Meu fluxo menstrual aumentou, isso pode ser sinal de endometriose?
Meu fluxo menstrual aumentou, isso pode ser sinal de endometriose?
Fatores que podem aumentar o fluxo menstrual
Alguns fatores podem ser cruciais para influenciar na volumetria do nosso fluxo. “O aumento do fluxo menstrual de uma mulher pode estar relacionado com distúrbios hormonais e distúrbios da coagulação, que é a capacidade de conter o sangramento. Além disso, o uso de medicação ou doenças estruturais como mioma, pólipo e endometrite também podem ser indicadores desse quadro”, comenta a profissional.
Como saber que o fluxo intenso é um sinal de problema?
A primeira coisa que devemos fazer é conhecer nosso corpo, então caso você perceba alguma espécie de alteração no padrão do seu fluxo menstrual é importante acender a luz vermelha e procurar um profissional especializado na área. A ginecologista comenta: “A alteração no padrão do fluxo menstrual é a informação mais importante para suspeitar de um problema. Um exemplo seria quando a paciente nota necessidade de aumentar o número de trocas de absorvente comparado aos ciclos anteriores”, comenta.
A endometriose e seus principais sintomas
A endometriose é uma doença que se caracteriza pelo crescimento do endométrio, que é o tecido que reveste o interior do nosso útero, fora da cavidade uterina, ou seja, quando ele começa a crescer em outras partes do nosso corpo, como nos ovários, nas trompas, e até mesmo em nosso intestino e bexiga, dá pra acreditar?
Geralmente, o aparecimento dessa doença acontece quando as mulheres chegam entre a fase dos 25 e 35 anos. Porém, caso essa mulher seja portadora da doença, assim que ela tiver a sua primeira menstruação, esse problema já começa a se desenvolver. Os principais sintomas da endometriose estão associados com uma forte dor pélvica que acontece de forma crônica. Além disso, também é possível notar dor durante as relações sexuais, fadiga crônica e exaustão; e alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação.
O aumento do fluxo pode ser sinal de endometriose?
Por mais que muitas meninas acreditem que o aumento de fluxo menstrual possa estar associado com essa doença, Fernanda faz uma ressalva: “A endometriose é uma doença que causa dor pélvica crônica, porém o aumento do fluxo menstrual não é um sintoma comum e esperado. Pacientes que possuem a doença costumam sentir uma cólica menstrual com piora progressiva”, diz.
Como esse quadro pode ser solucionado?
A primeira coisa que precisamos fazer é investigar a causa do problema. “Exames de sangue e de imagem, como a ultrassonografia ginecológica, podem auxiliar no diagnóstico”, comenta a profissional. O tratamento da endometriose será feito baseado na causa do aumento do fluxo, ou seja, controle hormonal e tratamento com medicação.
Dra. Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: 52-995185



