Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação com mau cheiro: entenda as possíveis causas

Menstruação com mau cheiro: entenda as possíveis causas

Cada mulher possui o seu próprio padrão menstrual. Características como intensidade do fluxo, duração do período menstrual e coloração do sangue podem variar para cada uma sem indicar nenhum tipo de problema. Porém, é possível afirmar que existe um denominador em comum: a menstruação saudável não deve apresentar cheiro forte e desagradável. Ao observar a menstruação com mau cheiro, recomenda-se buscar uma avaliação com o ginecologista após o fim do período menstrual. Essa condição pode ser provocada por infecções vaginais e até mesmo por hábitos prejudiciais à saúde da mulher, como higiene íntima inadequada e demora excessiva para trocar o absorvente.

 

Veja também: Menstruação tem cheiro? O que este cenário indica na saúde íntima?

 

Conversamos com a ginecologista Fernanda Torras sobre quais fatores podem levar à menstruação com mau cheiro. Confira!

 

O cheiro normal da menstruação é semelhante ao odor de ferro

 

Segundo a ginecologista, a menstruação com cheiro desagradável é incomum e merece uma investigação especial. “É normal o fluxo menstrual ter odor de ferro”, diz a profissional. Vale lembrar que o sangue menstrual nada mais é do que a descamação do endométrio (membrana responsável por revestir as paredes internas do útero e preparar o órgão para a gravidez), portanto, o sangramento não é sujo. 

 

O que pode acontecer é esse sangramento menstrual levar mais tempo para ser expelido pela vagina e, enquanto isso, ocorrer um processo de decomposição do tecido. Ainda assim, o cheiro não deve ser tão forte a ponto de incomodar. “Mau odor e odor distinto são raros e devem chamar a atenção para alguns problemas”, alerta a doutora Fernanda. Portanto, ao notar sintomas como menstruação com odor desagradável e corrimento com mau cheiro depois da menstruação, o ideal é agendar uma consulta ginecológica! 

 

“A região íntima tem odor característico que não é, normalmente, percebido como desagradável para a maioria das mulheres. Quando o odor intenso é associado a sintomas como coceira, corrimento e dor é importante a avaliação ginecológica”, recomenda a profissional. “Alguns fatores interferem no cheiro da região íntima, como alimentação rica em condimentos (como alho e cebola), consumo excessivo de peixes e consumo de álcool”, exemplifica. 

 

Menstruação com mau cheiro pode ser causada por infecções vaginais e higiene inadequada 

 

Se o odor característico da menstruação (geralmente, semelhante ao odor de ferro) for substituído por um cheiro forte e fétido, pode ser sinal de infecção vaginal ou outras condições. O mesmo vale para o mau cheiro na vagina. “Menstruação com odor pode estar relacionada ao conteúdo vaginal, que está misturado ao sangramento, e ao  descontrole da flora vaginal, que causa corrimentos com odor”, aponta a especialista. 

 

Como exemplo, podemos citar as mulheres que sofrem com a vaginose bacteriana. A infecção provocada pela bactéria Gardnerella vaginalis tem como sintoma o mau cheiro vaginal e, por consequência, pode ocasionar a sensação de odor desagradável na menstruação. Ou seja, em algumas circunstâncias, o cheiro desagradável é provocado por nada mais, nada menos que o contato da menstruação com secreções vaginais patológicas. 

 

Segundo a ginecologista, outra justificativa comum para o mau cheiro na menstruação é o contágio de algumas DST’s, como a clamídia, gonorreia e o HPV. Essas Doenças Sexualmente Transmissíveis podem gerar inflamações no colo do útero e ocasionar o fluxo menstrual com odor ruim.

 

Além disso, ainda de acordo com a profissional, fatores como transpiração excessiva e uso de determinados medicamentos também podem alterar o odor vaginal. Para um diagnóstico preciso, é fundamental realizar uma investigação médica individualizada a fim de confirmar e identificar a origem do problema e, só então, dar início ao tratamento.  

 

Veja também: Sintomas de DST: saiba quando é necessário fazer exames

 

Em casos mais simples, corrigir hábitos prejudiciais à saúde íntima femininas já é o suficiente para resolver o problema de odor desagradável no fluxo menstrual. Confira a seguir alguns comportamentos considerados possíveis causas para a menstruação com mau cheiro: 

 

1) Não trocar o absorvente com a frequência correta: o ideal é trocar o absorvente externo ou interno a cada quatro ou três horas, respectivamente. Essa recomendação varia do fluxo menstrual da mulher, que pode ser leve, médio ou intenso. Mas, de qualquer forma, é preciso manter em mente que o contato prolongado da menstruação com a região íntima feminina pode ocasionar um cheiro desagradável no local. 

 

“O coletor menstrual pode durar até 12 horas, mas aconselhamos que a limpeza seja realizada em períodos mais breves se o fluxo for intenso”, aconselha a ginecologista. “A higiene deve ser incentivada, além do banho, em todas as trocas de absorventes”, acrescenta. 

 

Veja também: 4 problemas que podem ocorrer ao usar o mesmo absorvente por muito tempo

 

2) Resquícios do absorvente interno dentro da vagina: ficar com partes do absorvente interno dentro do canal vaginal parece impossível, mas pode acontecer! Sem perceber, algumas mulheres acabam deixando pedaços de algodão na vagina após retirar o O.B.®. Como já era de se esperar, esse material orgânico pode gerar um odor bastante forte com o tempo. Por isso, é importante verificar que o absorvente interno foi retirado corretamente em todas as trocas. 

 

Veja também: Como usar O.B.®? Confira um passo a passo de como colocar o absorvente interno

 

3)  Camisinha presa dentro do canal vaginal: também existe a possibilidade de a camisinha ficar presa dentro do canal vaginal. Como qualquer corpo estranho, o produto pode infeccionar e ocasionar o cheiro fétido ao entrar em contato com o sangue. Caso isso aconteça, a orientação é buscar ajuda médica para a retirada da camisinha.

 

Fluxo menstrual intenso também pode ocasionar a menstruação com mau cheiro 

 

Mulheres com o fluxo menstrual muito intenso estão mais suscetíveis a desenvolver um odor forte na menstruação. Lembra que o endométrio passa por uma descamação e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual? Quanto mais forte o fluxo da mulher, mais tecido endometrial entra em processo de decomposição. Sendo assim, o cheiro da menstruação pode estar associado ao tempo em que esse material permaneceu acumulado na cavidade vaginal antes de ser liberado.

 

Tratamento para a menstruação com mau cheiro varia de acordo com a causa

 

Afinal, como acabar com mau cheiro da menstruação? O tratamento para combater o problema pode variar de acordo com a origem do problema. Tente observar o próprio corpo e procure por outros sintomas que possam estar acontecendo simultaneamente. Menstruação atrasada e corrimento branco com mau cheiro, por exemplo, pode ser indicativo de infecções vaginais, como a vaginose bacteriana. Casos como final de menstruação com mau cheiro ou menstruação com mau cheiro e escura também merecem uma avaliação especializada. 

 

Se o sintoma realmente estiver associado a infecções vaginais e outras doenças, será necessário fazer um tratamento com medicamentos antifúngicos ou antibióticos (dependendo da causa) adequados para combater a doença. É fundamental que a mulher busque um ginecologista para avaliar o quadro e dar o diagnóstico correto. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernanda Torras - Médica Ginecologista, Obstetra e Mastologista referência em saúde feminina
CRM: 130.332
https://drafernandatorras.com.br/

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Cravos no nariz: saiba como os pontinhos pretos aparecem na sua pele e como se livrar deles
    Sabe aqueles pontinhos escuros que vez ou outra surgem na nossa pele? Eles são chamados d..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Aprenda 5 truques de maquiagem que vão levantar sua autoestima!
    Sabe aqueles dias que você não acorda muito satisfeita com o espelho? Ou quando você es..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Confira 4 dicas para ter unhas fortes e saudáveis!
    Ter unhas bonitas não é uma tarefa tão simples como parece, né? Mas com cuidado a gent..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Vai sair com um boy novo? Veja 8 dicas para um encontro perfeito!
    Pode ser aquela pessoa que pega o mesmo transporte que você todos os dias ou o garoto da ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >