O que é considerado uma menstruação irregular? Ginecologista cita características para ficar em alerta
O que é considerado uma menstruação irregular? Ginecologista cita características para ficar em alerta
Entenda mais sobre a menstruação irregular
A duração do ciclo menstrual varia de acordo com cada corpo. No entanto, existe um período de tempo considerado como normal para isso, que fica entre 21 a 28 dias. Se a sua menstruação não acontece assim, é possível que ela seja irregular. E essa condição é influenciada por diversos fatores. “Patologias como disfunções hormonais como o hipotireoidismo, por exemplo, pólipos e miomas podem levar a menstruação ficar irregular para muito e para pouco sangramento”, explica a médica.
E ainda, a síndrome do ovário policístico também pode ser um desses fatores. Mas, cada caso deve ser analisado individualmente para descobrir as verdadeiras causas da menstruação irregular.
Conheça os riscos e tratamentos para esse quadro
Quando a menina percebe que sua menstruação irregular, é de suma importância marcar a consulta com a ginecologista. Segundo a profissional, quando a irregularidade está atrelada ao sangramento em excesso os riscos aumentam. “Então se a paciente sangra demais, devemos investigar se não há anemia associada”, comenta Dra. Mariana.
O primeiro passo do tratamento da menstruação irregular é identificar o que está provocando-a. No caso de pacientes com mioma, que provoca um grande sangramento, é avaliado a possibilidade de retirá-lo. “Se por acaso as dosagens hormonais da tireóide, por exemplo, estiverem alteradas, deve-se pensar no tratamento adequado para a função hormonal voltar ao normal”, destaca ela.
Fique atenta ao seu ciclo e conheça cada vez mais o seu corpo.
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: CRM:5296454-9



