Mitos e verdades que você já deve ter ouvido sobre síndrome do ovário policístico (SOP)
Mitos e verdades que você já deve ter ouvido sobre síndrome do ovário policístico (SOP)
A síndrome provoca irregularidade menstrual
Além dos sintomas que falamos acima, a SOP também pode provocar irregularidade menstrual, fazendo com que a mulher menstrue poucas vezes por ano. Isso acontece por conta da dificuldade do ovário conseguir ovular. “Somente quando ovulamos conseguimos produzir o hormônio progesterona. Sem progesterona, não há menstruação”, explica a ginecologista. Portanto, a anovulação que ocorre devido ao desequilíbrio hormonal da síndrome provoca a irregularidade na menstruação.
Só é possível tratar a SOP com anticoncepcional
Segundo a médica, os pilares fundamentais do tratamento da síndrome do ovário policístico envolvem a progesterona, atividade física e perda de peso. “Sabemos que quando a mulher emagrece pelo menos 10% do seu peso já é possível haver regressão espontânea dos sinais da doença, como irregularidade menstrual e alterações da pele”, explica. A atividade física, junto com a perda de peso, pode diminuir a resistência insulínica, o que para muitos pesquisadores é a alteração metabólica geradora de todo esse desequilíbrio hormonal.
Já o anticoncepcional, de acordo com a ginecologista, ajuda a regularizar o ciclo menstrual, além de melhorar os sintomas de aumento de pelos, oleosidade e espinha. “Algumas pacientes precisam de tratamento adicional com remédios para resistência insulínica, remédios dermatológicos para oleosidade e acne, depilação a laser, até mesmo medicações que ajudam no emagrecimento”, acrescenta.
A síndrome de ovários policísticos pode causar infertilidade
De acordo com a ginecologista, a SOP é uma das principais causas de infertilidade. E o que explica isso é a ausência de ovulação, causada pelo desequilíbrio hormonal que a síndrome traz. Sem ovulação no ciclo menstrual não há como engravidar. A anovulação, no entanto, pode ser corrigida com perda de peso e atividade física e com medicações que diminuem a resistência ao hormônio insulina. “Com a diminuição da resistência insulínica, ocorre uma diminuição da produção da testosterona, favorecendo a ovulação. Caso essas medidas não funcionem, existem ainda medicações que conseguem estimular diretamente a ovulação”, diz a especialista em ginecologia.
As mulheres com SOP que usam esses indutores de ovulação costumam ter boa resposta e conseguem engravidar. Entretanto, vale a pena lembrar que nem todas as pacientes com SOP terão dificuldades para engravidar e devem usar algum método contraceptivo até o momento certo de engravidar.
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



