Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Menarca: 4 provas de que a chegada da primeira menstruação não precisa ser um tabu

Menarca: 4 provas de que a chegada da primeira menstruação não precisa ser um tabu

Você sabe dizer o que é menarca? A menarca nada mais é do que a primeira menstruação da menina, que costuma ocorrer entre os 10 e os 16 anos de idade. Se você está perto de receber essa visita, é bem provável que já tenha notado alguns sinais da primeira menstruação, como crescimento das mamas, surgimento de pelos na região íntima e axilas, além do estirão do crescimento em alguns casos. Isso é absolutamente normal e significa que a sua puberdade está se aproximando do fim. Ou seja, não é preciso se preocupar e muito menos ficar envergonhada, ok?

 

Veja também: O que é menarca? 9 curiosidades respondidas por um ginecologista sobre a primeira menstruação

 

Para as meninas que ainda estão com medo do que a menarca pode trazer, o Só Delas reuniu 4 motivos para provar que a chegada da menarca não precisa - e nem deve -  ser tratada como um tabu. Muito pelo contrário! Confira:

 

  1. A menstruação é algo natural que acontece com todas as mulheres

 

Sempre que bater aquele medo da menarca, lembre-se que todas as mulheres mais maduras já passaram por isso. A primeira menstruação marca o início do primeiro ciclo menstrual, que é um processo muito importante que vai permear seu ciclo reprodutivo todos os meses. Por isso, não se preocupe! Quando chegar a sua hora, tente relaxar e curtir todas as novas emoções e alterações físicas que estão por vir. 

 

  1. Junto com a primeira menstruação, se inicia uma etapa da sua vida

 

A menarca é um verdadeiro divisor de águas na vida da menina, pois marca a transição entre a infância e a vida adulta da mulher no que diz respeito ao amadurecimento reprodutivo, ou seja, quando o corpo torna-se capaz de gerar outro ser a partir da relação sexual e da gravidez. 

 

Algumas manifestações do corpo passarão a ser ditadas pelas variações hormonais do ciclo menstrual, que é dividido em três fases principais: fase folicular (marcada pela menstruação e pela preparação do óvulo), ovulação (quando o óvulo maduro finalmente é liberado pelo ovário para ser fecundado) e fase lútea (mais conhecida como Tensão Pré-Menstrual). 

 

Após a primeira menstruação, o seu organismo vai se abrir para um mundo de novas possibilidades, incluindo a capacidade de engravidar. Também por isso, é essencial encarar a menarca com naturalidade e visitar um(a) ginecologista assim que o episódio acontecer. Na consulta, o(a) médico(a) poderá tirar as suas dúvidas e passar orientações sobre assuntos importantes, como sexualidade e métodos de contracepção.  

 

  1. O ciclo menstrual é um grande aliado na busca por autoconhecimento

 

Em cada uma das três fases do ciclo menstrual, é normal observar sensações e sintomas físicos diferenciados, o que se você souber diferenciar em cada fase do mês, vai trazer grande conhecimento sobre o seu corpo. 

 

Durante a ovulação (que sempre vem acompanhada do período fértil), por exemplo, as mulheres costumam se sentir mais dispostas e cheias de energia. Até a pele melhora! Já na fase lútea ou TPM, rola o oposto: a tendência é ter mudanças de humor repentinas, em alguns casos sentir cólica menstrual, se sentir um pouco inchada por conta da retenção de líquido, entre outros sintomas.

 

Ao conhecer e entender essas alterações, será bem mais fácil lidar com todas as mudanças ao longo do mês e, é claro, se programar em função disso. 

 

  1. Com o devido preparo, o período menstrual não precisa ser desagradável

 

Quando o assunto é menstruação, muitas meninas que ainda não menstruaram logo pensam em possíveis vazamentos do fluxo menstrual na calcinha. Se esse é o seu caso, fique tranquila: com os itens de higiene íntima adequados, imprevistos e vazamentos não serão um problema. 

 

O primeiro passo é ter sempre um absorvente na bolsa, principalmente se você já começou a sentir sintomas como cólica e indisposição. Além disso, é possível baixar um aplicativo de menstruação para registrar a data do seu último período menstrual e saber quando será o próximo. 


Quer uma dica de amiga? A linha SEMPRE LIVRE Adapt Plus tem absorventes externos para pessoas com fluxo leve a intenso. Com formato anatômico e seguro, o Adapt Plus é recomendado para fluxo leve a moderado. Já o Adapt Plus Noite e Dia proporciona noites mais tranquilas e dias mais seguros para quem tem fluxo muito intenso. Com o dobro de cápsulas de gel superabsorventes e agora ainda mais conforto por até 10 horas de proteção. Basta escolher o seu preferido e levar o período menstrual com tranquilidade!

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PRIMEIRA VEZ
    Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
    A primeira ida ao ginecologista gera um certo receio em muitas garotas, mas não há motiv..
  • PRIMEIRA VEZ
    1º dia de aula na faculdade: a blogueira Natalia Salvador contou como encarou o medo e deu dicas de como lidar com essa mudança
    Uma das maiores mudanças do início da nossa vida adulta é a entrada para a universidade..
  • PRIMEIRA VEZ
    5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
    A primeira menstruação acontece de forma inesperada, já que, na maioria das vezes a gen..
  • PRIMEIRA VEZ
    Intercâmbio: blogueira Paola Piola conta sobre a 1ª vez que lidou com a independência em outro país
    Fazer intercâmbio é o sonho de muitas adolescentes, principalmente depois dos 18 anos, q..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >