Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação atrasada 10 dias: o que devo fazer?

Menstruação atrasada 10 dias: o que devo fazer?

A menstruação atrasada por mais de 10 dias pode ser motivo de preocupação para muitas mulheres. Geralmente, a primeira suspeita associada ao atraso menstrual prolongado é a de gravidez. Para confirmar ou descartar a gestação, recomenda-se fazer um teste de farmácia ou até mesmo um exame de sangue. É importante tirar essa dúvida o quanto antes para não correr o risco de atrasar ainda mais a menstruação devido à ansiedade e o nervosismo provocados pela possibilidade de uma gravidez. Também existem outras causas de atraso na menstruação, como alterações hormonais ou problemas mais sérios de saúde. Por isso, se o resultado do teste de gravidez for negativo, o ideal é procurar uma avaliação médica. Conversamos com a ginecologista Fernanda Mauro para entender melhor o que a menstruação atrasada pode significar. Confira!


Menstruação atrasada: quantos dias de atraso menstrual pode ser gravidez?

 

De fato, o atraso da menstruação é um dos principais indícios de gravidez. Segundo a doutora Fernanda, "o atraso menstrual pode significar gestação e o teste é recomendado". Se a mulher não utiliza nenhum tipo de método contraceptivo e teve alguma relação sexual desprotegida recentemente, as chances de estar grávida são maiores. Lembrando que o uso da camisinha é indispensável não apenas para evitar uma gravidez indesejada, como também para proteger contra DST's e infecções vaginais, como a candidíase, que pode ser transmitida sexualmente.

 

Dito isto, com quantos dias de atraso menstrual a gravidez deve ser considerada? Geralmente, 5 dias de menstruação atrasada já é o suficiente para fazer um teste de farmácia ou exame de sangue, especialmente se o ciclo menstrual costuma ser regular (de 21 a 35 dias). No caso do ciclo menstrual irregular, recomenda-se aguardar 5 dias após o atraso do maior ciclo observado pela mulher (que, geralmente, é superior a 35 dias).

 

Menstruação atrasada e teste negativo: o exame de gravidez de farmácia é confiável?

 

A taxa de eficácia do teste de gravidez de farmácia é de 95% a 99%. Sendo assim, o exame pode ser considerado confiável. Para garantir a eficácia do teste de farmácia, é primordial utilizá-lo corretamente e dentro do prazo indicado (a partir de 5 dias de menstruação atrasada). “O teste de farmácia detecta o hormônio produzido na gravidez - HCG. A partir de 4 semanas de gestação, o resultado já poderá ser positivo”, explica a profissional. Para quem não sabe, o HCG é um hormônio produzido exclusivamente na gravidez e tem entre suas funções o bloqueio da menstruação e de outros processos ovulatórios. O ideal é esperar, pelo menos, duas semanas após a relação sexual para que os níveis da substância na urina estejam altos o suficiente para sua identificação através do exame.

 

Se o teste de gravidez de farmácia der negativo e a suspeita de uma gestação permanecer, existe a opção de confirmar o resultado com um exame de sangue. “O exame de sangue consegue detectar o HCG mesmo quando ele está em dosagens bem baixas, ou seja, positiva antes do teste de farmácia” comenta. Porém, vale lembrar que para realizar esse tipo de teste é necessário ter em mãos a prescrição de um(a) profissional. Caso a gravidez realmente seja descartada, não hesite em procurar uma avaliação ginecológica para identificar o que pode estar causando o atraso na menstruação.

 

Menstruação atrasada nem sempre é gravidez! Existem outras causas para o atraso menstrual

 

Quando a menstruação atrasada por mais de 10 dias não é provocada pela gravidez, a mulher deve estar passando por algum tipo de problema. "Estresse, dietas rigorosas, exercícios físicos extenuantes e alterações hormonais podem gerar atraso menstrual", aponta a ginecologista. Além disso, outras causas também podem estar associadas ao atraso na menstruação, como: Síndrome dos Ovários Policísticos, interrupção abrupta ou má administração da pílula anticoncepcional, endometriose (crescimento indevido do tecido intrauterino fora do útero), problemas na tireoide, chegada da menopausa, entre outras. Por essa razão, a visita ao consultório ginecológico não deve ser subestimada. "Identificar o problema e regularizar [a causa do atraso menstrual] é fundamental para uma vida saudável", orienta a doutora Fernanda. Sendo assim, ao notar a menstruação atrasada, não hesite em procurar ajuda médica!


Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Fernanda Mauro - Ginecologista e Obstetra da Perinatal
CRM: 52-995185

 

Matéria atualizada em: 01 de abril de 2020

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Saúde da mulher
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
    A Síndrome do Ovário Policístico é uma disfunção hormonal que leva ao crescimento de...
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
  • SE CUIDA!
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
    A depilação íntima faz parte da vida de muitas mulheres. Para isso, é possível encontrar...
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
  • SE CUIDA!
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
    Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a diferença entre corrimento e secreção vaginal...
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
  • SE CUIDA!
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
    A tabelinha é um método contraceptivo natural baseado na análise do ciclo menstrual....
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
  • VER TODAS >