Menstruação: conheça mais sobre a fase folicular, momento do ciclo menstrual em que ocorre o sangramento
Menstruação: conheça mais sobre a fase folicular, momento do ciclo menstrual em que ocorre o sangramento
A fase folicular: menstruação e preparação do óvulo
A fase folicular acontece aproximadamente nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual, do primeiro ao 14º dia. Esses dias são marcados por dois momentos principais, a liberação do endométrio, com a menstruação, e a preparação do óvulo. O sangramento normalmente acontece nos primeiros 7 dias e, após isso, está na hora de preparar o organismo para receber os espermatozóides masculinos. “A fase folicular é a fase em que o corpo se prepara para produzir um óvulo. Nela o ovário inicia a produção de estrogênio que irá preparar novamente o endométrio e o óvulo”, confirma o especialista.
Os sintomas dependem do momento da fase folicular
Como essa fase é marcada por dois momentos diferentes, nada mais justo do que cada um ter seus próprios sintomas, né? Durante a menstruação, é bem comum as meninas sentirem cólicas, dores abdominais e uma certa fraqueza. Tudo isso acontece devido às alterações hormonais, junto com a liberação do sangue. Depois disso, quando o corpo está preparando o óvulo, acontece nas meninas um momento caracterizado por alterações muito boas. É como dizem, depois da chuva sempre aparece o arco-íris! Então, antes da fase ovulatória, sentimos melhoras das cólicas e outros sintomas. “A menstruação fica para trás e inicia-se uma fase de bons augúrios para a mulher. Ela se sente bem, a pele fica bonita, cabelos viçosos e a libido vai melhorando”, comenta o doutor Alexandre.
Como aliviar a cólica?
O principal sintoma da menstruação é a temida cólica - dores fortes no útero. “A cólica pode acontecer devido a menstruação e à ovulação, que pode doer”, afirma ele. Mas, assim como existem truques para amenizar os principais sintomas da TPM, existem algumas maneiras de tornar esse momento menos sofrido. “Exercício físico, boa alimentação e qualidade de vida ajudam a enfrentar esses períodos melhor”, completa ele. Por isso, é importante superar a vontade de ficar em casa deitada na cama, comendo uma panela de brigadeiro e colocar o corpo em movimento! Aproveite para sair para uma corrida ou faça alguma dança com as suas melhores amigas. :)
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês
CRM-SP: 84.414



