Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação sem estresse: veja como lidar com esse período

Menstruação sem estresse: veja como lidar com esse período

Todos os meses, a menstruação aparece para indicar que anda tudo bem com a saúde íntima da menina. O sangramento faz parte do nosso corpo e tem que ser considerado algo completamente natural. Mas, muitas vezes pode acontecer de não termos as informações suficientes para garantir que esse período passe sem qualquer estresse. Se sua jornada com a menstruação ainda está bem no começo, essa matéria é para você! Vamos te explicar o básico de tudo que você deve saber e fazer no seu dia a dia. E pode ficar tranquila, porque menstruar não é motivo de dor de cabeça ;)

 

Entenda as fases do seu ciclo menstrual

 

O ciclo menstrual representa as diferentes fases que temos durante um mês. No nosso organismo, agem alguns hormônios responsáveis por fazer com que tudo isso aconteça. Um ciclo menstrual regular tem 28 dias, mas isso também pode variar entre 21 e 35 dias. Ele tem início no primeiro dia da menstruação e termina apenas no dia anterior ao próximo sangramento. Mas durante todos esses dias, diferentes mudanças podem acontecer no nosso organismo, por conta das alterações hormonais.

 

O início do ciclo é marcado pela menstruação e alívio de alguns sintomas, incluindo o desinchaço e relaxamento. Depois de alguns dias do fim do sangramento, inicia-se a ovulação, ou seja a preparação do óvulo que encontraria o espermatozóide masculino, para realizar a gestação. Durante essa fase, estamos nos sentindo extra confiantes, com a pele e os cabelos mais brilhosos (sim, é comprovado pela ciência!). Depois da fase ovulatória, o organismo entende que não haverá a gravidez e assim se prepara para liberar o endométrio, por meio da menstruação. Então, ele trabalha com todos os hormônios para fazer isso, provocando muitas - muitas mesmo - alterações no nosso corpo. Esses são os famosos sintomas da TPM.

 

TPM significa tensão pré-menstrual. Como lidar com ela?

 

A TPM acontece alguns dias antes da menstruação chegar. A famosa sigla significa “tensão pré-menstrual” e é marcada pelos sintomas que apresenta. Cientistas e estudiosos já conseguiram encontrar mais de 150 sintomas da TPM e, inclusive, conseguiram classificar alguns em diferentes tipos. Mas o que realmente acontece? Bom, ela pode vir diferente para cada menina, mas normalmente sentimos alterações de humor, cansaço, ansiedade, vontade de comer, tristeza, inchaço, entre muitos outros.

 

A melhor forma de lidar com a TPM é não deixando de fazer sua rotina regular. Não deixe que esse momento te impeça de fazer qualquer coisa. Em casos de dores e incômodos muito sérios, você pode sim procurar a ajuda de um ginecologista. Muitos profissionais também recomendam apostar em uma alimentação mais saudável, por mais que a vontade de comer um chocolate seja imensa. Uma outra dica é jogar o cansaço e a preguiça de lado para fazer atividades físicas. Os exercícios funcionam para o nosso organismo como calmantes naturais, liberando os hormônios do prazer e bem estar. Assim, os sintomas da TPM conseguem ser atenuados.

 

Super fácil: como usar absorventes

 

Quem está tendo que lidar com suas primeiras menstruações ainda pode estar tendo dificuldades com os absorventes, principalmente por conta das diversas opções disponíveis no mercado. Bom, vamos lá! Os absorventes comuns são aqueles com um tamanho médio, também existem os noturnos - para você passar a noite segura ou para quem tem fluxo intenso de sangramento - e um outro modelo são os protetores diários, não indicados para a menstruação em si, mas sim para os dias antes e depois dela. Vamos focar nos absorventes de tamanho normal.

 

Eles podem ter abas ou não. As abas são pequenas colas ao lado do absorvente para fazer com que ele fique firme na calcinha. Para colocá-lo, você deve retirar as fitas que protegem o lado adesivo da aba e o lado do absorvente em si. Depois disso, coloque-o no centro da sua calcinha, descendo as abas, como se elas estivessem dando um abraço na peça de roupa. Vista a calcinha e verifique se a posição está correta e confortável. Pronto, já pode passar o dia despreocupada!

 

Com que frequência tenho que trocar o absorvente?

 

É importantíssimo que você troque o absorvente com uma certa frequência. Isso porque ficar muito tempo com o mesmo absorvente, mesmo que o sangue não tenha enchido-o por completo, pode trazer algumas complicações e problemas para a saúde. Por isso, sempre verifique na embalagem do produto qual é a indicação para a troca dele. Essa recomendação pode variar de acordo com o modelo, mas, no geral, a proteção é até de 8 horas.

 

Esteja prevenida com absorventes e protetores diários

 

Já ouviu falar que a prevenção é o melhor remédio? Isso também funciona no nosso caso. Para se prevenir de qualquer estresse com o sangramento, leve sempre consigo alguns absorventes e protetores diários. O protetor não é o mais indicado para a menstruação, mas você pode usá-lo em todos os outros dias do seu ciclo como uma proteção ou como uma forma de manter sua calcinha limpa de secreções e corrimentos. Passar pela menstruação sem estresse algum é super fácil! E lembre-se que você pode sempre contar com a ajuda de um profissional para tirar suas dúvidas e procurar formas de deixar esse período ainda mais tranquilo.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >