Menstruação atrasada? Saiba o dia ideal para fazer o teste de gravidez!
Menstruação atrasada? Saiba o dia ideal para fazer o teste de gravidez!
Veja também: Teste de gravidez de farmácia é confiável?
Para entender melhor como isso funciona, conversamos com a ginecologista e especialista em reprodução assistida Claudia Navarro. Veja a seguir.
O prazo mínimo para fazer o teste de gravidez é de 2 semanas, caso a relação aconteça durante a ovulação
Segundo a ginecologista, “se a mulher teve relação sexual desprotegida no dia exato da ovulação (que ocorre por volta de 14 dias antes do provável início da menstruação), ela pode contar cerca de duas semanas para fazer o teste de gravidez”. Esse é um prazo mínimo para que o exame seja capaz de detectar a alteração nos níveis do hormônio HCG, que só é produzido pelo organismo feminino durante a gestação.
Para entender o porquê desse prazo, vale relembrar como funciona a fertilização do óvulo. “O óvulo vai viver por cerca de 24 horas depois que sair do folículo ovariano [durante a ovulação] e é nesse período que ele deve ser fertilizado. Se a mulher teve uma relação sexual nesse período e o ele foi fecundado, o óvulo fertilizado vai se mover pelas trompas de Falópio em direção ao útero. Após 6 a 12 dias, ele irá se implantar. É nesse tempo que acontece o processo de multiplicação das células, dando origem ao embrião e ao trofoblasto, que posteriormente se transformará em placenta. Depois disso tudo, o exame já consegue detectar o HCG”, explica a médica.
É importante ressaltar que, diferente do óvulo, que sobrevive por apenas 24 horas após ser liberado pelo ovário, o espermatozóide do homem pode se manter viável dentro do sistema reprodutivo feminino por até 5 dias. Por esse motivo, o período fértil da mulher tem duração superior à ovulação: ele começa 5 dias antes do período ovulatório e se encerra 1 dia depois (totalizando 6 dias).
Como calcular a ovulação para saber quanto tempo esperar para fazer o exame de gravidez?
“De forma geral, as mulheres ovulam por volta de 14 dias antes do fim do ciclo menstrual, independentemente de quanto tempo ele dura (algumas mulheres têm, inclusive, ciclos longos de até 40 dias). Lembrando que o início do ciclo é marcado pelo primeiro dia da menstruação”, ensina a ginecologista.
É válido também observar os sinais que o corpo emite durante a ovulação e o período fértil. “A mulher sente sensibilidade nas mamas, desejo sexual mais acentuado e aumento de muco vaginal. Algumas relatam, inclusive, um pequeno desconforto no lado do ovário que ovulou [é a chamada cólica de ovulação]”, relata a ginecologista.
Quando é feito antes da hora, o teste de gravidez pode dar falso negativo
É fundamental ter paciência e esperar o momento certo para fazer o teste de gravidez. “Se ele for feito muito cedo, quando ainda não é possível detectar o HCG, ele pode dar negativo. Já o falso positivo não existe”, alerta a médica.
“Quando a mulher faz uma Inseminação Intra Uterina (IIU), por exemplo, nós também recomendamos a realização do teste após cerca de duas semanas do procedimento. Já na Fertilização in Vitro (FIV), como embrião é transferido em um estágio mais avançado, o resultado poderá se positivar mais cedo”, esclarece.
Quanto tempo de atraso é considerado gravidez?
Com um dia de atraso menstrual, a mulher já pode fazer o teste de gravidez. “Porém, apesar de termos o cálculo a partir do dia da relação sexual e da ovulação, se a mulher tiver algum problema que desregula o ciclo (como acontece com as portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo), ela vai ter certa dificuldade para calcular o dia da ovulação e, consequentemente, o dia que a menstruação viria”, orienta a doutora Claudia Navarro.
Nesses casos, o ideal é buscar uma avaliação médica individualizada para investigar o atraso menstrual e confirmar ou descartar as suspeitas de gravidez.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Cláudia Navarro - ginecologista, especialista em reprodução assistida e diretora clínica da Life Search.
CRM-MG: 21198



