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Menstruação atrasada pode ser culpa de noites mal dormidas. Entenda!

Menstruação atrasada pode ser culpa de noites mal dormidas. Entenda!

Menstruação atrasada é uma preocupação quase unânime entre as mulheres. Mesmo não sendo frequente, dormir pouco pode ser uma das causas de alterações no ciclo menstrual. Isso acontece porque a privação do sono gera um desequilíbrio hormonal levando a irregularidade menstrual, principalmente se estiver acompanhado de sintomas como estresse e ansiedade. Por isso, é importante manter uma rotina que permita seu organismo colocar as suas funções vitais em dia. Entenda melhor a relação entre sono e menstruação atrasada e saiba como resolver o problema das noites mal dormidas.

 

Dormir pouco gera alterações hormonais que podem ser a causa da menstruação atrasada

 

Dormir é uma das funções mais importantes do corpo humano e vai muito além de descansar e repor as energias. O sono é essencial para manter um bom funcionamento dos sistemas imunológico, endócrino e neurológico. Como o ciclo menstrual é todo influenciado pelas oscilações hormonais, qualquer alteração nesse padrão pode desregular o seu funcionamento. 

 

Outra relação entre atraso da menstruação e falta de sono é que pessoas que dormem pouco, têm baixa qualidade de sono ou que sofrem de insônia acabam ficando com altos níveis de cortisol e adrenalina. Por isso, quando temos noites de sono ruins, ficamos muito mais ansiosas e até mesmo irritadas. O estresse, por sua vez, acaba interferindo no eixo hipotálamo-hipófise-ovário, que regula todas as funções endócrinas e menstruais da mulher. Logo, a produção hormonal pode desregular e causar mudanças no ciclo. Isso explica porquê mulheres que têm uma rotina mais corrida e que acabam dormindo pouco são as que mais sofrem com a menstruação atrasada - tirando os casos que envolvam problemas de saúde ou ginecológicos. Já aquelas que viajam para países com fuso horário diferente também podem sofrer alterações no ciclo menstrual por causa das confusões do relógio biológico.  

 

Veja como melhorar a qualidade do sono 

 

A falta de sono tem vária hipóteses, mas no geral, está associada a uma rotina mais cansativa. A falta de disciplina e maus hábitos antes de deitar também são responsáveis pela qualidade do sono. O ideal é sempre ir para cama no mesmo horário e procurar dormir oito horas por noite. Outra mudança que pode te atrapalhar a pegar no sono é ir dormir com a cabeça muito ativa. Por isso prefira fazer atividades mais relaxantes e que não te façam quebrar muito a cabeça, como assistir uma série ou filme te fazem refletir bastante e dificultam o processo de desligar. Aparelhos eletrônicos, principalmente o celular, também não ajudam a dormir bem, seja por conta da luz do aparelho ou da sobrecarga de informação que consumimos sempre que vamos dar aquela conferida nas redes sociais. Por isso, desconecte dos eletrônicos pelo menos meia hora antes de deitar e diminua as luzes da casa. Você também pode criar o hábito de tomar chás com efeito calmante, como camomila, erva doce e capim-limão. Luzes apagadas, silencioso ou com sons agradáveis também são ótimos para criar um ambiente favorável ao sono. 

 

Se por um lado existem hábitos que ajudam a ter uma boa noite de sono, outros podem ser bem prejudiciais. Por isso, evite comidas pesadas, energéticos, doces e cafeína durante a noite,  pois o processo de digestão de noite é mais lento que durante o dia e esses alimentos acabam exigindo mais do corpo. Caso você exercite-se à noite, prefira atividades mais relaxantes como natação, yoga, pilates e alongamento. Exercícios mais agitados deixam a mente em estado de alerta e podem fazer com que a  gente demore mais a dormir. 

 

Se mesmo com as mudanças a insônia persistir, procure um profissional, para entender melhor o que está prejudicando o seu sono e quais as melhores recomendações e tratamento para solucionar o problema.

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