Menstruação adiantada e fraca: o que pode ser?
Menstruação adiantada e fraca: o que pode ser?
Veja também: Menstruação rosada e pouca é normal?
Para entender melhor o que pode ser a menstruação adiantada e fraca, veja a seguir.
Menstruação adiantada e com pouco fluxo pode ser gravidez
Minha menstruação veio pouca e antes do esperado: posso estar grávida? Sim, pode. A menstruação adiantada em si não é considerada um forte indício de gravidez, pois na maioria das vezes está associada a questões hormonais. No entanto, a menstruação adiantada e pouca (ou seja, com fluxo bem menor do que o habitual) deve gerar um alerta maior.
O episódio pode se tratar do sangramento de nidação, que pode ocorrer quando o embrião se implanta no endométrio (tecido que reveste as paredes intrauterinas). Vale ressaltar que a nidação pode levar entre 5 a 12 dias após a fecundação para acontecer e não ocorre necessariamente com todas as mulheres.
As principais diferenças entre o sangramento de nidação e a menstruação são:
-
Fluxo mais leve;
-
Curta duração (de 1 a 3 dias);
-
Tonalidade diferenciada (a nidação pode se parecer com uma menstruação pouca e clara ou uma menstruação marrom e pouca);
-
Momento do mês em que acontece (geralmente, a nidação ocorre fora do período previsto para a chegada da menstruação);
De todo modo, é aconselhável fazer um exame de sangue ou um teste de gravidez de farmácia para confirmar ou descartar as suspeitas de gestação.
A menstruação adiantada e fraca também pode indicar que não houve ovulação naquele ciclo menstrual ou que o endométrio (camada intrauterina que é expelida em forma de menstruação) se desenvolveu menos por algum motivo. Sem contar as chances de o sangramento ser apenas um escape menstrual ou representar o padrão menstrual normal da mulher. Dito isso, não deixe de fazer o teste de gravidez para evitar preocupações desnecessárias.
Confira possíveis causas para a menstruação adiantada
-
Ciclo menstrual mais curto
O ciclo menstrual é dividido em três fases principais: fase folicular ou proliferativa (que é marcada pela menstruação e preparação do óvulo), ovulação (responsável por liberar o óvulo maduro pelo ovário até as tubas uterinas) e fase lútea (também conhecida como TPM). Quando uma dessas fases acontece mais rápido do que o habitual, o ciclo se torna mais curto e, consequentemente, a menstruação desce antes do esperado.
A fase lútea (terceira e última etapa do ciclo) tende a ter duração fixa de, em média, 14 dias. Tendo isso em mente, geralmente, a variação ocorre na fase folicular (primeira etapa do ciclo). O óvulo que estava sendo preparado pode ficar “pronto” mais rapidamente e, por isso, a ovulação acaba acontecendo mais cedo naquele mês.
-
Alterações hormonais
Desequilíbrios na produção hormonal do organismo feminino também podem gerar a menstruação adiantada. Quando os níveis de progesterona estão baixos, por exemplo, o endométrio pode não ter estímulos suficientes para se sustentar e acaba descamando e sendo expelido em forma de menstruação mais cedo.
Outra consequência possível é o surgimento de escapes menstruais, que podem acontecer pelo mesmo motivo (baixa de progesterona ou até mesmo alta de estrogênio). Sendo assim, ao notar a menstruação adiantada, aguarde alguns dias para ver se o fluxo realmente vai descer ou se o sangramento representa apenas um escape menstrual.
-
Uso de anticoncepcional
A pílula anticoncepcional interrompe a produção hormonal natural da mulher e passa a controlá-la através de suas doses artificiais de hormônios. Por isso, o sangramento de adeptas à pílula anticoncepcional não é a menstruação propriamente dita e sim um resultado da ausência do anticoncepcional durante a pausa do medicamento. Sem os estímulos hormonais, o endométrio é descamado e a mulher sangra.
Circunstâncias como a adaptação a um novo tipo de pílula ou falhas na administração do anticoncepcional podem fazer com que esse sangramento aconteça fora do intervalo previsto. Além disso, a pílula é conhecida por diminuir o fluxo menstrual da mulher.
-
Estresse e problemas emocionais
Estresse, ansiedade e problemas emocionais interferem no funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, que é o responsável pela regulação hormonal do organismo feminino. Por isso, quaisquer episódios do tipo podem causar alterações hormonais e influenciar o ciclo menstrual, fazendo com que a menstruação chegue mais cedo.
-
Anovulação
A anovulação (ausência de ovulação) produz um baixo crescimento do endométrio e, por consequência, dá origem à menstruação mais fraca (que pode ser adiantada ou até atrasada). Isso pode acontecer em alguns ciclos sem que haja necessariamente algum problema de saúde.
Muitas vezes, o quadro está associado a eventuais alterações hormonais que são normalizadas naturalmente com o tempo. No entanto, questões como a Síndrome dos Ovários Policísticos e distúrbios na tireoide também podem estar por trás da falta de ovulação. Portanto, caso a condição persista, recomenda-se buscar uma avaliação médica.
PRODUTOS Relacionados



