Menstruação de fluxo intenso pode causar anemia?
Menstruação de fluxo intenso pode causar anemia?
Fique por dentro: o que é anemia?
A anemia é um problema causado pela deficiência de nutrientes, mais especificamente o ferro, que é essencial para a fabricação de células vermelhas e o transporte de oxigênio para as células do corpo. A falta desse nutriente no nosso organismo pode causar fraqueza, cansaço, palpitações e queda de pressão. O tratamento depende de cada caso individualizado, mas geralmente são feitos com suplementos com ferro para suprir a carência e mudanças na alimentação.
A menstruação pode causar anemia?
Segundo o ginecologista Thomas Moscovitz, normalmente a menstruação não leva à anemia. Porém, dependendo da intensidade do fluxo menstrual, a mulher pode, sim, desenvolver carência de ferro no sangue. “Mulheres com fluxo intenso devem ficar atentas à duração do ciclo e aumento do fluxo menstrual, pois pode ser um sintoma de algum problema mais sério”, explica.
Para mulheres que possuem uma leve carência de ferro, ainda que não signifique um quadro de anemia, a recomendação é enriquecer as refeições com alimentos que possuem esse nutriente. Bife de fígado, carnes vermelhas, beterraba, feijão, inhame, chocolate meio amargo e vegetais escuros como espinafre e rúcula são alguns dos aliados. Café, bebidas alcoólicas, iogurte, sorvete e outros alimentos derivados do leite devem ser evitados em casos confirmados de anemia, pois diminuem a absorção do ferro.
Dr. Thomas Moscovitz – Especialista em Ginecologia, Obstetrícia, Videolaparoscopia e Videohisteroscopia.
CRM: 82581



