Mito ou verdade? 10 coisas que você já deve ter ouvido sobre a menstruação
Mito ou verdade? 10 coisas que você já deve ter ouvido sobre a menstruação
Veja também: 5 reflexões para desmistificar alguns tabus da menstruação
1. Mulheres que convivem muito tempo juntas costumam menstruar ao mesmo tempo
Ainda não existe comprovação científica para essa informação. Porém, segundo a ginecologista, existe uma tendência de sincronia menstrual que pode acontecer com mulheres que convivem. “Na mesma casa ou no mesmo ambiente de trabalho e até mesmo presas na mesma cela tendem a menstruar em datas próximas”, diz Lívia.
A sincronização dos ciclos femininos ainda não têm uma explicação biológica comprovada. Normalmente, o que acontece é que mulheres que estão inseridas no mesmo ambiente podem lidar com os mesmos fatores externos que influenciam o ciclo menstrual, como alimentação e estresse. Por isso, o fenômeno ainda é tratado apenas como uma coincidência e não como uma certeza sobre menstruação.
2. O fluxo menstrual aumenta em dias frios
Não é verdade. Dra. Lívia esclarece não existe comprovação de que interfira no volume do sangramento. Aliás, a volumetria do fluxo é determinada pela espessura endométrio, que cresce ao longo do ciclo menstrual. Se você notou que o sangramento da menstruação está mais intenso em comparação com o mês anterior, a resposta não está no clima, mas em possíveis alterações hormonais.
3. Absorvente interno tira a virgindade e não pode ser usado por meninas virgens
É mito! De acordo com a ginecologista, o absorvente interno não tira a virgindade e pode ser usado desde a primeira menstruação. “Normalmente, mulheres que ainda não tiveram penetração vaginal devem preferir absorventes íntimos pequenos para ser mais fácil a introdução”, acrescenta.
Segundo a médica, o absorvente interno não é capaz de romper o hímen, pois a membrana já tem uma abertura natural por onde sai o sangue. “O rompimento do hímen só ocorre com traumas mais bruscos”, esclarece Lívia. A mulher só perde a virgindade quando tem a primeira experiência sexual.
Veja também: Perder a virgindade: 7 mitos que precisamos esclarecer sobre a primeira vez
4 Todas as mulheres têm TPM
Mito. A TPM é um conjunto de sintomas que antecedem a chegada da menstruação. Mesmo sendo muito comum, doutora Lívia sinaliza que não são todas as mulheres que sentem os efeitos das oscilações hormonais no período pré-menstrual. “Algumas não percebem nenhuma mudança no humor, dor de cabeça, dores nas mamas, inchaço”.
Segundo a médica, estudos científicos comprovam que a TPM tem uma prevalência que varia de 50% a 80% entre as mulheres. Além disso, os sintomas também não são os mesmos e podem variar para cada pessoa.
5. Andar descalça menstruada não aumenta as cólicas
Andar descalça menstruada não causa cólica, mas se o chão estiver frio, pode aumentar levemente a dor. O desconforto na região pélvica é causada pela liberação de prostaglandina, uma substância inflamatória que provoca contrações no útero ao estimular a descamação do endométrio e a saída do fluxo menstrual.
De acordo com a Dra. Lívia, o frio leva a contração dos vasos sanguíneos em volta do útero, dificultando a circulação do sangue. Assim, a liberação de prostaglandina aumenta junto com as contrações uterinas, o que causa maior desconforto. Por isso, temos a sensação de que sentimos mais cólica durante o frio.
6. A menstruação não desce dentre d’água
Muitas mulheres acreditam que a água do mar ou da piscina cessa o fluxo menstrual, mas isso também é um mito. “O que acontece é que a pressão que a água exerce na vagina pode dificultar a exteriorização do sangue quando estamos imersas”, explica a médica. Por isso, quando estamos tomando banho de piscina ou no mar, ficamos com a impressão de que a menstruação parou, quando na verdade ela só está saindo mais lentamente. Mas, atenção: nada impede que o sangramento saia com o movimento, portanto, lembre-se de colocar o absorvente interno.
7. É possível engravidar menstruada
É possível, apesar das chances serem muito pequenas. Durante a menstruação, ocorre a descamação do endométrio, parede interna do útero, o que torna o ambiente nada propício para sustentar uma gestação. Segundo a Dra. Lívia, ainda assim, há algumas exceções: “Mulheres com ciclos menstruais curtos ou com sangramentos menstruais duradouros podem ficar férteis nos últimos dias de sangramento e engravidar”, explica.
De modo geral, mulheres com ciclo regular e duração média de 28 dias têm a ovulação, aproximadamente, no 14º dia após o início da menstruação. Em ciclos mais curtos, a liberação do óvulo (período ovulatório) pode acontecer logo no 10º dia. Sendo assim, é possível engravidar menstruada, pois é preciso levar em consideração que o espermatozóide consegue ficar até 5 dias vivo dentro do organismo da mulher esperando um óvulo para fecundar.
8. Não pode fazer tatuagem quando se está menstruada
Se você quiser, pode sim! Não precisa esperar o seu período menstrual terminar ou mudar a sua rotina por causa da menstruação. Não existe nenhum risco de saúde ou dificuldade de cicatrização da pele neste período. A única diferença é que o processo pode ser um pouco mais dolorido, pois é comum ficarmos mais sensíveis a dor durante a menstruação.
9. Cortar o cabelo durante a menstruação influência no crescimento dos fios
Não. Cortar o cabelo durante a menstruação não faz com que os fios cresçam mais rápido ou devagar. O crescimento do cabelo depende do metabolismo da mulher, histórico familiar e da saúde das madeixas. Da mesma forma, os cabelos não ficam mais sedosos ou quebradiços no período menstrual, pois a menstruação não influencia em nada no aspecto do cabelo. O que pode acontecer é você perceber os fios um pouco mais oleosos, mas normalmente isso ocorre no período pré-menstrual e persiste nos primeiros dias de sangramento.
10. Não é permitido fazer atividades físicas durante a menstruação
A prática de exercícios físicos na menstruação não é proibida, pelo contrário. Se exercitar só traz benefícios ao corpo, como redução das cólicas, do estresse, ansiedade e melhora da disposição. Isso porque atividades físicas produzem endorfina, substância que atua no humor e na sensação de bem-estar do organismo. Por isso, não fique com medo de se exercitar no período menstrual. A não ser que você esteja se sentindo mal e desconfortável, manter o corpo em movimento durante a menstruação não traz nenhum risco a saúde.



