Menstruação adiantada: por que isso acontece?
Menstruação adiantada: por que isso acontece?
Menstruação adiantada e ciclo menstrual: entenda a relação!
O ciclo menstrual regular costuma durar cerca de 28 dias, com a possibilidade variar entre ciclos mais curtos ou mais longos. A Dra. Bárbara explica que tanto o atraso quanto o adiantamento da menstruação não chega a ser um grande problema, exceto quando a situação persiste por mais tempo ou de forma repentina. “Se o padrão da mulher é um ciclo mais curto, como 26 dias, 25 e sempre é assim, em princípio não há problema. O problema é quando não há padrão. Nesse caso, depois de 3 meses acontecendo isso já é importante avaliar”.
Segundo a médica, diversos fatores podem resultar no adiantamento da menstruação, por isso, é muito importante que a mulher conheça o seu próprio ciclo e fique atenta a qualquer variação de um mês para outro. As alterações hormonais são os fatores mais comuns que causam alterações no ciclo menstrual e podem acontecer esporadicamente e não significa que há algo de errado. Por isso, na maioria das vezes, as meninas jovens são as que mais têm menstruação adiantada, pois o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, responsável pela produção dos hormônios sexuais, ainda está amadurecendo. Já nas mulheres que menstruam há mais de dois anos, as variações hormonais podem acontecer tanto espontaneamente como por influência de outros fatores.
Menstruação adiantada pode ocorrer quando a ovulação é antecipada
A ovulação é o momento mais importante do ciclo menstrual e por isso, qualquer alteração no processo ovulatório atinge também o período menstrual. Na maioria das vezes, a menstruação atrasada é atribuída a uma ovulação antecipada, ou seja, quando o óvulo é liberado antes do 14° dia, como previsto. Não existe um motivo certo, mas acredita-se que esse fenômeno aconteça quando os óvulos se desenvolvem mais rápido que de costume e se soltam assim que estão prontos.
Menstruação adiantada pode ser causada por estresse intenso, ansiedade e traumas
Além da ovulação, alterações emocionais como estresse a ansiedade também podem adiantar a menstruação. Não podemos esquecer que todo o funcionamento do nosso corpo gira em torno do nosso sistema nervoso central, ou seja, o ciclo menstrual é diretamente influenciado por qualquer mudança emocional da mulher. Situações como nervosismo e traumas pessoais podem tanto atrasar a menstruação como fazer com que ela aconteça mais cedo.
A Dra Bárbara aproveita para listar outros fatores associados alterações no ciclo menstrual, como problemas da tireoide e alta produção de prolactina, hormônio que estimula a produção de leite materno e provoca falhas na menstruação. Por fim, a médica cita obesidade e baixo peso, principalmente nos casos de anorexia e bulimia como possíveis causas.
Consulte um ginecologista para tirar suas dúvidas sobre menstruação
No geral, menstruação adiantada não chega a ser um grande problema, exceto quando ocorre com muita frequência. Ao perceber qualquer irregularidade, o ideal é marcar uma consulta com o ginecologista para entender melhor as causas e o que pode ser feito para mudar a situação. Um dica, é sempre fazer o cálculo do seu ciclo menstrual. Além de ter o controle sobre o dia da chegada da menstruação, isso te ajuda a perceber se seu corpo segue um padrão e assim fica mais fácil notar qualquer adiantamento do período menstrual.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista
CRM: 112527



