Nidação ou menstruação: saiba como diferenciar os dois tipos de sangramentos
Nidação ou menstruação: saiba como diferenciar os dois tipos de sangramentos
Veja também: Sangramento na ovulação: é normal? Entenda por que isso acontece
A diferença entre o sangramento de nidação e a menstruação se dá pelas características do fluxo
Antes de diferenciar o sangramento de nidação e menstruação é preciso entender sobre a origem e significado de cada um dos sangramentos. Segundo a médica, a nidação ocorre devido a implantação do embrião no endométrio, tecido que reveste o útero internamente. “Nesse processo, o embrião faz como se fosse uma corrosão do endométrio, para conseguir se fixar, o que acaba rompendo alguns vasos sanguíneos, causando o sangramento de nidação”, explica.
Já menstruação, segundo a médica, é a descamação total do endométrio que ocorre de maneira cíclica e por estímulos hormonais. Seu fluxo é bem mais intenso se comparado com o da nidação e dura mais tempo. “O sangramento de nidação é em menor quantidade, com a coloração mais ou menos rosa claro ou marrom tipo borra de café e dura em torno de 1, 2 ou até 3 dias, enquanto a menstruação, dependendo de cada mulher, pode durar até 7 dias”, diz.
Nidação e menstruação ocorrem em diferentes fases do ciclo menstrual
Tanto a nidação quanto a menstruação ocorrem na fase pós ovulatória. No entanto, a nidação acontece próxima ao período fértil, entre o 10 e 17° dia do ciclo menstrual. “A fecundação acontece na tuba uterina e o embrião caminha até o útero onde vai se implantar. Nesse caminho ele percorre mais ou menos 5 a 7 dias”, comenta a médica. A menstruação, por sua vez, chega entre 14 a 16 dias após a ovulação e sinaliza o fim de um ciclo e o início de outro.
Por isso, outra maneira de diferenciar a menstruação da nidação é prestar atenção na fase do ciclo menstrual em que o sangramento ocorre. “Em algumas mulheres, dependendo de quando acontece a menstruação, pode coincidir o sangramento de nidação com o período menstrual. Quando isso acontecer, o orientado é avaliar a caracteristica do sangramento”, finaliza a médica.
Veja também: Dor na ovulação é comum? Entenda porque isso acontece
Dra. Jéssica Trafani
Ginecologista | Obstetra | Mastologista da Clínica Mantelli
CRM 162002 | RQE 67342



