Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menstruação adiantada e fraca: o que pode ser?

Menstruação adiantada e fraca: o que pode ser?

A menstruação adiantada e fraca nem sempre é um problema. O episódio pode ser causado por vários motivos, desde alterações hormonais e variações no ciclo menstrual até fatores externos, como estresse e problemas emocionais. Além disso, embora seja menos comum, a menstruação adiantada pode ser gravidez. Nestas circunstâncias, o que é interpretado como pouco fluxo menstrual pode representar, na verdade, o sangramento de nidação, que acontece, às vezes, quando o embrião é fecundado na parede do útero.

 

Veja também: Menstruação rosada e pouca é normal? 

 

Para entender melhor o que pode ser a menstruação adiantada e fraca, veja a seguir. 

 

Menstruação adiantada e com pouco fluxo pode ser gravidez

 

Minha menstruação veio pouca e antes do esperado: posso estar grávida? Sim, pode. A menstruação adiantada em si não é considerada um forte indício de gravidez, pois na maioria das vezes está associada a questões hormonais. No entanto, a menstruação adiantada e pouca (ou seja, com fluxo bem menor do que o habitual) deve gerar um alerta maior.

 

O episódio pode se tratar do sangramento de nidação, que pode ocorrer quando o embrião se implanta no endométrio (tecido que reveste as paredes intrauterinas). Vale ressaltar que a nidação pode levar entre 5 a 12 dias após a fecundação para acontecer e não ocorre necessariamente com todas as mulheres. 

 

As principais diferenças entre o sangramento de nidação e a menstruação são: 

 

  • Fluxo mais leve;

  • Curta duração (de 1 a 3 dias);

  • Tonalidade diferenciada (a nidação pode se parecer com uma menstruação pouca e clara ou uma menstruação marrom e pouca);

  • Momento do mês em que acontece (geralmente, a nidação ocorre fora do período previsto para a chegada da menstruação);

 

De todo modo, é aconselhável fazer um exame de sangue ou um teste de gravidez de farmácia para confirmar ou descartar as suspeitas de gestação. 

 

A menstruação adiantada e fraca também pode indicar que não houve ovulação naquele ciclo menstrual ou que o endométrio (camada intrauterina que é expelida em forma de menstruação) se desenvolveu menos por algum motivo. Sem contar as chances de o sangramento ser apenas um escape menstrual ou representar o padrão menstrual normal da mulher. Dito isso, não deixe de fazer o teste de gravidez para evitar preocupações desnecessárias. 

 

Confira possíveis causas para a menstruação adiantada 

 

  1. Ciclo menstrual mais curto

 

O ciclo menstrual é dividido em três fases principais: fase folicular ou proliferativa (que é marcada pela menstruação e preparação do óvulo), ovulação (responsável por liberar o óvulo maduro pelo ovário até as tubas uterinas) e fase lútea (também conhecida como TPM). Quando uma dessas fases acontece mais rápido do que o habitual, o ciclo se torna mais curto e, consequentemente, a menstruação desce antes do esperado. 

 

A fase lútea (terceira e última etapa do ciclo) tende a ter duração fixa de, em média, 14 dias. Tendo isso em mente, geralmente, a variação ocorre na fase folicular (primeira etapa do ciclo). O óvulo que estava sendo preparado pode ficar “pronto” mais rapidamente e, por isso, a ovulação acaba acontecendo mais cedo naquele mês. 

 

  1. Alterações hormonais

 

Desequilíbrios na produção hormonal do organismo feminino também podem gerar a menstruação adiantada. Quando os níveis de progesterona estão baixos, por exemplo, o endométrio pode não ter estímulos suficientes para se sustentar e acaba descamando e sendo expelido em forma de menstruação mais cedo.

 

Outra consequência possível é o surgimento de escapes menstruais, que podem acontecer pelo mesmo motivo (baixa de progesterona ou até mesmo alta de estrogênio). Sendo assim, ao notar a menstruação adiantada, aguarde alguns dias para ver se o fluxo realmente vai descer ou se o sangramento representa apenas um escape menstrual. 

 

  1. Uso de anticoncepcional

 

A pílula anticoncepcional interrompe a produção hormonal natural da mulher e passa a controlá-la através de suas doses artificiais de hormônios. Por isso, o sangramento de adeptas à pílula anticoncepcional não é a menstruação propriamente dita e sim um resultado da ausência do anticoncepcional durante a pausa do medicamento. Sem os estímulos hormonais, o endométrio é descamado e a mulher sangra. 

 

Circunstâncias como a adaptação a um novo tipo de pílula ou falhas na administração do anticoncepcional podem fazer com que esse sangramento aconteça fora do intervalo previsto. Além disso, a pílula é conhecida por diminuir o fluxo menstrual da mulher. 

 

  1. Estresse e problemas emocionais

 

Estresse, ansiedade e problemas emocionais interferem no funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, que é o responsável pela regulação hormonal do organismo feminino. Por isso, quaisquer episódios do tipo podem causar alterações hormonais e influenciar o ciclo menstrual, fazendo com que a menstruação chegue mais cedo. 

 

  1. Anovulação

 

A anovulação (ausência de ovulação) produz um baixo crescimento do endométrio e, por consequência, dá origem à menstruação mais fraca (que pode ser adiantada ou até atrasada). Isso pode acontecer em alguns ciclos sem que haja necessariamente algum problema de saúde. 


Muitas vezes, o quadro está associado a eventuais alterações hormonais que são normalizadas naturalmente com o tempo. No entanto, questões como a Síndrome dos Ovários Policísticos e distúrbios na tireoide também podem estar por trás da falta de ovulação. Portanto, caso a condição persista, recomenda-se buscar uma avaliação médica.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >