"Não pode tomar sorvete ou andar descalça": veja alguns mitos que meninas de diferentes países ouvem sobre estar menstruada
"Não pode tomar sorvete ou andar descalça": veja alguns mitos que meninas de diferentes países ouvem sobre estar menstruada
PRODUTO Relacionado

Índia
Na Índia, muitas mulheres não entram na cozinha nem se sentam para comer com a família enquanto estão menstruadas, pois acreditam que isso pode azedar os alimentos. Além disso, elas acreditam não poder tocar em imagens religiosas, nem visitar templos durante esse período.
Bolívia
Nesse país, alguns acreditam que o sangue menstrual pode causar doenças, principalmente o câncer. Por isso, absorventes muitas vezes deixam de ser descartados junto com o lixo comum. Caso estejam fora de casa, as meninas guardam o absorvente usado em saquinhos para jogar fora apenas quando chegar em casa.
Nepal
Em certas regiões do país, as mulheres são obrigadas a sair de suas casas durante o período menstrual. Por serem consideradas sujas e impuras, elas são expulsas e precisam ir para cabanas construídas por elas, para ficarem durante esse momento. Essa prática existe há mais de 100 anos e é chamada de “chaupadi”, mas vem sendo combatida pelo governo nos últimos anos.
Japão
Existem lugares em que as mulheres são impedidas até mesmo de exercer seu trabalho por estarem menstruadas. No Japão, há o mito de que mulheres não podem fazer sushis enquanto estão nesse período.
Filipinas
Em alguns países, os mitos em relação à menstruação envolvem a higiene. A Filipina é um dos lugares no qual grande parte da população feminina acredita não ser indicado tomar banho enquanto estão menstruadas. Algumas meninas também deixam de tomar sorvetes ou bebidas geladas durante esses dias. Dá para imaginar?
O impacto na vida das mulheres
Muitos desses mitos que estão presentes no mundo todo causam impactos negativos na vida das meninas. A menstruação, que faz parte da nossa rotina todos os meses, é um processo natural e que não deve ser visto como um problema, ou algo que nos impede de seguir nossa vida normalmente. Já passou da hora de essas crenças serem deixadas para trás, e desse momento passar a ser visto como algo normal, pelo qual toda mulher passa. Caso esteja em dúvida sobre alguma recomendação envolvendo o período menstrual, a melhor pessoa para tirar suas dúvidas é sua ginecologista. Não deixe que mitos como esses atrapalhem sua saúde e bem-estar.
PRODUTOS Relacionado




