Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação borra de café: devo me preocupar com o sangramento escuro?

Menstruação borra de café: devo me preocupar com o sangramento escuro?

A menstruação borra de café é conhecida por ter um sangramento com tom mais escuro. Ela costuma surgir início ou final do período menstrual e em pouca quantidade. Normalmente ela não indica nenhum problema de saúde, mas é importante ficar atenta principalmente quando ela começa a ser mais frequente e com fluxo intenso. Em alguns casos, o sangramento marrom pode ser um sinal de alterações hormonais, infecções vaginais e até complicações no útero. Para esclarecer as razões para menstruação marrom nós conversamos com a ginecologista Fernanda Torras para entender até que ponto ela é normal e quando pode ser um alerta.

 

Menstruação borra de café é comum no início e no final do período menstrual 

 

A menstruação marrom tipo borra de café é normal e não indica nenhum problema grave. Segundo a médica, a coloração do sangramento depende da intensidade do fluxo e o tempo que ele demora para exteriorizar. “A coloração escura é frequente no início da menstruação e final da mesma, e está relacionada a sangramento mais escasso, maior tempo de fluxo a até exteriorizar e maior oxidação do sangramento no trajeto”. Ela explica que o normal é a mulher apresentar um sangramento mais escuro no primeiro dia até atingir um vermelho mais vivo à medida que o fluxo fica mais intenso. No fim do período menstrual, o sangue volta a ficar mais escuro, diminuindo a quantidade até chegar em um aspecto de borra de café. 

 

A mudança de cor do sangramento acontece porque quanto mais tempo o fluxo passa dentro do canal vaginal, mais ele vai tendo contato com o oxigênio e outras secreções vaginais. Como resultado, começa uma deterioração natural do sangue até ficar mais escuro. Como no final da menstruação o endométrio já está bem fino, a descamação acontece de forma muito mais lenta e em pouca quantidade. Por isso, costumamos dizer que a menstruação borra de café nada mais é do que resquício de menstruação. 

 

Além de início e fim do período menstrual, a médica também atribui ao uso de anticoncepcional como possível causa para a menstruação borra de café. “Isso pode ocorrer em usuárias de pílulas, por exemplo, onde há menor sangramento menstrual, e por isso, menor fluxo e mais tempo para exteriorizar, o que conferirá a tonalidade mais escura”, esclarece a médica. Por fim, o fluxo menstrual pode ficar mais escuro quando há troca de uma pílula anticoncepcional por outra ou na mudança de um método contraceptivo hormonal por outro. 

 

Menstruação borra de café por mais de três dias

 

A Dra Fernanda comenta que, embora a menstruação marrom tipo borra de café seja considerada normal, algumas situações precisam ser investigadas, principalmente quando ela dura mais de três dias. “Algumas infecções uterinas e vaginais, como Clamídia, por exemplo, podem se manifestar como sangramento escuro, durante todo o ciclo menstrual e não somente na menstruação”. 

 

Para a médica, o ideal é prestar atenção aos sinais que acompanham a mudança de coloração do sangramento e no aspecto do próprio fluxo, como presença de pus, mau cheiro ou sintomas como coceira, irritação e ardência na região íntima. “São sinais de alerta a menstruação de coloração acinzentada, esverdeada, com presença de pus, alaranjada”, afirma.

 

Menstruação borra de café com cólica 

 

Em algumas mulheres, a menstruação borra de café pode vir acompanhada de cólicas. Na maioria das vezes, ela é causada pelas contrações do útero para liberar o endométrio e não traz nenhuma gravidade à situação. A cólica é apenas uma forma do corpo agilizar o processo de expulsão do fluxo menstrual. 

 

Mesmo assim, não deixe de ficar atenta. Se a cólica e a menstruação marrom persistirem por muito tempo, pode ser um indicativo de problemas mais sérios, como endometriose. A endometriose é uma doença em que o tecido endometrial cresce além do útero, causando muita dor na região pélvica e fluxo intenso e escuro que pode acontecer inclusive fora do período menstrual. 


 

Menstruação borra de café: quando procurar um médico 

 

A menstruação marrom é normal, mas isso não quer dizer que você não deva consultar um ginecologista quando sentir que algo está diferente no seu organismo. O ciclo menstrual pode variar de um mês para outro, mas no geral ele costuma seguir padrões, como quantidade de dias, sintomas e intensidade do fluxo. Por isso, diante de qualquer alteração ou mudança repentina, não deixe de consultar um ginecologista para saber o que pode estar acontecendo com o seu corpo. Quando a menstruação marrom não está associada ao início e ao fim do período menstrual, pode ser consequência de alterações hormonais, infecção vaginal, DST, miomas e até alguma lesão no colo do útero. Nesses casos, a menstruação escura acaba vindo em maior quantidade e dura mais dias para acabar. O ideal é que o fluxo fique escuro por no máximo 3 dias até cessar completamente. 

 

Não deixe de prestar atenção ao seu ciclo menstrual e fique atenta a tudo que acontece de diferente no seu corpo. 


 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernanda Torras - Médica Ginecologista, Obstetra e Mastologista referência em saúde feminina
CRM: 130.332

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >