Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação adiantada: por que isso acontece?

Menstruação adiantada: por que isso acontece?

A menstruação adiantada não deve acontecer, mas caso ela aconteça, pode ficar sossegada, não significa nenhuma doença grave, afinal, o ciclo menstrual é uma caixinha de surpresa. Geralmente, ele dura em torno de 28 dias, mas diversos fatores podem causar alterações e, quando você menos espera, a sua menstruação pode chegar fora do tempo planejado. Isso costuma acontecer nos casos de mulheres que estão fazendo tratamento com algum medicamento que acaba estimulando a descida do fluxo menstrual mais cedo. Questões emocionais e hormonais também podem causar o adiantamento da menstruação, principalmente quando acabam influenciando a ovulação. Nós conversamos com a ginecologista Dra. Bárbara Muyarama para explicar as razões para a menstruação chegar adiantada.

 

Menstruação adiantada e ciclo menstrual: entenda a relação! 

 

O ciclo menstrual regular costuma durar cerca de 28 dias, com a possibilidade variar entre ciclos mais curtos ou mais longos. A Dra. Bárbara explica que tanto o atraso quanto o adiantamento da menstruação não chega a ser um grande problema, exceto quando a situação persiste por mais tempo ou de forma repentina. “Se o padrão da mulher é um ciclo mais curto, como 26 dias, 25 e sempre é assim, em princípio não há problema. O problema é quando não há padrão. Nesse caso, depois de 3 meses acontecendo isso já é importante avaliar”. 

 

Segundo a médica, diversos fatores podem resultar no adiantamento da menstruação, por isso, é muito importante que a mulher conheça o seu próprio ciclo e fique atenta a qualquer variação de um mês para outro. As alterações hormonais são os fatores mais comuns que causam alterações no ciclo menstrual e podem acontecer esporadicamente e não significa que há algo de errado. Por isso, na maioria das vezes, as meninas jovens são as que mais têm menstruação adiantada, pois o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, responsável pela produção dos hormônios sexuais, ainda está amadurecendo. Já nas mulheres que menstruam há mais de dois anos, as variações hormonais podem acontecer tanto espontaneamente como por influência de outros fatores. 

 

Menstruação adiantada pode ocorrer quando a ovulação é antecipada 

 

A ovulação é o momento mais importante do ciclo menstrual e por isso, qualquer alteração no processo ovulatório atinge também o período menstrual. Na maioria das vezes, a menstruação atrasada é atribuída a uma ovulação antecipada, ou seja, quando o óvulo é liberado antes do 14° dia, como previsto. Não existe um motivo certo, mas acredita-se que esse fenômeno aconteça quando os óvulos se desenvolvem mais rápido que de costume e se soltam assim que estão prontos. 

 

Menstruação adiantada pode ser causada por estresse intenso, ansiedade e traumas 

 

Além da ovulação, alterações emocionais como estresse a ansiedade também podem adiantar a menstruação. Não podemos esquecer que todo o funcionamento do nosso corpo gira em torno do nosso sistema nervoso central, ou seja, o ciclo menstrual é diretamente influenciado por qualquer mudança emocional da mulher. Situações como nervosismo e traumas pessoais podem tanto atrasar a menstruação como fazer com que ela aconteça mais cedo. 

A Dra Bárbara aproveita para listar outros fatores associados alterações no ciclo menstrual, como problemas da tireoide e alta produção de prolactina, hormônio que estimula a produção de leite materno e provoca falhas na menstruação. Por fim, a médica cita obesidade e baixo peso, principalmente nos casos de anorexia e bulimia como possíveis causas.  
 

Consulte um ginecologista para tirar suas dúvidas sobre menstruação  

 

No geral, menstruação adiantada não chega a ser um grande problema, exceto quando ocorre com muita frequência. Ao perceber qualquer irregularidade, o ideal é marcar uma consulta com o ginecologista para entender melhor as causas e o que pode ser feito para mudar a situação. Um dica, é sempre fazer o cálculo do seu ciclo menstrual. Além de ter o controle sobre o dia da chegada da menstruação, isso te ajuda a perceber se seu corpo segue um padrão e assim fica mais fácil notar qualquer adiantamento do período menstrual. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista 
CRM: 112527

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >