Não se assuste! Veja efeitos colaterais mais comuns da pílula anticoncepcional
Não se assuste! Veja efeitos colaterais mais comuns da pílula anticoncepcional
Efeitos colaterais comuns da pílula anticoncepcional
A ação contraceptiva da pílula já ocorre a partir do primeiro mês. Mas, não é recomendável mudar muitas vezes a pílula, porque segundo o ginecologista Élvio Floresti, a adaptação vai se tornar mais difícil. “Geralmente nos primeiros três meses já temos a definição se a pílula é ou não adequada para a mulher. Ou melhor, quem decidirá será a própria mulher, pois ela quem terá os sintomas”, diz.
Os efeitos colaterais mais frequentes da pílula anticoncepcional são dor de cabeça (principalmente pré-menstrual), retenção de líquidos, inchaço, enjoos, alteração do ciclo menstrual, diminuição libido, dores nas pernas, variação de peso e outros sintomas que variam para cada mulher.
Efeitos tendem a melhorar com a adaptação à pílula
De acordo com o especialista Élvio, é passageiro. Com o passar dos primeiros meses, esses efeitos incômodos tendem a melhorar com a adaptação ao anticoncepcional. “A necessidade de trocar ou não a pílula vai depender da intensidade e dos tipo dos sintomas que a paciente sentir”, diz o médico.
Para ele, uma solução pode ser substituir por uma pílula de menor dosagem hormonal ou até mesmo apenas com progesterona. “Porém, a interpretação dos sintomas observados deve ser feita com o paciente. Para isso, o acompanhamento médico é fundamental”, alerta o profissional em ginecologia.
Dica: Quando começar a tomar a pílula que foi recomendada pelo seu ginecologista, procure anotar os sinais diferentes que você percebeu nos primeiros três meses de uso. Assim você poderá relatar ao seu médico todos os sintomas que iniciaram com o uso do medicamento e avaliar se é a melhor opção de contraceptivo para você. ;)
Dr. Élvio Floresti
Ginecologista e obstetra



