Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece

Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece

Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde. Essa tonalidade mais escura da menstruação (marrom ou preta) costuma estar associada ao contato prolongado do sangue menstrual com o oxigênio do ar e com as bactérias presentes na flora vaginal.

 

O sinal de alerta deve ser acendido quando a menstruação escura surge acompanhada de sintomas fora do habitual, como mau cheiro e dor pélvica intensa. Nesses casos, recomenda-se uma avaliação ginecológica, já que os sintomas podem indicar doenças e infecções. 

 

A seguir, entenda melhor o que significa menstruação preta e se é necessário se preocupar quando a menstruação está muito escura. 

 

É normal o sangue da menstruação vir preto? 

 

A menstruação marrom escuro ou preta pode, sim, ser considerada normal. O episódio é ainda mais comum em mulheres que têm o fluxo menstrual leve ou nos primeiros e últimos dias do período menstrual - quando a menstruação tende a descer com menos intensidade. 

 

Essa relação entre a menstruação preta e pouca é fácil de entender: quanto menor o fluxo menstrual, mais tempo leva para que o sangue seja expulso pelo organismo feminino. Consequentemente, o contato da menstruação com o oxigênio do ar e com as bactérias que habitam a flora vaginal é prolongado e o sangue menstrual acaba escurecendo. 

 

Outro fator que pode gerar a menstruação marrom claro, escuro ou preta são as características anatômicas da mulher. Por exemplo: se o canal do colo do útero (que faz a ligação entre a cavidade uterina e a vagina) for mais estreito, a saída da menstruação também acontecerá de forma mais lenta - independentemente da intensidade do fluxo menstrual

 

Primeira menstruação preta: devo me preocupar? 

 

A chamada menstruação “borra de café” (escura e pouca) é bastante frequente em meninas que acabaram de ficar menstruadas pela primeira vez. Isso se dá por conta do eixo hormonal da adolescente, que ainda não está 100% maduro e pode gerar sangramentos uterinos de leve intensidade. 

 

Na menopausa, o episódio também é esperado. Nessa fase da vida da mulher, há uma queda natural na produção de hormônios e, por essa razão, a menstruação preta e pouca pode ocorrer.

 

Menstruação preta e gosmenta: por que acontece?

 

Geralmente, quando a menstruação vem preta e pouca, com aspecto gelatinoso, significa apenas que o sangue está misturado com o muco cervical (secreção que é produzida naturalmente no colo do útero e expelida através da vagina). 

 

A textura, a quantidade e a tonalidade do muco cervical mudam de acordo com as variações hormonais típicas do ciclo menstrual. Durante a menstruação, o fluido tende a se misturar com o fluxo menstrual e se torna praticamente imperceptível.

 

Menstruação preta pode ser gravidez?

 

A menstruação - seja preta, marrom ou vermelho vivo - é uma das principais provas de que a mulher não está grávida. No entanto, é sempre bom lembrar que nem toda perda de sangue pela vagina representa a menstruação propriamente dita. Sangramentos vaginais leves podem se tratar, na verdade, de um escape menstrual ou até mesmo de um sangramento de nidação (que acontece, às vezes, quando o embrião se implanta na parede do útero e a gravidez é iniciada). 

 

Esse sangramento de nidação desce sempre em pequena quantidade e costuma ser rosado ou amarronzado. Tendo isso em mente, notar a menstruação atrasada e corrimento marrom pode, sim, ser sinal de que você está grávida. 

 

Menstruação escura e pouca tomando anticoncepcional também é comum 

 

A pílula anticoncepcional previne a gravidez ao bloquear a produção hormonal dos ovários e impedir a ovulação. Além disso, o método contraceptivo tende a causar uma atrofia no endométrio, que é o tecido que reveste o interior do útero e, todos os meses, é expelido pela vagina em forma de menstruação. Com o endométrio atrofiado, é comum que o fluxo menstrual da mulher seja reduzido e passe a ter uma coloração mais escura. 

 

Outra possível explicação para a menstruação escura e pouca tomando anticoncepcional são os escapes menstruais. A atrofia do endométrio faz com que essa camada intrauterina não seja capaz de cobrir todos os vasos sanguíneos da região, que podem se romper e acabar gerando os sangramentos de escape - frequentemente confundidos com a menstruação marrom ou preta.  

 

O episódio deve ser informado ao(a) ginecologista caso se torne recorrente. Mas, geralmente, o escape menstrual em adeptas à pílula anticoncepcional é considerado normal. 

 

Menstruação preta e com mau cheiro deve ser investigada

 

A menstruação preta pode significar complicações de saúde quando surge acompanhada de outros sintomas, como mau cheiro, dor pélvica intensa, febre, desconforto ao praticar relação sexual, coceira vaginal, entre outros. O quadro pode ser sinal de endometriose, miomas e pólipos uterinos, infecções vaginais e até mesmo algumas IST’s, que são capazes de degradar o sangue menstrual e desencadear a tonalidade mais escura. Em casos de suspeitas, agende uma consulta com o(a) ginecologista o quanto antes. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Saúde da mulher
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
    A Síndrome do Ovário Policístico é uma disfunção hormonal que leva ao crescimento de...
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
  • SE CUIDA!
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
    A depilação íntima faz parte da vida de muitas mulheres. Para isso, é possível encontrar...
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
  • SE CUIDA!
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
    Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a diferença entre corrimento e secreção vaginal...
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
  • SE CUIDA!
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
    A tabelinha é um método contraceptivo natural baseado na análise do ciclo menstrual....
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
  • VER TODAS >