O meu fluxo menstrual pode mudar com o tempo? Por que isso acontece?
O meu fluxo menstrual pode mudar com o tempo? Por que isso acontece?
É normal a menstruação diminuir com o passar dos anos. Entenda!
Segundo o ginecologista José Geraldo Aguiar, a mulher apresenta uma diminuição da atividade ovariana e da atividade hormonal no endométrio, provocando diminuição do fluxo menstrual até sua total interrupção. “Durante esse processo, a mulher passa pelas fases da Perimenopausa, (quando o ciclo tende a ficar mais espaçado, com periodicidade de até 6 meses), até chegar a Menopausa, que no Brasil acomete, em média, mulheres com 47 anos. Porém, consideramos normal quando esse processo acontece dos 40 aos 52 anos”, esclarece.
Outros fatores que podem reduzir o fluxo menstrual
Apesar de ser normal rolar uma alteração hormonal com o passar do tempo, outros fatores devem ser observados. Algumas mulheres, por exemplo, já contam com fluxo menstrual baixo devido a relações genéticas e hereditárias. “Essa condição deve ser levada ao médico para que seja descartada a possibilidade de Hipomenorreia, ausência de ovulação devido aos baixos níveis de hormônios tireoidianos, que provoca a redução do fluxo”, explica o ginecologista.
O especialista também destaca que dietas e exercícios em excesso também podem impactar no funcionamento do ciclo, devido à baixa gordura corporal. Úteros reduzidos e o uso de métodos contraceptivos hormonais também devem ser levados em consideração. Vale ressaltar que o estresse é um forte influenciador na diminuição do fluxo. “Se a alteração for para um fluxo maior, acima de sete dias, com trocas constantes de absorventes, consideramos a menorragia, que ocorre quando há uma perda muito grande de sangue durante o período menstrual”, diz.
Depois da gravidez é comum o fluxo menstrual diminuir?
Após a gravidez, o fluxo pode apresentar algumas alterações, com parada ou diminuição, mas tende a voltar ao normal após algum tempo. Normalmente após o parto a mulher nota um sangramento que é diferente da menstruação e dura em média 40 dias. Nesse período o corpo está expelindo sangue vermelho escuro com consistência espessa que revestia o útero durante a gravidez, voltando ao normal quando a amamentação diminui.
Dr. José Geraldo Aguiar Faria Junior, Ginecologista na Clínica Genics.
CRM 54.022



