Menstruação desceu na escola? Veja a importância de entender e conhecer seu ciclo menstrual para lidar com esse momento
Menstruação desceu na escola? Veja a importância de entender e conhecer seu ciclo menstrual para lidar com esse momento
Conversa, leitura e orientação sobre menstruação é fundamental nesse início
Segundo a médica, o primeiro passo é a menina estar preparada para este momento e tirar suas dúvidas antes da primeira menstruação aparecer. “É fundamental a conversa com os pais e até com amigas que já passaram por esta situação”, diz. A idade para a primeira menstruação varia muito e pode ocorrer a partir dos 8 anos de idade. Antes da menstruação, o corpo da menina vai mudar: as mamas vão crescer, vão surgir os pelos axilares e pubianos e podem aparecer acnes. “Neste momento é importante que ela saiba que poderá começar a menstruar e que este sangramento é normal e sinal do bom funcionamento do organismo”, explica a ginecologista.
Menstruada na escola: saiba como estar preparada para esse momento
No início da adolescência, a menstruação costuma ser motivo de constrangimento para muitas meninas. Algumas até preferem não ir para a escola nesse período por medo de o fluxo vazar na roupa e virar motivo de chacota entre os colegas. É por isso a naturalização da menstruação é tão importante desde pequena, para que a menina entenda que esse processo é totalmente natural, todas as mulheres menstruam e não há motivo para se envergonhar.
As principais dicas que a ginecologista dá para a menina que está em período de menstruação é ter sempre absorventes na mochila. Depois que o sangramento chegar pode ser indicado também dar preferências por roupas mais soltinhas que te deixem confortável. “A menina não precisa se envergonhar. Deve pedir ao professor para ir ao banheiro e ter um absorvente em mãos”, acrescenta a médica.
Como lidar com a cólica nas primeiras menstruações
As primeiras menstruações normalmente são acompanhadas de cólicas incômodas. Nesse caso, a menina pode ter no necessaire o remédio indicado pela ginecologista ou pode procurar a enfermaria da escola para ajudar. Além disso, fazer exercícios físicos pode ajudar a melhorar as cólicas.
Converse com seus pais e suas amigas, procure anotar informações sobre seu ciclo menstrual como o dia que a menstruação chegou, quanto tempo durou, qual foi a frequência de troca de absorventes, a intensidade do fluxo e os sintomas que você sentiu nesse período. Isso tudo ajudará você a conhecer sua menstruação e controlar seu ciclo menstrual para saber mais ou menos a data da próxima menstruação. É interessante consultar um ginecologista para mais orientações e no caso de surgirem cólicas fortes ou ciclos menstruais com fluxo muito aumentado.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 127.101



