Menstruação escura: é normal? Consultamos um ginecologista para saber
Menstruação escura: é normal? Consultamos um ginecologista para saber
Qual a coloração de uma menstruação saudável?
Antes de entendermos se a menstruação escura é normal ou não, é preciso deixar claro que não existe uma coloração do sangramento considerada ideal. Afinal, essa tonalidade pode variar muito de mulher para mulher. “A coloração de um sangramento menstrual normal é a que varia entre rosa, vermelho, vinhoso e por vezes amarronzada”, esclarece a médica. O mais comum entre as pacientes é que de fato o sangue apareça em vermelho-vivo e, por isso, se o resultado de todos os exames estiverem dentro da normalidade, não há nada de errado caso esse tom varie um pouco.
Sangramento escuro tem três causas naturais
Segundo a ginecologista, o sangramento escuro normalmente não representa algo de errado - apenas quando é acompanhado de outros sintomas. “Não é infrequente ou anormal o fato de o sangramento vir em toda a menstruação mais escuro, vinho escuro e amarronzado”, explica. Isso pode acontecer por 3 motivos:
1) Fluxo leve e menstruação longa: quando o fluxo é leve, com sangramento mais escasso ou quando a menstruação é prolongada, o sangramento tende a escurecer.
2) Pílula anticoncepcional: um dos efeitos da pílula anticoncepcional é reduzir o fluxo menstrual. Assim, a menstruação escura não é incomum para quem faz uso do método contraceptivo. “Em usuárias de pílulas, há menor sangramento menstrual, e por isso, menor fluxo e mais tempo para exteriorizar o fluxo, o que conferirá a tonalidade mais escura ao fluxo menstrual”, completa.
3) Contato com o oxigênio: durante todo o caminho do sangue até o absorvente, a coloração vai se alterando de acordo com a oxigenação. Quando finalmente chega ao absorvente, a cor da menstruação pode ficar mais amarronzada.
Menstruação escura é normal no início ou finalzinho do período menstrual
O mais comum e normal dos quadros da menstruação escura é quando esse sangue aparece no início ou final da menstruação. É durante o primeiro e últimos dias que o sangramento fica por mais tempo dentro do organismo, descendo apenas um borrão marrom. “A coloração escura é frequente no início da menstruação e final da mesma, e está relacionada a sangramento mais escasso, maior tempo de fluxo a até exteriorizar e maior oxidação do sangramento no trajeto, juntamente com secreções vaginais, o que confere a coloração mais escura”, explica a ginecologista.
Segundo a profissional, apesar de não ser uma regra, essa coloração varia durante todo o período menstrual. “O mais comum é que a mulher apresente sangramento vermelho escuro ou vinhoso no início do fluxo menstrual (primeiro dia), depois passe a sangramento mais vivo e por fim do período menstrual, sangramento novamente escuro e até em aspecto de borra de café”, aponta a especialista.
Quando a menstruação escura é sinal de alerta?
Não há nada de errado com a menstruação escura desde que ela não venha acompanhada de outros sintomas. “Há maior suspeita de infecções quando a tonalidade foge do rosa, vermelho, vinho ou marrom. Assim, são sinais de alerta a menstruação de coloração acinzentada, esverdeada, com presença de pus e alaranjada”, alerta ela. Um outro sinal para ficar atenta é quando a mulher tem sangramentos escuros não apenas neste período, mas durante todo o ciclo menstrual. De acordo com a ginecologista, essa pode ser uma indicação da clamídia, uma doença sexualmente transmissível que também tem a dor genital e secreção como sinais. Para se certificar de que tudo anda bem com a sua saúde, mantenha visitas regulares anualmente com o ginecologista de confiança.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernanda Torras - Médica Ginecologista, Obstetra e Mastologista referência em saúde feminina
CRM: 130.332
https://drafernandatorras.com.br



