Menstruação atrasada nem sempre é gravidez: veja 8 possíveis causas para o atraso menstrual!
Menstruação atrasada nem sempre é gravidez: veja 8 possíveis causas para o atraso menstrual!
PRODUTO Relacionado

Menstruação atrasada x Amenorreia: entenda a diferença!
A amenorreia é um pouquinho mais complicada do que um simples atraso de menstruação. Existem dois tipos: a primária, quando a menarca (primeira menstruação) demora a chegar, e a secundária, quando a menstruação não vem por um período longo, que pode ser de três a seis meses. No momento, vamos falar da amenorreia secundária.
Os sintomas associados à condição incluem dores de cabeça, acne, falta de lubrificação vaginal, maior crescimento de pelos pelo corpo, cólicas periódicas sem sangramento, entre outros. A boa notícia é que o transtorno também pode ser assintomático. Ufa!
A amenorreia secundária pode ser causada por vários fatores, como você verá a seguir. É sempre bom esclarecer que não é preciso estar doente para sofrer com esse mal indesejado, ok? O importante é procurar um(a) ginecologista para investigar mais a fundo as possíveis causas e tratamentos para o problema.
Agora sim! Veja 8 causas do atraso menstrual que não são gravidez:
1) Estresse e ansiedade podem atrasar a menstruação
Não é à toa que o estresse é considerado o “mal do século”. Assim como a ansiedade excessiva, o problema pode ter uma grande influência sobre os seus hormônios. Caso você não saiba, a nossa produção hormonal é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro. Ou seja, o estado psicológico de uma mulher pode afetar e muito o seu ciclo menstrual!
Quer ver uma situação bastante comum? Quando uma mulher não quer engravidar e acaba passando por algum imprevisto, como a camisinha estourar ou esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, é bem provável que a sua menstruação atrase. Isso porque o nervosismo e o medo de engravidar são tão grandes que o ciclo acaba sendo desregulado. Para que a situação não vire uma bola de neve, o conselho é fazer logo um teste de farmácia para se livrar de uma vez por todas dessa dúvida cruel.
2) Uso incorreto ou interrupção do anticoncepcional
Quem faz uso da pílula anticoncepcional, normalmente tem o ciclo menstrual bem reguladinho. A parte ruim é que qualquer alteração nessa rotina, como tomar o comprimido em horários diferentes, é capaz de influenciar a ordem das coisas. Um bom exemplo é a interrupção do anticoncepcional, que pode atrasar bastante a menstruação. Nesses casos, o ciclo ovulatório leva de três a seis meses para se regularizar naturalmente, sem afetar a fertilidade da mulher.
3) Doenças e infecções também podem atrasar a menstruação
Não estranhe se a sua menstruação atrasar enquanto você estiver doente. Olha que nem precisa ser uma doença grave, viu? Problemas simples, como viroses, gripes e infecções, já são o suficiente para desregular o seu ciclo menstrual. Vale lembrar que alguns medicamentos também têm a capacidade de provocar esse efeito negativo no corpo das mulheres. Confira os principais:
• Antipsicóticos
• Corticoides;
• Antidepressivos;
• Quimioterapia;
• Imunossupressores;
• Anti-hipertensivos.
4) Mudanças bruscas no peso corporal: obesidade ou magreza excessiva
Ganhar ou perder muito peso em um curto espaço de tempo nunca é uma boa ideia. Entre os malefícios que isso pode provocar, podemos citar a desregulação do ciclo menstrual. Nossas células de gordura influenciam a produção de estrogênio (hormônio feminino responsável pela maturação dos óvulos), por isso o peso é um fator relevante para a menstruação.
Mulheres acima do peso, por exemplo, produzem muito estrogênio. Quando disponibilizado em excesso, esse hormônio é capaz de inibir a liberação dos óvulos e, assim, fazer com que a mulher não menstrue. Por outro lado, a falta de tecido adiposo também pode prejudicar o ciclo ovulatório. Distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, costumam reduzir a capacidade do corpo de produzir estrogênio e, assim como a obesidade, provocam o atraso da menstruação.
5) Exercícios físicos também causam o atraso menstrual? Em excesso, sim!
Calma! Antes de ligar para a academia e cancelar a sua matrícula, entenda que isso só acontece em casos de treino muito intenso. Mulheres que praticam exercícios em nível profissional, por exemplo, correm o risco de ter seu ciclo menstrual alterado. Portanto, triatletas, maratonistas, nadadoras, ginastas e outras atletas do tipo são ótimas candidatas para o problema. Isso acontece por causa do combo: gasto calórico elevado, baixa taxa de gordura corporal e estresse consequente dos treinamentos e competições.
6) Menstruação atrasada: investigue possíveis problemas na tireoide
Você já deve ter ouvido falar na tireoide, uma glândula responsável por produzir hormônios. Quando algo dá errado e a glândula passa a produzir menos ou mais hormônios do que deveria (hipo e hipertireoidismo, respectivamente), o ciclo menstrual também pode sofrer algumas alterações. Em casos mais graves, em que o problema não é controlado, esse transtorno é capaz de levar ao quadro da amenorreia.
7) Síndrome do Ovário Policístico
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) também pode provocar alterações hormonais. O distúrbio leva à formação de cistos nos ovários e aumenta a produção de androgênios (hormônios masculinos). Além disso, a SOP favorece o ganho excessivo de peso. Todos esses fatores têm como consequência a desregulação do ciclo menstrual.
8) Atraso menstrual: a idade pode influenciar!
A idade da mulher é um fator a ser levado em consideração. No caso de mulheres entre 45 e 55 anos, o atraso da menstruação pode significar a chegada da menopausa. Esse processo também pode acontecer antes dos 40, é a chamada menopausa precoce. Então, se você tem mais de 35 anos e desconfia que esse pode ser o seu caso, agende uma consulta ginecológica para confirmar a suspeita.
Meninas mais novas também podem se encaixar nesse perfil. Se a menarca (primeira menstruação) for algo recente, é normal e até esperado que o ciclo seja irregular nos dois primeiros anos. Isso porque o sistema reprodutor ainda está em fase de amadurecimento.
PRODUTOS Relacionado




