Não tive sangramento na minha primeira vez. Será que realmente deixei de ser virgem?
Não tive sangramento na minha primeira vez. Será que realmente deixei de ser virgem?
Se não teve sangramento na primeira relação, a menina ainda é virgem?
O termo “virgem” indica que a mulher nunca teve uma relação sexual. O fato de sangrar ou não sangrar é algo que foge ao conceito de virgindade. “A maioria das mulheres têm algum sangramento, mas se a menina teve uma relação sexual com penetração, mesmo que não tenha sangrado, do ponto de vista semântico da palavra ‘virgem’, ela não é mais!”, esclarece o ginecologista Alessandro Scapinelli.
Para a ginecologista Bárbara Murayama, a iniciação sexual não deve ser resumida a hímen e sangramento: “São tabus que precisam ser superados para que as mulheres atinjam uma sexualidade de melhor qualidade”, diz.
Hímen complacente
O hímen é uma película localizada na entrada da vagina. De acordo com o Dr. Alessandro Scapinelli, a explicação para o sangramento acontecer ou não está no tipo de hímen. “Algumas mulheres têm hímen mais complacente, ou seja, mais grosso e elástico. Nessa situação o pênis pode penetrar a vagina sem que ocorra ruptura desta membrana mucosa, e, portanto, sem que haja sangramento”, finaliza. Portanto, pode tirar essa preocupação da sua cabeça. Contudo, caso ainda haja dúvidas sobre isso, é sempre importante consultar seu ginecologista para esclarecimentos de todas elas.
Dr. Alessandro Scapinelli - Ginecologista, membro da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) e FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) - CRM:112810-SP
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista
CRM: 112527



