Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação escura: é normal? Consultamos um ginecologista para saber

Menstruação escura: é normal? Consultamos um ginecologista para saber

Menstruação escura é normal e pode ser causada por um fluxo menstrual leve, por períodos de sangramentos muito longos, pelo uso da pílula anticoncepcional e ainda pelo contato do sangue com o oxigênio. De acordo com a ginecologista Fernanda Torras, essa coloração, mais voltada para o vinho e um pouco marrom não é tão incomum como se pensa e costuma aparecer mais no início e no final da menstruação. É durante esses dias que o sangue fica um tempo maior dentro do organismo, demorando um pouco mais para descer e, dessa forma, alterando a cor. É preciso estar atenta, no entanto, quando o sangramento é acompanhado de outros sintomas, como pus e cores diferentes. Confira tudo sobre a menstruação escura com mais respostas da ginecologista.

 

Qual a coloração de uma menstruação saudável?

 

Antes de entendermos se a menstruação escura é normal ou não, é preciso deixar claro que não existe uma coloração do sangramento considerada ideal. Afinal, essa tonalidade pode variar muito de mulher para mulher. “A coloração de um sangramento menstrual normal é a que varia entre rosa, vermelho, vinhoso e por vezes amarronzada”, esclarece a médica. O mais comum entre as pacientes é que de fato o sangue apareça em vermelho-vivo e, por isso, se o resultado de todos os exames estiverem dentro da normalidade, não há nada de errado caso esse tom varie um pouco.

 

Sangramento escuro tem três causas naturais

 

Segundo a ginecologista, o sangramento escuro normalmente não representa algo de errado - apenas quando é acompanhado de outros sintomas. “Não é infrequente ou anormal o fato de o sangramento vir em toda a menstruação mais escuro, vinho escuro e amarronzado”, explica. Isso pode acontecer por 3 motivos:

 

1) Fluxo leve e menstruação longa: quando o fluxo é leve, com sangramento mais escasso ou quando a menstruação é prolongada, o sangramento tende a escurecer.

 

2) Pílula anticoncepcional: um dos efeitos da pílula anticoncepcional é reduzir o fluxo menstrual. Assim, a menstruação escura não é incomum para quem faz uso do método contraceptivo. “Em usuárias de pílulas, há menor sangramento menstrual, e por isso, menor fluxo e mais tempo para exteriorizar o fluxo, o que conferirá a tonalidade mais escura ao fluxo menstrual”, completa.

 

3) Contato com o oxigênio: durante todo o caminho do sangue até o absorvente, a coloração vai se alterando de acordo com a oxigenação. Quando finalmente chega ao absorvente, a cor da menstruação pode ficar mais amarronzada.

 

Menstruação escura é normal no início ou finalzinho do período menstrual

 

O mais comum e normal dos quadros da menstruação escura é quando esse sangue aparece no início ou final da menstruação. É durante o primeiro e últimos dias que o sangramento fica por mais tempo dentro do organismo, descendo apenas um borrão marrom. “A coloração escura é frequente no início da menstruação e final da mesma, e está relacionada a sangramento mais escasso, maior tempo de fluxo a até exteriorizar e maior oxidação do sangramento no trajeto, juntamente com secreções vaginais, o que confere a coloração mais escura”, explica a ginecologista.

 

Segundo a profissional, apesar de não ser uma regra, essa coloração varia durante todo o período menstrual. “O mais comum é que a mulher apresente sangramento vermelho escuro ou vinhoso no início do fluxo menstrual (primeiro dia), depois passe a sangramento mais vivo e por fim do período menstrual, sangramento novamente escuro e até em aspecto de borra de café”, aponta a especialista.

 

Quando a menstruação escura é sinal de alerta?

 

Não há nada de errado com a menstruação escura desde que ela não venha acompanhada de outros sintomas. “Há maior suspeita de infecções quando a tonalidade foge do rosa, vermelho, vinho ou marrom. Assim, são sinais de alerta a menstruação de coloração acinzentada, esverdeada, com presença de pus e alaranjada”, alerta ela. Um outro sinal para ficar atenta é quando a mulher tem sangramentos escuros não apenas neste período, mas durante todo o ciclo menstrual. De acordo com a ginecologista, essa pode ser uma indicação da clamídia, uma doença sexualmente transmissível que também tem a dor genital e secreção como sinais. Para se certificar de que tudo anda bem com a sua saúde, mantenha visitas regulares anualmente com o ginecologista de confiança.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernanda Torras -
Médica Ginecologista, Obstetra e Mastologista referência em saúde feminina
CRM: 130.332
https://drafernandatorras.com.br

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >