Mitos e verdades sobre sexo que você precisa saber de uma vez por todas
Mitos e verdades sobre sexo que você precisa saber de uma vez por todas
Pode usar a mesma camisinha duas vezes
Mito. Segundo a sexóloga, reutilizar a camisinha é extremamente proibido. “Nem pensar uma coisa dessas!”, afirma. Sabe como o preservativo vem todo enroladinho? Então, depois de o desenrolamos e o colocamos no pênis, ele basicamente perde sua função. Mesmo que não haja penetração ou ejaculação, tirá-lo para depois reutilizar pode aumentar as chances da camisinha furar ou ficar com ar por dentro. “A partir do momento que se usou a camisinha uma vez, ela perde completamente a função dela. A lubrificação também é comprometida já que a penetração já foi feita, e mesmo que não tenha sido, a função do preservativo já foi exercida uma vez”, explica a profissional.
Sexo durante a menstruação impede a gravidez
Mito. Já ouviu falar que, durante o período fértil, a mulher está mais suscetível à gravidez? Bom, isso é verdade. Mas é explicado porque cada fase do ciclo menstrual pode influenciar na fertilidade da mulher. Por isso, durante a menstruação, as chances de uma gravidez são menores, mas não impossíveis. “Hoje já temos estudos mostrando que sexo durante a menstruação não impede a gravidez. Mas é muito difícil uma mulher engravidar se ela estiver menstruada, as chances são reduzidas a 1%”, explica ela.
Xixi depois do sexo previne a infecção urinária
Verdade. Fazer xixi depois do sexo pode sim prevenir a infecção urinária. “Durante a relação sexual, são liberados fluidos e secreções que, muitas vezes, criam ‘sebinhos’. Eles, por sua vez, podem se acumular e formar uma espécie de massinha, deixando o canal da uretra entupido”, conta a especialista. Assim, urinar logo após a transa é uma forma de liberar esse canal, prevenindo a infecção urinária. Então já sabe né: terminou a relação sexual, vai fazer xixi!
É possível engravidar sem penetração
Verdade. Pode ser realmente um pouco difícil de acontecer, mas a mulher pode engravidar mesmo que não haja penetração durante as relações sexuais. “Se o homem ejacular muito próximo da entrada da vagina e a mulher estiver bastante lubrificada e no período fértil, o espermatozóide pode encontrar um meio líquido para se locomover, que é a secreção vaginal”, explica a profissional. Quando isso acontece, as chances de gravidez são como se houvesse a penetração.
Depois da primeira vez o quadril da mulher fica mais largo
Mito. Muitas pessoas acreditam que, depois da primeira vez, a mulher passa por mudanças no quadril ou na pélvis. Mas a sexóloga esclareceu de uma vez por todas que isso é um mito. “Isso não está relacionado à primeira relação sexual, mas sim às mudanças hormonais que ocorrem nesse período da puberdade e da adolescência”, explica. É por isso que as meninas passam por um arredondamento do quadril, aparecimento de pelos e desenvolvimento das mamas e não por conta de perder a virgindade.
Sexo durante a menstruação dá mais prazer
Mito. É normal pensar que a menstruação pode aumentar o prazer durante o sexo por conta da sensibilidade da mulher nesse período. Mas, segundo a especialista, isso é um mito. “Não, não é verdade. Muitas mulheres quando menstruam ficam com mais vontade de transar, principalmente porque o risco de engravidar é muito menor, deixando-as mais à vontade. Além de se sentirem muito mulher, muito feminina pela expressão da menstruação”, comenta ela.
Este tem a contribuição da especialista:
Dra. Carla Cecarello - Psicóloga e sexóloga
CRP-06/35.812-0



