 

Logo após a menstruação, começa a segunda metade da fase proliferativa - quando o corpo inicia o processo de amadurecimento do óvulo que será liberado durante a ovulação. Aqui, o endométrio fino (e totalmente descamado) se prepara para aumentar novamente de tamanho. 

 

  1. Ovulação e período fértil: os altos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona tornam o endométrio espessado mais uma vez. Esse é o momento do mês em que o ambiente intrauterino está pronto para receber a implantação do embrião.  

 

  1. Fase lútea: também conhecida como TPM (Tensão Pré-Menstrual), é a fase que antecede a menstruação. Nesse momento, os estímulos do hormônio progesterona fazem com que o endométrio espesso permaneça. Passados 14 dias, se a mulher não tiver engravidado, os níveis de progesterona caem e o endométrio é descamado em forma de sangue menstrual - inicia-se um novo ciclo menstrual.  

 

Endométrio para engravidar: qual é a espessura ideal? 

 

Agora que você já sabe o que causa aumento do endométrio e o que significa espessamento do endométrio, vale entender quais são as condições ideais dessa camada uterina para que a gravidez aconteça. 

 

Afinal: qual tamanho do endométrio para engravidar? A espessura mínima do endométrio para que a gravidez possa acontecer é de cerca de 8 mm. No melhor cenário, o endométrio espessado teria aproximadamente 18 mm de espessura. 

 

Quando o endométrio fino (ou atrófico) tem medidas inferiores a 6 mm, o embrião não consegue se desenvolver. Nessas circunstâncias, deve-se investigar as causas do problema para dar início ao tratamento adequado. 

 

Sistema reprodutor feminino: endométrio é apenas mais uma peça desse quebra-cabeças

 

O endométrio reveste o interior do útero, mas não é a única camada do órgão reprodutor. Conheça a seguir mais detalhes sobre cada órgão do sistema reprodutor feminino: 

 

Vulva: é o único órgão exterior do sistema reprodutor feminino, constituído pelo clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra e monte de púbis;

 

Vagina: é a parte interna do órgão genital feminino, responsável por conectar a vulva ao resto do sistema reprodutor. É através do canal vaginal que ocorre a saída da menstruação, a penetração durante o sexo e o parto natural;

 

Ovários: estruturas responsáveis por produzir os óvulos (células reprodutoras femininas) e os hormônios sexuais (em especial, estrogênio e progesterona);

 

Tubas uterinas: tubos musculares que unem os ovários ao útero. Geralmente, é nas tubas uterinas que acontece a fecundação;

 

Útero: é nesse órgão que ocorre o desenvolvimento do feto durante a gestação. O útero tem três camadas - o revestimento interno (endométrio), a camada muscular intermediária (miométrio) e a camada externa (serosa).

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >