O fluxo menstrual é igual todos os meses? Ginecologista comenta os fatores que podem alterar o ciclo
O fluxo menstrual é igual todos os meses? Ginecologista comenta os fatores que podem alterar o ciclo
Como posso saber a quantidade do meu fluxo menstrual?
A quantidade do fluxo pode ser mensurada pelo número de absorventes que a menina troca ao longo do período menstrual. Como cada organismo é único, precisamos entender que não existe uma quantidade para ser considerada normal ou certa referente ao fluxo menstrual. A ginecologista, contudo, exemplifica um parâmetro. “Acredita-se que a necessidade de troca de absorventes com intervalo inferior de três horas está relacionada com grande fluxo menstrual”, comenta.
O fluxo menstrual é igual todos os meses?
A menstruação está associada aos estímulos externos que sofremos, então é comum que ao longo dos meses possamos sentir pequenas alterações no ciclo menstrual. Elas podem variar seja na intensidade das cólicas e até mesmo na volumetria do fluxo. Além disso, é comum que esse fluxo mude ao longo das fases da vida de uma mulher, como na adolescência, fase adulta e próximo à menopausa. “O fluxo costuma seguir um padrão durante cada período, esse padrão é definido quanto à regularidade - ciclo de 25-32 dias -, número de dias da menstruação -, entre 2-6 dias - e a quantidade de absorventes trocados”, explica.
Quais fatores influenciam no aumento e diminuição do fluxo?
Fatores externos ou orgânicos também são capazes de interferir no fluxo menstrual. A ginecologista completa: “Seu aumento pode estar relacionado com distúrbios hormonais, distúrbios da coagulação, que é a capacidade de conter o sangramento, uso de medicação ou doenças estruturais como mioma, pólipo, endometrite entre outros”, afirma. A diminuição do fluxo é comum em pacientes que estão utilizando alguns tipos de medicamentos. “Uso de anticoncepcional hormonal oral, DIU de progesterona e anel vaginal podem ser algumas das causas”, finaliza.
É importante ressaltar que pacientes com alteração no índice de massa corporal, tanto aquelas com sobrepeso quanto as que estão abaixo do peso, e em extremos de idade, próximo de menstruar e próximo da menopausa, podem apresentar essas variações. Por isso, caso você sinta alguma alteração persistente em seu fluxo menstrual, o ideal é que você consulte sua ginecologista para que ela avalie seu quadro.
Dra. Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: 52-995185



