Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação escura é sinal de alerta?

Menstruação escura é sinal de alerta?

A menstruação escura costuma ser motivo de preocupação para muitas mulheres. Entretanto, esse tipo de fluxo mais amarronzado, semelhante a uma borra de café, costuma ser apenas um indicio de que o período menstrual está quase chegando ao final. Por isso, normalmente, ele aparece nos últimos dias da menstruação e em pouca quantidade. Mesmo assim, é importante ficar atenta a qualquer alteração na cor do fluxo menstrual, principalmente se ela estiver acompanhada de outros sintomas como dor e mau cheiro. Nesses casos, o sangramento pode ter relação com alterações hormonais, infecções genitais ou problemas no útero. Nós entrevistamos a ginecologista Viviane Monteiro que esclareceu todas as dúvidas sobre o assunto e quando a menstruação escura é motivo de preocupação.

 

Menstruação escura é causada por fluxo menstrual leve 
 

Segundo a Dra. Viviane, a menstruação escura tem relação com a intensidade do fluxo menstrual e o tempo que ele leva entre sair do útero e chegar ao ambiente externo. “A menstruação escura é um sangue que demorou a se exteriorizar, ou seja, como o fluxo foi pequeno, ele demorou a sair e foi ficando escuro com o tempo”, esclarece. Por conta disso, o sangue acaba ficando exposto ao oxigênio por mais tempo e, por isso, tem sua cor alterada. Esses borrões também podem aparecer no primeiro dia menstruação como um sinal de que o período menstrual está prestes a começar. 

 

Menstruação escura durante todo período menstrual pode ser efeito do anticoncepcional 

 

De acordo com a Dra. Viviane, a cor da menstruação pode variar de pessoa para pessoa, mas no geral, ela começa em tom de vermelho vivo, depois evolui para um vermelho mais escuro (também conhecido como vermelho vinhoso) e já no final começa a adotar um tom mais amarronzado. No entanto, a ginecologista explica que algumas mulheres convivem com o fluxo mais escuro a vida inteira sem o menor problema: “Algumas mulheres são sempre assim, têm mesmo o fluxo pequeno e estão acostumadas com a menstruação escura”, disse.

 

O sangramento escuro também pode acontecer por influência do uso de medicamentos. É o que pode acontecer com mulheres que fazem uso de métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional.  “Às vezes ocorre um pequeno escape de sangue no meio de métodos hormonais. Ou mesmo alguns métodos reduzem muito o fluxo menstrual e pode ocasionar isso”, conta a profissional, que ainda completa: “O fato da menstruação ser escura não é um problema. O que tem que se avaliar é se esse é o padrão daquela mulher”, indica.

 

Mudança repentina na cor do fluxo menstrual pode ser um sinal de IST e lesões no colo do útero


 

A menstruação escura é um fenômeno comum no ciclo menstrual. No entanto, quando ela desce em maior quantidade e acompanhada de outros sintomas é preciso investigar. Alguns quadros de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a gonorréia e a clamídia, podem provocar sangramento menstrual mais escuro acompanhado de cheiro forte e dor pélvica. Nesses casos, também é possível perceber a presença de corrimento com cor atípica antes e depois da menstruação. 

 

Além disso, também é preciso ficar em alerta nos casos de sangramento escuro fora do período menstrual, principalmente quando a mulher não costuma ter escapes ou não faz uso de métodos contraceptivos hormonais. “O sangramento escuro não necessariamente vem da menstruação - às vezes é um sangramento vindo do colo do útero, é algum tipo de lesão na vagina, algum tipo de trauma pós-relação sexual. Pode ser um sangramento da uretra, do reto. Muitas vezes está na calcinha e a paciente associa logo com menstruação”, esclarece a médica. 
 

Menstruação escura e gravidez: entenda a relação 
 

Na gravidez, existem algumas situações em que a mulher sangra durante o primeiro trimestre. Normalmente, esse sangramento é leve e, por isso, aparece mais escuro. “Em algumas pacientes, inclusive, não ocorre nem esse fluxo escuro, ocorre um sangramento real”, comenta a médica. É por isso que algumas mulheres acabam nem suspeitando que estão grávidas, pois acreditam que esse sangramento é a menstruação, quando na realidade é apenas a acomodação do saco gestacional, estrutura que, em um primeiro momento, irá abrigar o embrião até a formação da placenta. Esse processo pode levar ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos presentes na parede interna do útero.  Nesse caso, o sangue vai saindo aos poucos, por vários dias, e por isso tem uma coloração marrom escura, parecendo uma borra de café.

 Para se certificar de que tudo anda bem com a sua saúde, mantenha visitas regulares anualmente com o ginecologista de confiança.

Dra. Viviane Monteiro - Ginecologista e Obstetra
CRM: 751499

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PRIMEIRA VEZ
    Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
    A primeira ida ao ginecologista gera um certo receio em muitas garotas, mas não há motiv..
  • PRIMEIRA VEZ
    1º dia de aula na faculdade: a blogueira Natalia Salvador contou como encarou o medo e deu dicas de como lidar com essa mudança
    Uma das maiores mudanças do início da nossa vida adulta é a entrada para a universidade..
  • PRIMEIRA VEZ
    5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
    A primeira menstruação acontece de forma inesperada, já que, na maioria das vezes a gen..
  • PRIMEIRA VEZ
    Intercâmbio: blogueira Paola Piola conta sobre a 1ª vez que lidou com a independência em outro país
    Fazer intercâmbio é o sonho de muitas adolescentes, principalmente depois dos 18 anos, q..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >