O impacto da menstruação na vida de meninas e por que é importante quebrar essas barreiras
O impacto da menstruação na vida de meninas e por que é importante quebrar essas barreiras
PRODUTO Relacionado

Queda na produtividade e ansiedade marcam período menstrual de meninas pelo mundo
De acordo com uma pesquisa realizada pela KYRA Consultoria em parceria com a marca Sempre Livre®, no mundo todo, grande parte das meninas prefere ficar em casa, se sentem menos produtivas e sofrem de ansiedade durante a menstruação. Apesar de as alterações hormonais durante todo o ciclo menstrual trazerem mudanças para o nosso corpo, isso não quer dizer que o período da menstruação precise atrapalhar as nossas vidas. Com o uso de um absorvente adequado para o seu fluxo, não é preciso se sentir ansiosa com possíveis vazamentos. Além disso, evitar que os outros saibam que você está nesse período não deve ser uma preocupação! Para quem sente desconforto ou cólicas, o ginecologista pode recomendar remédios para evitar esse problema.
Os tabus tornam esse momento ainda mais complicado
Além disso, os tabus sobre o assunto também atrapalham a vida das mulheres. No Brasil, a principal crença é que não se deve andar descalça nesse período. Já na Índia, as meninas dizem não serem permitidas tocar ou ver imagens religiosas e nem visitar templos enquanto menstruam. Molhar as plantas também está fora de cogitação nesse período. Na África do Sul, a maioria dos tabus também está ligado a não andar descalça, não pegar frio e religião. Nas Filipinas, por sua vez, não é permitido tomar banho nos dias de menstruação. E a lista continua… Em cada país existem diferentes mitos e tradições sobre a menstruação, alguns mais fortes do que outros.
Por que é preciso falar abertamente sobre menstruação?
Todos esses fatores trazem impactos e prejudicam diversas áreas da vida das meninas pelo mundo. A idade média em que se costuma ter a primeira menstruação é aos 12 anos e, a partir daí, todo mês esse período vai chegar (a não ser durante a gravidez), por isso deve ser encarado da melhor forma possível. Não existe razão para que a menstruação seja vista dessa forma negativa, e o conhecimento é o melhor caminho para mudar isso. É preciso se permitir conversar abertamente sobre o assunto, tirar dúvidas com o ginecologista e buscar encarar esse momento como ele é: um processo natural.
PRODUTOS Relacionado




