Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Mito ou verdade? 10 coisas que você já deve ter ouvido sobre a menstruação

Mito ou verdade? 10 coisas que você já deve ter ouvido sobre a menstruação

Você com certeza já deve ter ouvido e até mesmo reproduzido muitos mitos sobre menstruação. Quem nunca ouviu da avó ou da mãe que andar descalça dá cólica ou que o absorvente interno tira virgindade? Embora menstruar seja uma realidade para boa parte das mulheres, o assunto continua cercado de desinformação. Por isso, conversamos com a ginecologista Lívia Migowski para saber o que é mito e o que é verdade.

 

Veja também: 5 reflexões para desmistificar alguns tabus da menstruação

 

 

1. Mulheres que convivem muito tempo juntas costumam menstruar ao mesmo tempo

 

 

Ainda não existe comprovação científica para essa informação. Porém, segundo a ginecologista, existe uma tendência de sincronia menstrual que pode acontecer com mulheres que convivem. “Na mesma casa ou no mesmo ambiente de trabalho e até mesmo presas na mesma cela tendem a menstruar em datas próximas”, diz Lívia. 

 

A sincronização dos ciclos femininos ainda não têm uma explicação biológica comprovada. Normalmente, o que acontece é que mulheres que estão inseridas no mesmo ambiente podem lidar com os mesmos fatores externos que influenciam o ciclo menstrual, como alimentação e estresse. Por isso, o fenômeno ainda é tratado apenas como uma coincidência e não como uma certeza sobre menstruação. 

 

 

 

2. O fluxo menstrual aumenta em dias frios 

 

 

Não é verdade. Dra. Lívia esclarece não existe comprovação de que interfira no volume do sangramento. Aliás, a volumetria do fluxo é determinada pela espessura endométrio, que cresce ao longo do ciclo menstrual. Se você notou que o sangramento da menstruação está mais intenso em comparação com o mês anterior, a resposta não está no clima, mas em possíveis alterações hormonais. 

 

 

 

3. Absorvente interno tira a virgindade e não pode ser usado por meninas virgens 

 

 

É mito! De acordo com a ginecologista, o absorvente interno não tira a virgindade e pode ser usado desde a primeira menstruação. “Normalmente, mulheres que ainda não tiveram penetração vaginal devem preferir absorventes íntimos pequenos para ser mais fácil a introdução”, acrescenta. 

 

Segundo a médica, o absorvente interno não é capaz de romper o hímen, pois a membrana já tem uma abertura natural por onde sai o sangue. “O rompimento do hímen só ocorre com traumas mais bruscos”, esclarece Lívia. A mulher só perde a virgindade quando tem a primeira experiência sexual. 

 

Veja também: Perder a virgindade: 7 mitos que precisamos esclarecer sobre a primeira vez

 

 

4 Todas as mulheres têm TPM

 

 

Mito. A TPM é um conjunto de sintomas que antecedem a chegada da menstruação. Mesmo sendo muito comum, doutora Lívia sinaliza que não são todas as mulheres que sentem os efeitos das oscilações hormonais no período pré-menstrual. “Algumas não percebem nenhuma mudança no humor, dor de cabeça, dores nas mamas, inchaço”. 

 

Segundo a médica, estudos científicos comprovam que a TPM tem uma prevalência que varia de 50% a 80% entre as mulheres. Além disso, os sintomas também não são os mesmos e podem variar para cada pessoa. 

 

 

 

5. Andar descalça menstruada não aumenta as cólicas 

 

 

Andar descalça menstruada não causa cólica, mas se o chão estiver frio, pode aumentar levemente a dor. O desconforto na região pélvica é causada pela liberação de prostaglandina, uma substância inflamatória que provoca contrações no útero ao estimular a descamação do endométrio e a saída do fluxo menstrual. 

 

De acordo com a Dra. Lívia, o frio leva a contração dos vasos sanguíneos em volta do útero, dificultando a circulação do sangue. Assim, a liberação de prostaglandina aumenta junto com as contrações uterinas, o que causa maior desconforto. Por isso, temos a sensação de que sentimos mais cólica durante o frio. 

 

 

 

6. A menstruação não desce dentre d’água 

 

 

Muitas mulheres acreditam que a água do mar ou da piscina cessa o fluxo menstrual, mas isso também é um mito. “O que acontece é que a pressão que a água exerce na vagina pode dificultar a exteriorização do sangue quando estamos imersas”, explica a médica. Por isso, quando estamos tomando banho de piscina ou no mar, ficamos com a impressão de que a menstruação parou, quando na verdade ela só está saindo mais lentamente. Mas, atenção: nada impede que o sangramento saia com o movimento, portanto, lembre-se de colocar o absorvente interno

 

 

 

7. É possível engravidar menstruada 

 

 

É possível, apesar das chances serem muito pequenas. Durante a menstruação, ocorre a descamação do endométrio, parede interna do útero, o que torna o ambiente nada propício para sustentar uma gestação. Segundo a Dra. Lívia, ainda assim, há algumas exceções: “Mulheres com ciclos menstruais curtos ou com sangramentos menstruais duradouros podem ficar férteis nos últimos dias de sangramento e engravidar”, explica. 

 

De modo geral, mulheres com ciclo regular e duração média de 28 dias têm a ovulação, aproximadamente, no 14º dia após o início da menstruação. Em ciclos mais curtos, a liberação do óvulo (período ovulatório) pode acontecer logo no 10º dia. Sendo assim, é possível engravidar menstruada, pois é preciso levar em consideração que o espermatozóide consegue ficar até 5 dias vivo dentro do organismo da mulher esperando um óvulo para fecundar. 

 

 

 

8. Não pode fazer tatuagem quando se está menstruada

 

 

Se você quiser, pode sim! Não precisa esperar o seu período menstrual terminar ou mudar a sua rotina por causa da menstruação. Não existe nenhum risco de saúde ou dificuldade de cicatrização da pele neste período. A única diferença é que o processo pode ser um pouco mais dolorido, pois é comum ficarmos mais sensíveis a dor durante a menstruação.   

 

 

 

9. Cortar o cabelo durante a menstruação influência no crescimento dos fios

 

 

Não. Cortar o cabelo durante a menstruação não faz com que os fios cresçam mais rápido ou devagar. O crescimento do cabelo depende do metabolismo da mulher, histórico familiar e da saúde das madeixas. Da mesma forma, os cabelos não ficam mais sedosos ou quebradiços no período menstrual, pois a menstruação não influencia em nada no aspecto do cabelo. O que pode acontecer é você perceber os fios um pouco mais oleosos, mas normalmente isso ocorre no período pré-menstrual e persiste nos primeiros dias de sangramento. 

 

 

 

10. Não é permitido fazer atividades físicas durante a menstruação

 

A prática de exercícios físicos na menstruação não é proibida, pelo contrário. Se exercitar só traz benefícios ao corpo, como redução das cólicas, do estresse, ansiedade e melhora da disposição. Isso porque atividades físicas produzem endorfina, substância que atua no humor e na sensação de bem-estar do organismo. Por isso, não fique com medo de se exercitar no período menstrual. A não ser que você esteja se sentindo mal e desconfortável, manter o corpo em movimento durante a menstruação não traz nenhum risco a saúde. 

 
 

Veja também: 3 coisas que, geralmente, deixamos de fazer por estar menstruada e não precisávamos

 

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:

Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal

CRM: 52.90682-4

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VOCÊ SABIA?
    4 pensamentos que já passaram pela sua cabeça antes de uma viagem à praia
    Pode ser um fim de semana ou o mês inteiro, mas toda viagem nos traz algumas preocupaçõ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >