"Naqueles dias" ou "de chico": por que você deveria parar de dar apelidos para sua menstruação
"Naqueles dias" ou "de chico": por que você deveria parar de dar apelidos para sua menstruação
PRODUTO Relacionado

Entenda melhor essa questão!
A expressão “de chico” vem da palavra "porco" e insinua que a menstruação é algo sujo
Você já deve conhecer a expressão "está de chico", frequentemente utilizada para descrever uma mulher que está menstruada. O termo é apenas mais uma entre as diversas denominações utilizadas para substituir a palavra "menstruação" e seus derivados, como se o período menstrual fosse um assunto desconfortável e que deve ser evitado. Porém, a expressão "está de chico" se destaca por sua origem, que não é nada legal e merece uma atenção especial.
Nem todo mundo sabe, mas, em português de Portugal, "chico" significa "porco". Inclusive, é daí que vem a palavra "chiqueiro". Ou seja, já deu para entender tudo, né? O termo foi popularizado e passou a ser usado pelas pessoas para se referir à menstruação graças à ideia ultrapassada e absolutamente errônea de que o sangue menstrual é algo sujo e nojento. Por esse e outros motivos, é muito importante tratar com naturalidade o período menstrual e tudo o que ele envolve: higiene íntima, tipos de absorvente, intensidade do fluxo menstrual, sintomas da TPM e muito mais.
Mitos antigos sobre a menstruação são disseminados de geração em geração e resistem até hoje
A crença de que a menstruação é suja, principal responsável pela disseminação da expressão "está de chico", não é o único mito a cerca do período menstrual. Tanto no Brasil quanto em outros países do mundo, são inúmeras as lendas envolvendo a menstruação. A grande maioria surgiu há bastante tempo e, infelizmente, algumas são levadas a sério até hoje. É o caso daquela história de que não pode tomar sorvete, andar descalça ou lavar o cabelo estando menstruada. Embora não seja verdade, é bem provável que você já tenha ouvido esse conselho da sua avó ou de outra familiar mais velha!
Todas essas crenças, assim como os apelidos para evitar a palavra "menstruação", se relacionam com a forma com que as mulheres foram ensinadas a tratar o período menstrual. A vergonha e o constrangimento associados à menstruação e perpetuados pela sociedade até os dias atuais acabam favorecendo a falta de informações de qualidade a respeito do assunto. Tendo isso em vista, o primeiro passo para desmistificar e naturalizar o ciclo menstrual e todas as suas fases é abordar e discutir o tema sempre que possível. Compartilhar conhecimento é sempre uma ótima pedida!
Veja também: 10 mitos sobre menstruação que você deve deixar para trás
Os perigos da menstruação como tabu: falta de informação traz danos à higiene e à saúde íntima feminina
O uso de apelidos e expressões para se referir à menstruação pode trazer grandes consequências para a saúde das mulheres. Não falar abertamente sobre o período menstrual contribui para que o tema continue sendo tratado como um assunto desconfortável, que deve ser escondido e visto como algo vergonhoso. Consequentemente, os mitos e equívocos em torno da menstruação ganham mais e mais força. É preciso entender que a menstruação é um processo natural, presente na vida da maioria das mulheres em idade fértil (após a puberdade e antes da menopausa).
Ao discutir questões relacionadas à menstruação, fica mais fácil trocar experiências e desconstruir dúvidas, assim como evitar ou até mesmo identificar problemas de saúde. A prevenção de doenças e infecções vaginais, como a candidíase, por exemplo, é diretamente influenciada pela relação da mulher com a sua região íntima e, é claro, com o ciclo menstrual. Sem ter intimidade com o próprio corpo, é muito mais difícil tomar os cuidados adequados com a higiene íntima e manter um acompanhamento ginecológico regular. Dito isto, já está mais do que na hora de parar de tentar “esconder” a menstruação e passar a se sentir confortável consigo mesma! O primeiro passo para isso é perder a vergonha de dizer: “estou menstruada”. Vamos começar?
Veja também: Como fazer a higiene íntima na menstruação: tudo o que você precisa saber
Matéria atualizada em: 20 de maio de 2020
PRODUTOS Relacionado




