O que é clitóris: tudo que você precisa saber sobre o órgão do prazer feminino
O que é clitóris: tudo que você precisa saber sobre o órgão do prazer feminino
Clitóris: o que é?
O clitóris é um órgão sexual feminino que pode ser facilmente reconhecido na união dos pequenos lábios, ou seja, um pouco abaixo do osso púbico, mas acima da entrada da vagina. “Ele é protegido por uma pele fina, chamado prepúcio do clitóris. Afastando essa pele, podemos ver a glande do clitóris, parte do clitóris que fica mais exposta”, conta. O comprimento dessa glande é bem variado, já que cada mulher pode apresentar tamanhos diferentes, mas no geral, ela tem cerca de 1 centímetro. “Entretanto, o clitóris ainda tem suas raízes laterais que percorrem abaixo do pequeno lábio e são mais internas, portanto, não são vistas”, explica a especialista.
Acontece que o clitóris se estende por mais ou menos 8 centímetros por dentro da vagina. Além da glande, o clitóris tem ainda o crus clitoris, que são duas “pernas” finas que cobrem “pernas” mais grossas, o corpo cavernoso. Ainda há o bulbo do vestíbulo que é bem parecido com o saco escrotal e localizado na parte de baixo do corpo cavernoso.
A glande do clitóris é parecida com a cabeça peniana
Ainda quando ainda estamos nos desenvolvendo, dentro do útero, nosso organismo compõe um tecido que, depois de um curto período de tempo, se transformará. Esse tecido pode formar tanto o pênis, caso o bebê seja do sexo masculino, ou o clitóris, caso seja feminino. Por isso, todo o clitóris tem uma estrutura muito parecida com o pênis e a glande, com a cabeça peniana. É por isso que esse órgão sexual da mulher também pode ter uma ereção, ficando mais duro. “O clitóris tem a mesma origem embriológica da glande do pênis masculino, portanto, na ereção o corpo esponjoso se enche de sangue e aumenta de tamanho”, completa a profissional.
A função exclusiva do clitóris é dar prazer à mulher
Bom, como já deu para perceber, o clitóris é um órgão bem grande e com muitos e muitos pontos de sensibilidade, tornando-se a maior zona erógena do prazer sexual feminino. “A glande do clitóris tem milhares de terminações nervosas, o que o tornam muito sensível e capaz de nos dar muito prazer. Quando a mulher está excitada, a vascularização para este órgão aumenta muito, o que o deixa inchado”, explica ela.
Clitóris e sua história: por que o órgão demorou tanto tempo para ser conhecido?
Pela história da ciência, o clitóris foi descoberto e redescoberto por diferentes estudiosos. Mas sempre permaneceu ignorado em livros sobre anatomia e o corpo humano. “O prazer sexual feminino historicamente foi reprimido e sempre tratado como algo escondido”, conta a profissional. Foi apenas com o tempo que o órgão começou a ser conhecido e entre as mulheres. “A popularização do clitóris foi ocorrendo junto com o maior empoderamento feminino e liberdade sexual”, completa. Agora cabe a nós, mulheres já empoderadas, conhecer o órgão e incentivar o debate sobre ele.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



