Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação marrom é normal? Consultamos um ginecologista para tirar essa dúvida

Menstruação marrom é normal? Consultamos um ginecologista para tirar essa dúvida

Menstruação marrom com cor de borra de café é normal? Ela já apareceu no seu absorvente? A maioria das mulheres estão acostumadas com uma cor única de sangramento. Por isso, muitas ficam preocupadas quando o absorvente tem uma enorme mancha escura, bem diferente daquele vermelho vivo cor. E a preocupação não é à toa! Afinal, sempre que algo de novo aparece na nossa região íntima devemos ficar em alerta. Mas nem sempre menstruação amarronzada é um sinal ruim. Para esclarecer melhor o que significa menstruação marrom, conversando com a ginecologista Paula Bartolai, que apontou os motivos que levam o fluxo menstrual ficar escuro e até que ponto ele pode ser considerado normal e quando pode ser um sinal de problemas mais sérios. Confira:

 

Menstruação marrom normalmente significa começo ou fim do período menstrual 

 

Segundo a médica, o sangramento marrom com pouca intensidade nem sempre representa perigo: “A menstruação marrom nada mais é do que um sangramento em pequena quantidade que coagulou antes de se exteriorizar”, explica. Em outras palavras, o sangue pode vir nesse tom quando ele demora um pouco para sair do organismo e fica mais tempo armazenado no canal vaginal. Nesse caso, o sangue fica mais tempo exposto ao oxigenio e acaba mudando de cor.O sangramento pode surgir com essa tonalidade tanto no começo como no finalzinho da menstruação, o que é totalmente normal

 

Isso acontece normalmente com meninas que têm o fluxo mais leve, aqueles que duram poucos dias. Também é comum acontecer com quem usa algum anticoncepcional hormonal. Esse tipo de contraceptivo acaba influenciando o nosso fluxo menstrual, diminuindo a quantidade de sangramento e deixando o fluxo menos intenso. Quanto menos intenso, mais lento a sua saída. 

 

Menstruação marrom e em pouca quantidade, em alguns casos pode ser sinal de gravidez

 

Todo mundo sabe que fazer sexo sem camisinha e sem outro método contraceptivo pode resultar em uma gravidez. Portanto, fique de olho se você perceber um pequeno sangramento escuro e tiver passado por um momento desprotegido como o que citamos acima. “Esse sangramento escuro em pequena quantidade pode ocorrer na nidação (momento em que o embrião se fixa no útero) ou pode indicar um pequeno descolamento do saco gestacional na gestação inicial”, explica ela. Sendo assim, o sangramento escuro não chega a ser uma menstruação, mas o indício de que você está grávida. No entanto, se você já menstruou esse mês, pode ficar tranquila. As chances de ocorrer a gravidez são bem pequenas. Mas, se houver alguma suspeita faça um teste de gravidez para tirar a dúvida e agende uma consulta com seu ginecologista.

 

Menstruação marrom claro pode ser um sinal de vaginose bacteriana

 

A vaginose é uma infecção causada por bactérias que entram em desequilíbrio na flora vaginal e se multiplicam, causando corrimento e odor forte vindo da vagina. Ela pode ter causas orgânicas, mas também pode ser transmitida através da relação sexual. Durante a menstruação, essa infecção pode deixar o fluxo marrom claro e com odor forte e fétido. Apesar de não ser um problema tão grave, não deixe de ir ao ginecologista para tratar o problema com o medicamento adequado. É muito importante que essa medicação não seja feita por conta própria e, sim, por um profissional que conheça seu histórico de saúde.

 

Endometriose pode causar fluxo marrom e em pouca quantidade

 

A endometriose é uma doença que ocorre quando o endométrio cresce além do útero, atingindo outros órgãos, como trompas e ovários. Ela é um dos problemas ginecológicos mais sérios e pode causar muita dor e irregularidades no ciclo menstrual. Entre as irregularidades, estã a menstruação marrom e diminuição do fluxo. Por isso, ao notar um sangramento mais escuro em pouca quantidade e acompanhado de cólicas, não deixe de procurar um ginecologista. 

 

Sangramento marrom fora do período menstrual precisa de avaliação de um ginecologista

 

A menstruação marrom é normal até que o sangramento apareça fora do período menstrual, ou seja, em qualquer outra fase do ciclo que não na menstruação. “Se este sangramento for persistente e fora do período menstrual, o útero deve ser avaliado por meio de um ultrassom transvaginal, e os hormônios por meio de exames de sangue e o papanicolau com colposcopia”, recomenda. Quando isso acontece, o quadro pode ser bem variado. “Este sangramento pode indicar a presença de alguma alteração uterina, como pólipo ou mioma, ou sugerir uma irregularidade por disturbio hormonal”, alerta.

 

Afinal, qual é a cor da menstruação saudável?

 

Aquele clássico vermelho vivo é a cor mais comum de uma menstruação saudável. Apesar disso, todas as mulheres podem ter um sangramento um pouco diferente disso. É super normal que a menstruação venha em tons diferentes, mas sempre parecido com o vermelho. Quando a menstruação vier em uma cor completamente diferente dessa, é importante sim consultar um ginecologista.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 127.101

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Intimidade feminina
    Hímen complacente: "como saber se tenho e se ele roupeu ou não durante o sexo?"
    O hímen complacente tem como principal característica ser mais elástico e não romper c..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >