Menstruação e gases intestinais: por que o sintoma é comum nesse período do mês?
Menstruação e gases intestinais: por que o sintoma é comum nesse período do mês?
Veja também: Por que ficamos com muito gases durante o período menstrual?
Menstruação causa gases em excesso?
Antes da menstruação chegar, quando ainda está ocorrendo a Tensão Pré-Menstrual (TPM), há um aumento na produção do hormônio progesterona, que é um dos responsáveis por relaxar a musculatura do corpo e facilitar a passagem do endométrio descamado do útero até a vagina em forma de menstruação.
Como resultado desse relaxamento muscular, o peristaltismo intestinal (que são os movimentos que o intestino faz para ajudar na evacuação) também é comprometido. E, com o intestino funcionando mais devagar, é comum desenvolver um quadro de constipação, também conhecida como prisão de ventre. Essa constipação intestinal, por sua vez, provoca uma maior fermentação dos alimentos no sistema digestivo e é a grande culpada por gerar muitos gases na TPM.
Outro fator relevante é a indisposição que muitas mulheres sentem durante a TPM e menstruação. Nestes dias do mês, é normal sentir menos vontade de se exercitar e mais vontade de comidas confortáveis, ricas em carboidratos, que formam gases no intestino com mais frequência.
Como diminuir os gases na menstruação?
Já entendemos porque a TPM dá gases em algumas mulheres. Mas, afinal, é possível contornar este desconforto? Sim! Você pode tomar algumas providências para melhorar o funcionamento do intestino nesta fase do ciclo menstrual e reduzir não só os gases, como a constipação intestinal característica da TPM. Veja as principais dicas:
-
Beba bastante líquido (no mínimo, 2 a 3 litros por dia);
-
Aumente a ingestão de alimentos com fibras (como legumes, verduras, grãos);
-
Evite doces, proteínas e carboidratos em excesso;
-
Pratique exercícios físicos;
Vale ressaltar que grande parte da serotonina (que é o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar) é produzida no intestino, por isso, a prisão de ventre tende a deixar as mulheres mais irritadas e indispostas, podendo prejudicar até mesmo a qualidade do sono. Por isso, ao colocar essas sugestões em prática, você estará fazendo bem para todo o seu corpo, incluindo, a sua mente.
PRODUTOS Relacionados



