Motivos que explicam o sangramento entre dois períodos menstruais
Motivos que explicam o sangramento entre dois períodos menstruais
É possível ter sangramento entre dois períodos menstruais?
Esse é um caso bastante comum entre as meninas, mais do que aparenta ser. É possível e bastante recorrente que aconteça o sangramento entre as menstruações. A ginecologista completa: “Esse tipo de sangramento também conhecido como "Spotting" é uma queixa comum em todas as faixas etárias e normalmente associa-se a uma causa benigna”,diz. Ainda assim, não podemos deixar de cuidar da nossa saúde íntima, certo? Então, caso você possua algum tipo de sangramento entre ciclos, o ideal é que você consulte seu médico ginecologista para avaliar melhor esse quadro.
Quais motivos podem explicar esse acontecimento?
O sangramento pode ter diversas origens, tanto no trato genital inferior, região da vagina ou colo uterino, ou no trato genital superior, na parte do útero. Os motivos para que isso estão bastante relacionados a pacientes com uso de anticoncepcionais orais e hormonais, o que costuma ocorrer principalmente nos primeiros meses de uso. Além disso, esse escape pode estar relacionado com a troca do método contraceptivo. “Um outro exemplo que pode causar esse problema é a colocação recente de DIU, o dispositivo intrauterino”, completa.
Porém, essas não são as únicas causas dos sangramentos. A profissional completa: “Infecções como as do colo ou do útero, doenças estruturais, que são os miomas e pólipos, ovulação e estresse, tanto o psicológico ou exercício físico extenuante, podem ser outras causas dos sangramentos intermenstruais”, alerta.
O que fazer no caso desse sangramento?
Apesar da maior parte ser benigno e autolimitado, ou seja, desaparecem sem qualquer tratamento, é importante a avaliação de um médico ginecologista. “O exame físico é fundamental para o diagnóstico, já os exames de imagem, como a ultrassonografia pélvica, podem auxiliar na identificação da causa”, finaliza.
É importante relembrar que o tratamento para esse problema pode variar de quadro para quadro. Ele pode ser feito em acompanhamento clínico, medicamentoso ou com outros tipos de procedimentos. Tudo no final dependerá da origem do seu sangramento.
Dra. Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: 52-995185



