Menstruar duas vezes no mesmo mês pode ser sinal de gravidez?
Menstruar duas vezes no mesmo mês pode ser sinal de gravidez?
Pode ser um ciclo menstrual curto
Segundo a ginecologista Maria Elisa Noriler, se a mulher não faz uso de nenhum contraceptivo hormonal e menstruou duas vezes no mês, pode ser que ela tenha um ciclo menstrual curto. “As que possuem um ciclo de 25 dias, por exemplo, podem menstruar dia 01 e dia 25 novamente”, explica. Portanto, isso é normal e pode ser que aconteça algumas vezes.
Pode ser o seu anticoncepcional
Conhecido como escape, um pequeno sangramento antes da hora também pode rolar se você toma anticoncepcional, mas isso não representa a menstruação. Isso pode acontecer quando você esquecer de tomar a pílula alguns dias ou quando a medicação não é a mais adequada. “Se a paciente estiver usando contraceptivo hormonal e sangrar antes do término da cartela, por mais de três meses seguidos, precisamos reavaliar a dosagem do hormônio que ela está tomando”, explica a médica.
Pode ser uma alteração na progesterona
A progesterona é um dos hormônios de maior participação no nosso ciclo menstrual. É no final da fase lútea que sua produção diminui e a menstruação chega. Quando seus níveis estão continuamente baixos, o sistema reprodutor feminino pode ter mais dificuldade de identificar quando o endométrio deve ser eliminado como menstruação, o que pode provocar atrasos e sangramentos muito próximos ou no mesmo mês.
Vale lembrar que complicações como DSTs, feridas, pólipos e miomas também podem provocar sangramentos inesperados.
Consulte seu ginecologista
Se nenhum dos motivos acima for uma explicação para o seu caso, não espere mais e agende uma consulta com o seu médico. Deve-se consultar seu ginecologista para ser examinada e descartar lesões do colo uterino, fazer uma ultrassonografia transvaginal e, em alguns casos, fazer a troca do contraceptivo hormonal.
Dra. Maria Elisa Noriler
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 99557



