Entenda o que acontece em cada semana do seu ciclo menstrual
Entenda o que acontece em cada semana do seu ciclo menstrual
Fase folicular é quando a menstruação desce
O primeiro dia de todo novo ciclo menstrual é exatamente o dia em que a menstruação desce. Ele marca também o início da fase folicular. Nesse momento, a mulher passa por algumas mudanças. “Ocorre a menstruação, acompanhada da diminuição no inchaço por retenção de líquidos e ligeira falta de disposição”, indica. A fase folicular dura, em média, de 12 a 14 dias. Bem no finalzinho dela, é quando o organismo começa a desenvolver o óvulo. “A fase folicular é caracterizada pelo recrutamento e desenvolvimento dos óvulos nos ovários, culminando com a liberação dele no período ovulatório”, comenta.
Metade da segunda semana: ovulação e libido nas alturas
A ovulação acontece mais ou menos na metade de segunda semana e dura aproximadamente 4 dias. É nessa época que o organismo está mais preparado para um possível encontro do espermatozóide com o óvulo, também chamado de período fértil. Tudo isso acaba provocando algumas alterações no organismo feminino. “Na segunda semana, aumenta a ação estrogênica e, com isso, a mulher fica mais disposta, melhorando ainda a aparência de sua pele e cabelos, além de aumentar a libido próximo à ovulação”, explica o profissional. Então se você estiver se sentindo mais animada para praticar exercícios físicos, por exemplo, não deixe a vontade passar! Aproveite as mudanças da fase ovulatória para o bem ;)
Terceira e quarta semana: TPM e menstruação chegando
O finalzinho do ciclo é chamado de fase lútea, quando o organismo começa a se preparar para a menstruação. Na terceira semana, os sintomas ainda são brandos e na quarta é quando a mulher está passando pelos diferentes sintomas provocados pela TPM. “Na terceira semana, a ação da progesterona pode ocasionar compulsão por comida, secura de pele e nervosismo. Já a quarta semana pode trazer TPM, inchaço e aumento de peso por retenção hídrica, assim como cansaço, náuseas e alterações intestinais”, indica o especialista. Depois de todos esses sintomas, o corpo está finalmente pronto para liberar o sangramento e assim se inicia um novo ciclo.
Como lidar com os incômodos das primeiras e últimas semanas do ciclo?
Durante a primeira semana, é comum a menina sentir cólicas menstruais e desconforto abdominal. Para aliviar essas dores, o especialista recomenda analgésicos, sendo importante visitar um ginecologista para checar qual é o medicamento mais indicado para você. Já durante o final do ciclo, os sintomas da TPM podem ser facilmente driblados. “É importante o incremento da prática de exercícios físicos, aumento da ingestão de líquidos, alimentação leve e saudável devendo-se, em contrapartida, evitar o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas, sal e açúcar em excesso”, finaliza.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Zabeu Rossi - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Diretor da Clínica Rossi
CRM: 79963



