Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Atraso menstrual e corrimento marrom pode significar ausência de ovulação

Atraso menstrual e corrimento marrom pode significar ausência de ovulação

“Minha menstruação está atrasada e estou com corrimento marrom. E agora?”. Quem está passando por essa situação tende a se preocupar imediatamente. Mas fica calma! Fatores como estresse e ansiedade também podem interferir na produção hormonal e alterar ainda mais as datas do ciclo menstrual. Portanto, ter corrimento marrom e menstruação atrasada nem sempre é sinônimo de gravidez ou problemas de saúde. O ideal é aguardar alguns dias para ver o que acontece.

 

Em entrevista ao Só Delas, o ginecologista Alexandre Pupo tira dúvidas e explica melhor o que pode ser o atraso menstrual e corrimento marrom. Confira:

 

Atraso menstrual e corrimento marrom pode significar ausência de ovulação

 

Segundo o doutor Alexandre Pupo, uma possível justificativa para a menstruação atrasada e corrimento escuro é a anovulação. A ausência de ovulação pode acontecer em alguns meses sem estar associada a problemas de saúde. Isso pode gerar atraso menstrual e pequenos escapes.  

 

“Quando é assim, o ciclo menstrual para na 1ª fase [fase folicular], que é a fase da produção de estrogênio. Aí, o hiperestrogenismo pode fazer com que o endométrio [camada interna do útero que é expelida na menstruação] acabe se quebrando e gerando pequenos vazamentos de sangue. Esse sangue vai tendo contato com as bactérias da vagina, sofre degradação e fica com o aspecto amarronzado”, explica. 

 

Se os ciclos anovulatórios se tornarem recorrentes, o ideal é buscar uma avaliação médica para investigar o que está impedindo a ovulação de acontecer.

 

Corrimento marrom e menstruação atrasada pode ser gravidez

 

Sim, menstruação atrasada e corrimento marrom podem ser indícios de gravidez. O médico explica que, nesse caso, o corrimento marrom (parecido com uma menstruação marrom escuro e pouco fluxo) representaria o sangramento de nidação: “no processo de nidação, o embrião ‘corrói’ o endométrio (parede interna do útero) para se fixar e isso pode, eventualmente, provocar pequenos sangramentos que saem na forma de um corrimento amarronzado”. 

 

“Algumas mulheres confundem [esse corrimento marrom fora do período menstrual] com a menstruação propriamente dita e isso faz com que elas demorem mais para perceber que estão grávidas”, diz o ginecologista. Para diferenciar o sangramento de nidação e a menstruação, é importante observar as características do sangramento. O sangramento de nidação tem tonalidade amarronzada ou avermelhada e dura, no máximo, três dias, descendo sempre em pequena quantidade. 

 

“Ele vai acontecer, mais ou menos, entre 10 a 12 dias após a ovulação. Então, normalmente, é um pouco antes do que seria esperado a menstruação. A mulher pode achar que é um prenúncio de menstruação e ficar esperando o fluxo descer. Quando a menstruação não ocorre, ela começa a perceber os outros sintomas de gravidez, como inchaço, aumento da sensibilidade dos mamilos e das mamas, ganho de peso e sensação de corpo inchado”, aponta o médico. 

 

Para ter um controle melhor dessas datas, saiba que a ovulação sempre acontece 14 dias antes da chegada da próxima menstruação. Geralmente, esse período ocorre entre o 10º e o 16º dias do ciclo menstrual. 

 

Corrimento marrom escuro ou claro: tem alguma diferença? 

 

No geral, o que vai influenciar a cor do corrimento marrom é a quantidade de sangue misturada à secreção vaginal. “Quanto mais sangue, mais escuro o corrimento vai ficar”, ensina o ginecologista. 

 

Em situações específicas, a tonalidade do corrimento marrom no lugar da menstruação também pode dar algumas pistas sobre qual é a origem do problema. “Outra possibilidade é que o corrimento marrom claro não seja provocado por sangramento e, sim, por bactéria. Pode ser por conta de infecção vaginal [ou IST]. A gonorreia, por exemplo, dá um corrimento amarronzado acompanhado de forte dor pélvica e febre, na maioria das vezes”, diz o médico. 

 

Doenças e infecções no sistema reprodutor feminino não costumam ter relação com o atraso menstrual, mas podem acabar coincidindo com a menstruação atrasada ou com o corrimento marrom antes da menstruação. Sendo assim, ao notar a menstruação atrasada e corrimento marrom claro (tipo “caramelo”) em conjunto com outros sintomas, agende uma consulta com ginecologista. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês

CRM-SP: 84.414

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >