Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação escura ou preta: o que significa?

Menstruação escura ou preta: o que significa?

Menstruação escura é muito comum no início ou no fim do período menstrual. Embora seja bem diferente do sangramento vermelho vivo que estamos acostumadas, normalmente, não há motivos para preocupação. O fluxo com aparência de borra de café costuma ser apenas um resquício de menstruação que demorou um pouco mais para sair, por isso, aparece sempre em pouca quantidade.

 

Em todo caso, fique atenta a qualquer alteração na cor do seu fluxo menstrual, principalmente quando ocorre repentinamente e vem acompanhada de outros sintomas como dor e alterações no cheiro. Para esclarecer suas dúvidas, consulte um ginecologista. 

 

Confira a seguir o que significa menstruação escura:

 

 

Menstruação escura e pouca é normal no início e fim do período menstrual 

 

A menstruação escura ou preta é um sangramento de pouca intensidade, que ganha essa tonalidade amarronzada devido ao tempo que passa dentro do canal vaginal até descer no absorvente. O contato do sangue com o oxigênio faz com que ele perca nutrientes e escureça, sendo assim, podemos dizer que o sangramento marrom, popularmente conhecido como menstruação borra de café, é um sangue envelhecido que demorou para sair. 

 

A menstruação escura e pouca também é comum nos primeiros ciclos na adolescência. Isso acontece porque durante essa fase da vida, o eixo hormonal das meninas ainda não está completamente amadurecido, o que faz com que o endométrio (camada que reveste o útero internamente) não cresça tão espesso. Consequentemente, o sangramento menstrual é mais leve e com uma cor mais escurecida. 

 

 

menstruação escura tomando anticoncepcional

 

Quem usa pílula anticoncepcional também pode apresentar menstruação escura, principalmente quando o contraceptivo é de baixa dosagem hormonal. Os anticoncepcionais, de modo geral, interferem na produção de hormônios e influenciam no crescimento do endométrio. Quanto menos espessa a camada interna do útero estiver, mais leve será o fluxo e mais tempo ele levará para descer. Por isso, não se assuste se apresentar menstruação marrom escuro e pouco fluxo nesse caso. 

 

Em algumas mulheres, o anticoncepcional também pode provocar sangramentos de escape. Isso geralmente acontece durante os três primeiros meses de adaptação ao contraceptivo ou na troca do tipo de pílula anticoncepcional. Por ser um sangramento leve, sua tonalidade tende a ser um sangramento marrom e, geralmente, são confundidos com uma menstruação leve. Porém, os escapes não possuem nenhuma relação com o fluxo menstrual e são provocados por ação dos hormônios presentes na pílula. 

 

 

Menstruação escura pode ser gravidez? 

 

Essa dúvida é muito comum, principalmente porque o sangramento de escape muitas vezes é confundido com o sangramento de nidação, que ocorre no início da gravidez. Portanto, o que você precisa avaliar é se há chance de você estar grávida. Sua menstruação está atrasada? Você teve relação sexual recentemente sem método contraceptivo?

 

No início da gravidez, quando o embrião está sendo fixado na parede do útero para se desenvolver, é normal ocorrer o rompimento de alguns vasos sanguíneos, resultando em um sangramento que dura no máximo três dias. O fenômeno é chamado de nidação e não tem nenhum risco para a saúde da mulher. 

 

 

Menstruação escura com pedaços, o que pode ser?

 

A presença de coágulos no sangramento menstrual é normal em dias de fluxo intenso com coloração vermelha ou vinho. Isso acontece quando a camada do endométrio está grossa e pode sair em forma de tecido. 

 

No entanto, a menstruação escura e com pedaços é um sinal de alerta, já que o esperado é que o sangramento com tonalidade mais escura apareça sempre em pouca quantidade e com textura mais fluida. A alteração pode estar associada com o crescimento de miomas, tumores benignos que crescem na parede interna do útero. O problema provoca aumento do fluxo menstrual e faz a menstruação durar mais dias.

 

Alterações hormonais também levam ao crescimento excessivo do endométrio e provocam a menstruação escura com pedaços. O sangramento com pedaços são resquícios de tecido que se desprendem do útero e são eliminados juntos com o sangue menstrual já envelhecido. 

 

Se a menstruação com pedaços não é uma característica comum do seu ciclo e tem acontecido com frequência, consulte um ginecologista. 

 

 

Menstruação escura acompanhada de sintomas é sinal de alerta 

 

Quando a menstruação está com volume intenso e está acompanhada de outros sintomas, como cólica forte e alterações no cheiro, é preciso ficar em alerta. Em alguns casos, o sangramento marrom pode ter relação com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Menstruação escura com cheiro forte e desagradável é um sintoma recorrente de gonorreia ou clamídia. As duas infecções aceleram a degradação do sangue menstrual, fazendo com que ele assuma uma cor mais amarronzada. Durante o ciclo, também é possível perceber a presença de corrimento amarelado com pus e dor pélvica.  

 

Menstruação escura com cólica pode ser um sintoma relacionado com a endometriose. A doença leva ao crescimento do endométrio fora do útero e provoca dores intensas e sangramento com volume aumentado. 

 

Não deixe de consultar um médico ginecologista ao notar alterações no volume e na coloração do fluxo menstrual. Caso o quadro esteja relacionado com alguma alteração no ciclo menstrual ou na sua saúde íntima, o profissional indicará um tratamento adequado. 

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >