menstruação marrom é normal? ginecologista responde porque isso acontece
menstruação marrom é normal? ginecologista responde porque isso acontece
Fluxo marrom pode ser resquício de menstruação e reação do sangue com oxigênio
O fluxo menstrual pode ter alterações de cor de acordo com o dia do período menstrual que você está. O normal é um vermelho vivo, mas ele pode variar um pouco entre cada pessoa e quando apresenta um tom mais escuro, na maioria das vezes, não é um problema. A Dra Bárbara explica que o sangramento marrom é normal no começo e no fim e o que faz ele mudar de cor é o tempo que permanece no interior da vagina. “É apenas indício de que esse sangue está saindo em pequena quantidade e baixa velocidade e foi se oxidando no caminho”.
Diferente dos outros dias de fluxo mais intenso, o sangue que sai nos últimos dias da menstruação já não desce com muita força e acaba ficando mais tempo no canal vaginal. Dependendo de quanto tempo fica exposta à oxigenação do ar, o oxigênio começa a reagir com as propriedades do sangue e ele começa mudar de aspecto e cor. Outro motivo é a desintegração da hemoglobina, proteína responsável pela cor vermelha. Aliás, o sangue parado também costuma ficar com uma cor mais amarronzada a medida que o tempo vai passando. Por isso, quando ficamos com um hematoma na pele, ao longo dos dias ele deixa de ser roxo e vai ficando mais escuro.
Uso da pílula anticoncepcional pode mudar a cor da menstruação
O uso de anticoncepcional também pode causar uma menstruação tipo borra de café, inclusive escapes no final da cartela. Assim como no início e no final do período menstrual, a menstruação marrom nesse caso não é um problema e não oferece nenhum risco à mulher. Na troca de um tipo de pílula para outro é possível que o sangue menstrual fique com uma cor mais escura pois o organismo pode reagir às dosagens diferentes do novo comprimido. Em ambos os casos, é importante fazer um acompanhamento de pelo menos três meses e, se necessário, até fazer a troca ou corrigir a dosagem se for indicação do seu ginecologista.
Menstruação marrom acompanhada de outros sintomas pode indicar problemas mais sérios
A princípio, a menstruação marrom pode não ser sinal de um problema ginecológico, mas mesmo assim, deve ser levada a sério. Segundo a Dra. Bárbara, caso seja acompanhada de cólicas é importante investigar, pois pode ser sinal de problemas no útero como endometriose ou miomas. A endometriose é uma das causas mais graves de alterações no ciclo menstrual, tanto na quantidade como na cor do fluxo. Já os miomas, pequenos tumores benignos que nascem no útero, podem aumentar o fluxo e fazer a menstruação durar mais dias.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista
CRM: 112527



