Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação atrasada e cólicas: devo me preocupar?

Menstruação atrasada e cólicas: devo me preocupar?

A combinação entre menstruação atrasada e cólica costuma deixar sempre as mulheres em alerta. Em algumas situações, o quadro nem sempre é motivo de preocupação. Atrasos menstruais com menos de 15 dias são normais e podem surgir esporadicamente em um ciclo ou outro. Já a cólica é um dos principais sinais de que o fluxo está prestes a descer, por isso, o incomodo pode ser apenas um indicativo de que a menstruação está chegando.

 

Quando o atraso persiste, vale a pena investigar o que está acontecendo. Para mulheres sexualmente ativas, pode ser um dos primeiros indicativos para gravidez, principalmente se houve relação sexual desprotegida recentemente. Além disso, existem outras causas que podem provocar o atraso menstrual acompanhado de cólica, como presença de miomas, pólipos e cistos ovarianos. Já quando a dor é de forte intensidade, quando passa a atrapalhar as atividades cotidianas da paciente, o problema está relacionado com patologias mais sérias, como a endometriose. 

 

Para entender melhor sobre o que pode causar atraso menstrual e cólica, o Só Delas conversou com a ginecologista Paula Bortolai Martins Araújo.

 

Menstruação atrasada e cólica pode ser sinal de gravidez 

 

De acordo com a Dra. Paula, a cólica é o resultado de contrações uterinas que ocorrem um pouco antes e durante o sangramento. Por isso, quando a menstruação ainda não desceu, mas a mulher sente o incômodo, normalmente, espera-se que o fluxo chegue em breve. Contudo, para mulheres com a vida sexual ativa, a combinação de menstruação atrasada e cólica também pode ter outro significado. “A primeira hipótese diante do atraso menstrual é a gestação, e deve ser confirmada com o exame de BHCG, que indica a quantidade de hormônio presente no sangue”, comenta. O hormônio no qual a médica se refere é altamente produzido no início da gestação, sendo o principal indicativo de que a mulher está grávida. 

 

A cólica gestacional é mais frequente nos três primeiros meses de gravidez, em especial durante as primeiras semanas. “A  própria implantação do embrião no endométrio (nidação) pode causar cólicas, e um pequeno sangramento vaginal. Além disso, o aumento do útero causa distensão e, com isso, cólica. Toda região pélvica fica muito mais irrigada (recebe mais sangue) e isso também causa cólica”, explica a ginecologista. 

 

Para saber a diferença entre a cólica menstrual e a gestacional, a Dra. Paula orienta ficar atenta a outros possíveis sinais. “A cólica da gestação pode ser exatamente a mesma da menstrual, mas vem acompanhada de outros sintomas, como atraso menstrual e, por vezes, náuseas, vômitos, sonolência etc”, cita.

 

 

Menstruação atrasada e cólica intensa revelam irregularidades no aparelho reprodutor

 

Quando não há risco de gravidez ou a suspeita já foi descartada, o atraso menstrual acompanhado de cólica passa a ser motivo de alerta. Segundo a Dra. Paula, as causas ginecológicas mais comuns para o quadro são: 

 

  • Endometriose: doença que leva ao crescimento do endométrio fora da cavidade uterina. Seus principais sintomas são forte dor pélvica e fluxo menstrual abundante. Entretanto, algumas pacientes também manifestam atraso menstrual ou até mesmo ausência de menstruação.
     

  • Miomas: Tumor benigno que se forma no músculo que reveste a parede interna do útero, chamado miométrio. A presença de miomas uterinos nem sempre costuma dar sintomas, mas em algumas mulheres, a condição pode provocar alterações menstruais, como atrasos e cólicas abdominais.
     

  • Pólipo endometrial: nódulo que se forma no endométrio devido ao acúmulo de células. São mais comuns em mulheres que estão na menopausa, mas também podem surgir em mulheres mais novas em idade fértil. Os pólipos podem causar irregularidade menstrual e cólica forte.
     

  • Cistos ovarianos: cistos são bolsas cheias de líquido que se formam ao redor dos ovários. A condição atrapalha o processo ovulatório e, por isso, costuma provocar irregularidade menstrual. Além disso, em alguns casos, os cistos também podem causar dor na região pélvica. 

  • Adenomiose: doença em que o tecido endometrial cresce no miométrio. O problema acaba causando intensos sangramentos, irregularidade menstrual e cólicas fortes. 

 

 

Menstruação atrasada e cólica: quando procurar ajuda

 

A Dra. Paula afirma que a mulher que sente cólica quando não há nenhum sinal da chegada da menstruação precisa procurar orientação médica. A médica diz que a situação não é normal e costuma estar associada com alguma irregularidade que precisa ser investigada. “Também devem ser pensadas causas não ginecológicas como cólicas intestinais, infecção urinária, cálculo renal, entre outras”. Sendo assim, independente da intensidade da cólica, não deixe de procurar um ginecologista e realizar todos os exames solicitados. Dessa forma é possível identificar a causa exata da condição e encontrar um tratamento adequado. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 127.101

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >