Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Mitos e verdades sobre a primeira vez!

Mitos e verdades sobre a primeira vez!

Já ouviu alguém falar que a primeira vez dói ou que perder a virgindade sempre sangra? Ter a primeira relação sexual nem sempre é fácil, mas tudo pode ficar ainda mais complicado se a menina já estiver com a cabeça cheia dessa informações de senso comum e que, muitas das vezes, não passam de mito. A consequência disso é que muitas dessas meninas já vão esperando algumas coisas e terminam a experiência completamente surpresas com como tudo aconteceu - geralmente frustradas. Para você não se assustar com nada, separamos o que é mais comum de se ouvir contamos o que é mito e o que é verdade quando o assunto é primeira vez!


A primeira vez dói sempre

 

Mito. É claro que é mais que comum que algumas meninas sintam dor. Na verdade, em alguns casos, pode demorar um pouco até que ela sinta prazer. Mas muitas meninas relatam não terem sentido dor alguma! O seu parceiro, o ambiente em que vocês estão e seu nível de confiança e relaxamento são essenciais nesse sentido. Quando a menina está mais tranquila, os músculos vaginais ficam relaxados também. Por isso, a penetração fica mais fácil de acontecer, diminuindo bastante as possíveis dores. Uma dica aqui é se preocupar com a sua lubrificação vaginal, já que ela será responsável por também facilitar a penetração.

 

Nem toda mulher sangra quando perde a virgindade

 

Verdade. Normalmente, as mulheres sangram na primeira vez porque acontece o rompimento do hímen, uma membrana que fica no meio do caminho para o canal vaginal. Quando a penetração acontece, há uma ruptura nessa camada, provocando o sangramento. Mas muitas meninas nascem com essa membrana mais flexível que o comum e algumas nem nascem com o hímen. Muitas meninas se questionam com coisas do tipo “não sangrei na primeira relação sexual, perdi a virgindade ou não?”. Agora você pode ficar tranquila que o sangramento não é uma condição para se perder a virgindade ok? Ele pode acontecer ou não.

 

A primeira vez não engravida

 

Mito. Quando há a menarca, ou seja, a primeira menstruação, o corpo da menina já está biologicamente preparado para a gravidez. Por mais que seja a primeira vez, a mulher corre riscos sim de engravidar. Para se prevenir de uma gravidez indesejada, o mais indicado é procurar uma ginecologista para conhecer os métodos contraceptivos. Vale lembrar que a camisinha é uma das mais recomendadas por também prevenir o contágio de doenças, como as DSTs.

 

A primeira relação sexual nunca é boa

 

Mito. Não há nada de errado em não curtir a primeira vez, muitos fatores podem dar errado e, como já falamos, o fato de não estar relaxada pode causar dor nessa primeira vez. A falta de jeito e costume pode desencadear algumas cenas cômicas quando tudo o que você queria era ser romântica, né? Acontece! Contudo, não necessariamente será ruim para todos. É possível ter sim uma primeira vez como você sonhou que seria, mas não se frustre se para você não foi. Diálogo e intimidade entre o casal é essencial nesse momento!

 

Não tem idade certa para acontecer

 

Verdade. A primeira vez pode ser planejada ou simplesmente acontecer quando você menos esperava. Não existe uma idade certa para que ela aconteça, seja com 15, 17 e até 19 anos. O importante aqui, no entanto, é ter um amadurecimento emocional e sexual para estar preparada para a relação. Se a primeira vez é algo que já está sendo planejado por você, é muito importante consultar um ginecologista e conversar sobre tudo. A consulta vai ser boa para saber se você está preparada e para te dar todas as informações necessárias sobre esse momento. Lembre-se sempre que sexo é saúde e merece o devido cuidado!

 

Tenho que falar para a minha mãe que perdi a virgindade

 

Mito. Não é necessário contar para a sua mãe sobre ter perdido a virgindade. Mas nós, da equipe do Só Delas, recomendamos que você faça isso. Sua mãe conhece você e sua saúde como ninguém. Ela pode te ajudar a marcar todas as consultas com os profissionais e ainda te aconselhar sobre os métodos contraceptivos. Nós sabemos, é estranho pensar nisso, mas ela também é mulher e tem uma vida sexual. Imagina só toda a experiência que ela pode passar para você. Agora, se você ainda não está à vontade para conversar com ela, ao menos converse com um ginecologista, só não deixe de ter o acompanhamento de alguém mais experiente para te ajudar e orientar nas decisões, ok?

Bottom_OB_celebration

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >