Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Minha menstruação veio só um dia e parou: o que isso quer dizer?

Minha menstruação veio só um dia e parou: o que isso quer dizer?

Sua menstruação veio só um dia e parou? Tudo bem, isso é mais comum do que você imagina. A menstruação é uma resposta do organismo feminino à ausência de gravidez. Quando a fecundação não acontece, o endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero) se desprende e provoca o sangramento característico do período menstrual. Este momento do ciclo reprodutivo deve acontecer todo mês. Por isso, qualquer alteração neste processo já é motivo de preocupação para muitas mulheres.

 

Veja também: Como acontece a menstruação? Fizemos um infográfico para explicar. Veja!

 

O Só Delas fica feliz em te informar que o episódio não é, necessariamente, sinônimo de algum problema. Conversamos com a ginecologista Carolina Ambrogini para entender melhor porque essa menstruação de apenas um dia pode acontecer.

 

Quando o ciclo menstrual é considerado regular?

 

Antes de mais nada, é importante compreender quais fatores definem um ciclo menstrual regular. Segundo a médica, a menstruação “pode durar de 3 a 7 dias”. Geralmente, o intervalo de tempo entre um sangramento e outro tem duração de 21 a 35 dias. Cada mulher possui uma duração cíclica, portanto, é essencial identificar o próprio padrão e suas especificidades calculando seu ciclo menstrual e fazendo registros sobre possíveis alterações. 

 

Pequenas alterações de dias nesse período são normais. Pode ser que a menstruação venha dois dias antes ou depois da data certa e tudo bem. Na maioria das vezes, você não precisa se preocupar. Porém, se este tipo de variação ocorrer com frequência, pode ser o indicativo de algum problema ou desordem hormonal. Por este motivo, ao identificar oscilações recorrentes no seu período menstrual, vale procurar uma opinião profissional. 

 

Menstruação veio um dia e parou: o que fazer?

 

A primeira medida a ser tomada é relaxar! Aguarde alguns dias para observar se a menstruação virá normalmente. Na maioria das vezes, a ansiedade provocada pelo imprevisto provoca ainda mais alterações no ciclo menstrual. Caso a condição permaneça mesmo após algum tempo, o mais indicado é se consultar com um(a) ginecologista. A partir de um diagnóstico profissional, será possível identificar a causa do problema e prosseguir com o tratamento adequado. 

 

Menstruação de um dia pode ser um sangramento causado pelo anticoncepcional 

 

Mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional estão mais sujeitas a ter um sangramento fora do período menstrual. Este escape, que normalmente tem a aparência de borra de café, é comumente confundido com a menstruação de apenas um dia. “A pílula faz diminuir a espessura do endométrio, que, sendo fino, não tem muito o que sangrar”, explica a especialista, se referindo à descamação do endométrio quando não há fecundação. 

 

Qualquer pequena alteração no uso da pílula, como a interrupção abrupta do medicamento ou esquecer de tomar o comprimido por um dia, já é o suficiente para provocar o sangramento vaginal. Esta reação do corpo é justificada pela ausência dos hormônios associados ao método contraceptivo no organismo. Portanto, se esta for a sua situação, pode ficar tranquila! “Caso esteja usando um método contraceptivo hormonal, [menstruar apenas um dia] pode ser normal”, atesta a Dra. Carolina. 

 

Veja também: É normal menstruar duas vezes? Ginecologista cita possíveis causas

 

Menstruação de um dia ou dois dias: veja outras possíveis causas para o sangramento

 

O sangramento de um, dois ou três dias nem sempre está associado à menstruação. O escape pode ter origem no anticoncepcional, em DSTs, problemas da tireoide, entre outros. Confira 6 possíveis causas para o sangramento fora do período menstrual: 

 

  • Início da menstruação: é bastante comum ter pequenos sangramentos antes da menstruação propriamente dita começar. Em algumas mulheres, a descamação do endométrio acontece aos poucos. Por isso, é natural menstruar apenas um dia, em pequena quantidade, um pouco antes do período menstrual iniciar. 
     

