Menstruação atrasada 2 dias é normal? Saiba o que fazer
Menstruação atrasada 2 dias é normal? Saiba o que fazer
Após esse período, a demora passa a ser preocupante e o ideal é fazer um teste de gravidez ou buscar uma avaliação médica. Além da suspeita de gravidez, o atraso menstrual pode ter outras causas como a Síndrome dos Ovários Policísticos, distúrbios na tireoide e quadros de estresse excessivo. Saiba mais!
Menstruação atrasada 2 dias? Teste de gravidez pode ser feito no primeiro dia de atraso menstrual
Mesmo que a menstruação atrasada só seja considerada suspeita após 15 dias de demora, não é preciso esperar todo esse tempo para fazer um teste de gravidez. É possível descobrir uma gestação logo no primeiro dia de atraso, pois, se a mulher estiver grávida, os níveis de beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana) já são detectáveis no segundo dia após a nidação, momento em que o embrião é implantado na parede do útero. Como a nidação ocorre cerca de sete dias após a fecundação, há grandes chances de se ter um resultado positivo a partir da terceira semana do ciclo menstrual, antes mesmo do atraso da menstruação.
Por isso, a menstruação atrasada 2 dias pode ser considerada suspeita caso a mulher tenha tido relação sexual sem uso de camisinha ou outro tipo de método contraceptivo. Se o teste de farmácia apresentar resultado negativo e a dúvida persistir, o ideal é recorrer a um exame de sangue. Os níveis de beta-HCG são mais altos na corrente sanguínea do que na urina, o que torna seu resultado mais preciso.
Em situações em que não há risco de gravidez ou a suspeita foi descartada, o ideal é aguardar 15 dias para a menstruação descer. Se mesmo após esse tempo não chegar, a mulher deve procurar um(a) ginecologista para entender o que pode estar causando o atraso na menstruação.
Saiba o que pode causar o atraso da menstruação sem ser gravidez
-
Distúrbios hormonais
-
Estresse
-
Estresse ou ansiedade;
-
Consumo exagerado de cafeína e bebidas alcoólicas;
-
Endometriose;
-
Presença de miomas uterinos;
-
Proximidade com a chegada da menopausa;
-
Má alimentação ou distúrbios alimentares;
-
Excesso de atividade física;
-
Sobrepeso ou obesidade;
A menstruação atrasada pode ter origem de diversos fatores. Uma das causas mais comuns de atraso é a Síndrome do Ovário Policístico, um distúrbio hormonal que leva ao crescimento de vários cistos nos ovários, prejudicando a ovulação. Com o processo ovulatório comprometido, o ciclo menstrual se torna mais suscetível a irregularidades e a menstruação pode, inclusive, não descer em determinados meses, quadro conhecido como amenorreia.
Outro problema hormonal que também costuma levar ao atraso da menstruação são alterações na tireóide. A glândula é responsável por produzir hormônios que regulam funções específicas no organismo. Sendo assim, qualquer desequilíbrio que prejudique o funcionamento da tireóide pode afetar o ciclo menstrual. A situação mais frequente é o hipertireoidismo, condição em que a glândula produz hormônios em excesso, interferindo na secreção do estrogênio e da progesterona. Além da menstruação irregular, a mulher pode apresentar outros sintomas, como emagrecimento repentino, aumento da frequência cardíaca, palpitações, fraqueza e sensação de calor.
Consulte um ginecologista caso o atraso menstrual seja frequente
A menstruação atrasada 2 dias é normal e não chega a ser considerada preocupante. O organismo feminino passa por algumas variações ao longo dos meses que alteram a duração de um ciclo menstrual de tempos em tempos. Por isso, mesmo que a mulher tenha tenha uma menstruação regular, seu fluxo pode descer alguns dias antes ou depois da data estipulada sem que isso indique qualquer problema ginecológico.
No entanto, não deixe de ficar atenta a qualquer mudança no padrão de regularidade do seu ciclo. O atraso menstrual é sempre um sinal de alerta, principalmente quando ocorre com frequência.
PRODUTOS Relacionados



