Minha menstruação foi embora e depois voltou: o que pode ter acontecido?
Minha menstruação foi embora e depois voltou: o que pode ter acontecido?
Menstruação foi embora e voltou: é normal?
Segundo a médica, a menstruação ir embora no início da menstruação e voltar depois de alguns dias é normal sim. “Pode ser apenas uma irregularidade do ciclo menstrual e depois o ciclo regularizar sozinho”, confirma. Esses quadros não representam nenhuma anormalidade, mas a especialista alerta para ficar de olho com a frequência dessa mudança. “Se isso se tornar frequente, o aconselhável é procurar um ginecologista para investigar a causa”, explica.
Apenas um ginecologista poderá indicar com toda certeza, mas irregularidades muito recorrentes no período menstrual podem sinalizar algum problema na saúde vaginal. Se esse for o caso, o profissional irá pedir que sejam feitos alguns exames, como o preventivo ou o tranvaginal. Assim, ele poderá indicar o que realmente está acontecendo. Por isso, não se esqueça de alertar seu ginecologista de confiança sempre que qualquer mudança aparecer.
Esse tipo de menstruação tem causa hormonal
Se a menstruação foi embora e depois voltou apenas uma vez, não há muito com o que se preocupar. “Pode acontecer e não ser nada de anormal, geralmente quando isso ocorre a origem é hormonal”, comenta. Você sabe como é o funcionamento dos hormônios femininos? Basicamente, eles flutuam bastante e alteram seus níveis constantemente. Por isso, sinais um pouco diferentes dos habituais são explicados. Mas, é muito importante que você esteja em dia com a sua visita anual ao consultório do ginecologista e tenha sempre os exames certos.
É possível controlar melhor o ciclo menstrual
Ok, sua menstruação foi embora no meio do período menstrual e depois voltou. Você se preocupou e verificou com o profissional que está tudo certo com a sua saúde. Não quer mais esse estresse? Para controlar ciclos menstruais irregulares e evitar essas mudanças repentinas, os métodos contraceptivos hormonais podem ajudar bastante. Hoje já existem diversas opções, como a pílula anticoncepcional ou o anticoncepcional injetável, por exemplo. Para verificar todas as possibilidades, não se esqueça de marcar uma consulta com um ginecologista. O especialista irá te ajudar a decidir exatamente qual método é o mais apropriado para o seu organismo e os seus hábitos.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Maria Bianca Achtschin - Ginecologista e obstetra
CRM: 52.59531-6
https://www.doutorabianca.com.br/