  • Uso de outros medicamentos: assim como a utilização da pílula anticoncepcional, o uso de outros medicamentos também pode ocasionar alterações no ciclo menstrual da mulher. Antibióticos, por exemplo, têm a capacidade de gerar este tipo de oscilação.
     

  • Ovulação: no período ovulatório, o óvulo liberado pode romper algum folículo a caminho das tubas uterinas. O acontecimento não é preocupante, mas justifica o sangramento na ovulação. Em média, a ovulação costuma acontecer 14 dias após o início da última menstruação. Fique ligada nessas datas para conseguir identificar melhor em qual fase do ciclo você se encontra e acabar com essas dúvidas. 

 

  • Problemas na tireóide: a tireóide é uma glândula responsável pela produção de hormônios. Quando há algo errado em seu funcionamento, as doses hormonais da mulher podem ser desreguladas e, por consequência, é possível que ocorra o sangramento fora do período menstrual. 

 

  • Pólipo uterino: os pólipos uterinos são caracterizados pelo crescimento excessivo de células presentes nas paredes intrauterinas. A condição é mais comum em mulheres na menopausa e pode ser uma das responsáveis pela menstruação de apenas um dia. 

 

  • Síndrome de Ovários Policísticos (SOP): outro possível agente causador para o sangramento de apenas um dia, fora do período menstrual, é a Síndrome de Ovários Policísticos. O transtorno consiste na presença de vários cistos no ovário da mulher e, normalmente, é provocado por um desequilíbrio hormonal. 

 

Menstruação desceu um dia e parou: pode ser gravidez?

 

Sim, é possível que a o sangramento de apenas um dia seja um indicativo de gravidez. De acordo com a ginecologista, “se a mulher não usa nenhum método hormonal, pode ser o sangramento da implantação”. Confundir este sangramento, mais conhecido como nidação, com a menstruação é um erro comum entre as mulheres. O episódio nada mais é do que a fixação do óvulo fecundado na parede uterina, ou seja, uma representação da fase inicial da gravidez.

 

“A nidação não deve ter volume, nem um pouco. Ela é, no máximo, um borrão passageiro que dura, em alguns episódios, cerca de três dias”, esclarece a ginecologista. Caso haja alguma possibilidade de gravidez, verifique em que fase do ciclo menstrual você se encontra. Se a suspeita fizer sentido, realize um teste de gravidez de farmácia e/ou procure um(a) médico(a). Até porque, o nervosismo e a ansiedade provocados pela dúvida também podem causar alterações no ciclo menstrual da mulher. 

 

Veja também: Posso estar grávida e menstruar mesmo assim? Ginecologista explica o que causa

 

Esta publicação teve a contribuição do especialista:

Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista 

CRM: 102706-SP

semprelivre_bottom1_dance_new

  • A MÚSICA ME MOVE
    Sem tempo de ir à academia? Veja 5 canais no Youtube para dançar e queimar calorias em casa
    Trabalhar, se divertir, dormir direito e ainda se preocupar com a saúde… Ufa! Taí uma ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    12 músicas para animar sua viagem de férias na praia com amigos
    Com o verão rolando, nada melhor do que viajar com os amigos e curtir uns dias na praia. ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Conheça Kiana Léde, a menina que está bombando no Youtube com versões acústicas de hits!
    Já ouviu algum cover de Kiana Ledé? Não? Então fica a dica: procura o canal dela no Yo..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Ouvir música, dançar, ler: 5 coisas que você pode fazer para esquecer a TPM!
    A gente já falou por aqui que a TPM é supernormal e toda mulher tem, pelo menos, algum s..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
    O corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser considerado normal....
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
  • SE CUIDA!
    Enquete: Você usa protetor diário?
    Conte para o Só Delas se você usa o protetor diário todos os dias!
    Enquete: Você usa protetor diário?
  • SE CUIDA!
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
    Muitas já ouviram falar, mas entender como a pílula do dia seguinte funciona é...
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
  • SE CUIDA!
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
    A infecção urinária acontece quando bactérias invadem o trato urinário e se multiplicam...
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
  • VER TODAS >