Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação irregular pode atrasar quantos dias?

Menstruação irregular pode atrasar quantos dias?

Mulheres com o ciclo menstrual irregular têm mais dificuldade para identificar até quantos dias é normal a menstruação atrasar. Afinal, ciclos irregulares não seguem um padrão e podem ter uma duração diferente a cada mês, o que dificulta saber com exatidão quando será o próximo período menstrual. Diferente do ciclo menstrual regular, que costuma variar entre 21 a 35 dias, o ciclo irregular é considerado normal quando acontece entre 21 a 45 dias.

 

Para saber quanto tempo a menstruação irregular está atrasada é preciso sempre levar em consideração, pelo menos, os últimos três meses. Depois, basta considerar o tempo de duração do maior ciclo como limite de espera para a chegada da próxima menstruação. Conversamos com a ginecologista Carolina Ambrogini para entender melhor as causas da menstruação irregular e como lidar com ela a cada mês. Confira!

 

Veja também: O que é considerado uma menstruação irregular? Ginecologista cita características para ficar em alerta

 

Até quanto tempo é normal a menstruação atrasar em um ciclo menstrual regular?

 

A ginecologista explica que, geralmente, um ciclo menstrual irregular está associado a problemas na ovulação, que podem fazer com que a menstruação leve mais tempo para descer. Por esse motivo, mulheres com o ciclo menstrual irregular sentem mais dificuldade em determinar quando o fluxo menstrual está realmente atrasado. Afinal, não existe uma previsão exata de quando o período menstrual deveria chegar.

 

Levando a irregularidade menstrual em consideração, a melhor maneira de confirmar o suposto atraso da menstruação é acompanhar a duração de cada ciclo por, no mínimo, três meses. A partir disto, use o ciclo com maior duração como base para a sua estimativa. Por exemplo: se seus últimos três ciclos tiveram 30, 38 e 35 dias, respectivamente, isso significa que você deve esperar o seu ciclo atual chegar a 38 dias de duração antes de confirmar a menstruação atrasada. Ou seja, após esse tempo, caso a menstruação não desça, já pode ser considerado um atraso menstrual.

 

Alterações hormonais estão entre as principais causas para o atraso da menstruação

 

Segundo a médica, o atraso menstrual até 10 dias é considerado normal, inclusive nos ciclos regulares. Após esse período, a demora para a chegada do fluxo já é considerada suspeita e o primeiro passo é fazer um teste de gravidez de farmácia ou até mesmo um exame de sangue. Se o resultado der negativo ou se realmente não houver nenhuma chance de você estar grávida, não hesite em agendar uma consulta com o(a) seu(a) ginecologista para investigar o que está acontecendo. Vários fatores podem interferir no ciclo menstrual, como:

 

- Estresse, ansiedade e outros transtornos emocionais: quadros de estresse e ansiedade aumentam a liberação de cortisol, que por sua vez, pode prejudicar a produção e liberação de hormônios que regulam as atividades do ciclo menstrual. 

 

- Alterações hormonais: a hipófise e hipotálamo são duas glândulas localizadas no cérebro responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais femininos. Problemas que causem alterações nessas glândulas podem afetar o ciclo menstrual e prejudicar a ovulação, provocando desequilíbrios como atraso, antecipação ou até mesmo ausência de menstruação. 

 

- Problemas na tireóide: o hipertireoidismo é uma condição que leva ao excesso da produção de hormônios na tireóide. Mulheres com esse problema costumam ter período menstrual mais curtos e com pouco fluxo e irregularidade menstrual. 

 

- Exercícios físicos em excesso: exercícios físicos em excesso aumentam a produção de prolactina. Esse hormônio é responsável pela produção de leite materno e pode causar irregularidade menstrual ou até mesmo bloquear a menstruação. 

 

- Síndrome dos Ovários Policísticos: a SOP é um distúrbio distúrbio hormonal que leva ao aumento do tamanho dos ovários e a problemas na ovulação. Com o período ovulatório prejudicado, o ciclo menstrual se torna mais suscetível a irregularidades e a menstruação pode, inclusive, se tornar ausente (amenorreia).

 

- Interrupção ou troca do anticoncepcional: algumas mulheres na hora da troca ou suspensão do anticoncepcional podem enfrentar períodos de irregularidade menstrual. Isso ocorre porque o organismo precisa se adaptar às novas taxas hormonais e pode demorar cerca de seis meses para que o ciclo volte a regularizar. 

 

- Má alimentação, desnutrição e anemia: alimentação muito restritiva e com ausência de nutrientes essenciais refletem no funcionamento do ciclo menstrual e prejudicam suas funções básicas como oscilações hormonais e ovulação. 

 

- Uso de outros medicamentos, como antidepressivos: antidepressivos têm um poderoso efeito nas emoções das mulheres e podem mexer com a produção e oscilação dos hormônios sexuais femininos. A medicação também têm atuação na produção de prolactina e pode atrasar ou até bloquear a ovulação. 


 

De qualquer forma, não espere muito tempo para contar ao(a) seu(a) ginecologista o que está acontecendo. Quanto antes você souber o que há de errado, melhor para a sua saúde! 

 

 

Matéria atualizada em: 08 de junho de 2020

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >